Governo pode cortar recursos do ‘Minha Casa, Minha Vida’

by Diário do Vale
Berzoini: ‘É preciso reposicionar as estratégias do governo para enfrentar a situação econômica’

Berzoini: ‘É preciso reposicionar as estratégias do governo para enfrentar a situação econômica’

Brasília – O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, disse nesta terça-feira que, diante da previsão de orçamento deficitária, os investimentos em áreas como saúde, educação e habitação em 2016 dependerão da arrecadação e podem sofrer impactos com a perda de receitas. Entre os programas atingidos, estão o Minha Casa, Minha Vida, que tem o lançamento da terceira fase marcado para esta semana.

– Na parte de investimento, será importante olharmos de acordo com a arrecadação e com o que está programado de investimentos. Os programas da área de investimentos físicos, que envolvem educação, saúde e habitação são programas que evidentemente não podem ser feitos sem o alinhamento total com a programação orçamentária – disse o ministro, após ressaltar que programas sociais como o Bolsa Família estão “absolutamente preservados”.

Berzoini deu entrevista depois da reunião de coordenação política, comandada pela presidente Dilma Rousseff. O lançamento da terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida está previsto para quinta-feira. Segundo Berzoini, não há expectativa de adiamento do anúncio.

– É um programa de grande impacto social e orçamentário e a Fase 3 certamente vai ser a continuidade, evidentemente ajustada à disponibilidade orçamentária. Não creio que haja nenhum adiamento, mas há simplesmente essa fase final de alinhamento do programa com o orçamento da União – disse.

O ministro defendeu a estratégia do governo que enviou ao Congresso Nacional, na semana passada, a proposta orçamentária para 2016 com previsão de déficit de R$ 30,5 bilhões, mas disse que o Palácio do Planalto está buscando alternativas para reverter a previsão deficitária.

– É preciso reposicionar todas as estratégias do governo para enfrentar essa situação econômica relevante – afirmou.

Segundo Berzoini, o governo está aberto ao diálogo para chegar a alternativas para o déficit. “É posição do governo perseguir o superávit fiscal. Não vamos abrir mão de buscar alternativas, acreditamos que há alternativas de baixo impacto na inflação e na atividade produtiva e que é possível construir isso no diálogo”, destacou.

A discussão sobre a tramitação da proposta orçamentária para 2016 no Congresso foi o principal tema da reunião de hoje entre Dilma, dez ministros e líderes do governo na Câmara dos Deputados, no Senado e no Congresso Nacional. Além de negociar alternativas para reverter a previsão de déficit, Berzoini disse que o governo está preocupado em evitar a aprovação de propostas que aumentem despesas da União.

Também participaram da reunião de coordenação política os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha; da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva; de Minas e Energia, Eduardo Braga; das Cidades, Gilberto Kassab; da Defesa, Jaques Wagner; da Justiça, José Eduardo Cardozo; e do Planejamento, Nelson Barbosa; além dos líderes do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE); no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS); e no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE).
O vice-presidente Michel Temer, que sempre participa das reuniões de coordenação política, não veio ao Palácio do Planalto nesta manhã justificando problemas pessoais.

You may also like

10 comments

Cantinflas 12 de setembro de 2015, 10:18h - 10:18

Bem feito para VOCÊ que apertou o 13 nas eleições. Bem feito !!!! Incautos !!!

Raphael 10 de setembro de 2015, 08:19h - 08:19

Engraçado, essas coisas não iam acontecer só se o AÉCIO ganhasse?
Melhor devolver o Brasil para os índios e pedir desculpa …

ÊTA POVINHO 10 de setembro de 2015, 11:44h - 11:44

O erro foi ela meter o nariz no Banco Central e abaixar a SELIC em meados de 2012 em plena crise financeira mundial num momento que devia ELEVAR ÀS NUVENS OS JUROS para não endividar o POVINHO, incluindo empresários que não desviam a vista do umbigo para o horizonte.

Eles não viram o mundo lá fora pegando fogo? Por que motivar o endividamento do nosso povo com juros baixos?

Cantinflas 12 de setembro de 2015, 10:21h - 10:21

O ERRO foi esta corja ter “comandado” a nação por mais de 13 anos. Além de larápios, são completamente incompetentes e despreparados ! Fora PT !!!

ÊTA POVINHO 10 de setembro de 2015, 00:37h - 00:37

Depois de perdermos o Grau de Investimentos eu não dou mais alguns meses para o poder econômico tirar ela.

ÊTA POVINHO 10 de setembro de 2015, 00:35h - 00:35

Ela vai cortar ou vai parar de vez? A notícia da mentirosa não é tão ruim assim, pois é de antes do Brasil perder o Grau de Investimento. O dólar vai às nuvens. Como faremos?

Será que vamos igualar o Brasil a Venezuela?

Fora comunistas! Fora PT! Vão defender as suas bandeiras vermelhas em Cuba, Coreia do Norte, China e nos deixem em paz. Deixem o MEU BRasil em paz.

Manoel 9 de setembro de 2015, 23:04h - 23:04

Brasil , feche para balanço.

Rubro- Cesar 8 de setembro de 2015, 23:31h - 23:31

Povo abençoado é o Brasileiro ?
Não temos terremoto, vulcão, tornado etc.
Só temos a incompetência dos governantes da marolinha.

perito 8 de setembro de 2015, 20:14h - 20:14

O governo esta acabando com o povo brasileiro. Aumento de impostos, cortes na educação, saúde, segurança, aumento no desemprego, inflação alta etc. Só não corta a corrupção. Isso afeta todos sem distinção, seja classe baixa, média ou alta. E ainda existe ignorantes que vêm dizer que o povo que esta lutando contra isso tudo é “classe media” como se não afetasse a classe baixa, o pobre, o miserável rsrs. Se esta ruim para quem ainda consegue ” sobreviver” a essa incompetência adminstrativa, causada principalmente pelos desvios de dinheiro do bolso do trabalhador para o bolso de nossos políticos, imagina para o pobre!!!!!!!!!!!!

Cantinflas 12 de setembro de 2015, 10:23h - 10:23

verdade. Fora PT !

Comments are closed.

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996