Brasília – O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, disse nesta terça-feira que, diante da previsão de orçamento deficitária, os investimentos em áreas como saúde, educação e habitação em 2016 dependerão da arrecadação e podem sofrer impactos com a perda de receitas. Entre os programas atingidos, estão o Minha Casa, Minha Vida, que tem o lançamento da terceira fase marcado para esta semana.
– Na parte de investimento, será importante olharmos de acordo com a arrecadação e com o que está programado de investimentos. Os programas da área de investimentos físicos, que envolvem educação, saúde e habitação são programas que evidentemente não podem ser feitos sem o alinhamento total com a programação orçamentária – disse o ministro, após ressaltar que programas sociais como o Bolsa Família estão “absolutamente preservados”.
Berzoini deu entrevista depois da reunião de coordenação política, comandada pela presidente Dilma Rousseff. O lançamento da terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida está previsto para quinta-feira. Segundo Berzoini, não há expectativa de adiamento do anúncio.
– É um programa de grande impacto social e orçamentário e a Fase 3 certamente vai ser a continuidade, evidentemente ajustada à disponibilidade orçamentária. Não creio que haja nenhum adiamento, mas há simplesmente essa fase final de alinhamento do programa com o orçamento da União – disse.
O ministro defendeu a estratégia do governo que enviou ao Congresso Nacional, na semana passada, a proposta orçamentária para 2016 com previsão de déficit de R$ 30,5 bilhões, mas disse que o Palácio do Planalto está buscando alternativas para reverter a previsão deficitária.
– É preciso reposicionar todas as estratégias do governo para enfrentar essa situação econômica relevante – afirmou.
Segundo Berzoini, o governo está aberto ao diálogo para chegar a alternativas para o déficit. “É posição do governo perseguir o superávit fiscal. Não vamos abrir mão de buscar alternativas, acreditamos que há alternativas de baixo impacto na inflação e na atividade produtiva e que é possível construir isso no diálogo”, destacou.
A discussão sobre a tramitação da proposta orçamentária para 2016 no Congresso foi o principal tema da reunião de hoje entre Dilma, dez ministros e líderes do governo na Câmara dos Deputados, no Senado e no Congresso Nacional. Além de negociar alternativas para reverter a previsão de déficit, Berzoini disse que o governo está preocupado em evitar a aprovação de propostas que aumentem despesas da União.
Também participaram da reunião de coordenação política os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha; da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva; de Minas e Energia, Eduardo Braga; das Cidades, Gilberto Kassab; da Defesa, Jaques Wagner; da Justiça, José Eduardo Cardozo; e do Planejamento, Nelson Barbosa; além dos líderes do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE); no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS); e no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE).
O vice-presidente Michel Temer, que sempre participa das reuniões de coordenação política, não veio ao Palácio do Planalto nesta manhã justificando problemas pessoais.
10 comments
Bem feito para VOCÊ que apertou o 13 nas eleições. Bem feito !!!! Incautos !!!
Engraçado, essas coisas não iam acontecer só se o AÉCIO ganhasse?
Melhor devolver o Brasil para os índios e pedir desculpa …
O erro foi ela meter o nariz no Banco Central e abaixar a SELIC em meados de 2012 em plena crise financeira mundial num momento que devia ELEVAR ÀS NUVENS OS JUROS para não endividar o POVINHO, incluindo empresários que não desviam a vista do umbigo para o horizonte.
Eles não viram o mundo lá fora pegando fogo? Por que motivar o endividamento do nosso povo com juros baixos?
O ERRO foi esta corja ter “comandado” a nação por mais de 13 anos. Além de larápios, são completamente incompetentes e despreparados ! Fora PT !!!
Depois de perdermos o Grau de Investimentos eu não dou mais alguns meses para o poder econômico tirar ela.
Ela vai cortar ou vai parar de vez? A notícia da mentirosa não é tão ruim assim, pois é de antes do Brasil perder o Grau de Investimento. O dólar vai às nuvens. Como faremos?
Será que vamos igualar o Brasil a Venezuela?
Fora comunistas! Fora PT! Vão defender as suas bandeiras vermelhas em Cuba, Coreia do Norte, China e nos deixem em paz. Deixem o MEU BRasil em paz.
Brasil , feche para balanço.
Povo abençoado é o Brasileiro ?
Não temos terremoto, vulcão, tornado etc.
Só temos a incompetência dos governantes da marolinha.
O governo esta acabando com o povo brasileiro. Aumento de impostos, cortes na educação, saúde, segurança, aumento no desemprego, inflação alta etc. Só não corta a corrupção. Isso afeta todos sem distinção, seja classe baixa, média ou alta. E ainda existe ignorantes que vêm dizer que o povo que esta lutando contra isso tudo é “classe media” como se não afetasse a classe baixa, o pobre, o miserável rsrs. Se esta ruim para quem ainda consegue ” sobreviver” a essa incompetência adminstrativa, causada principalmente pelos desvios de dinheiro do bolso do trabalhador para o bolso de nossos políticos, imagina para o pobre!!!!!!!!!!!!
verdade. Fora PT !
Comments are closed.