Guarda Municipal de Quatis recebe abafadores manuais e bombas costais

Por Diário do Vale

Quatis – O grupamento ambiental da Guarda Municipal de Quatis recebeu quinze abafadores manuais e duas bombas costais, na última segunda-feira (15), para combate a incêndios na cidade. As doações foram realizadas pelo ICMBio(Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

Doações

Os abafadores manuais, que foram doados aos guardas ambientais, são ferramentas utilizadas em áreas de difícil acesso, como a zona rural, onde o número de queimadas é mais frequente durante o período da estiagem. O equipamento é um cabo de madeira que mede um 1,5 metros com borrachas resistente às chamas. O grupamento ambiental de Quatis tem 21 abafadores disponíveis para o combate de fogo nas matas.

Já as bombas costais são capazes de armazenar 20 livros de água, cada uma, para controlar as chamas dos incêndios, se preciso.

O prefeito Bruno de Souza agradeceu pela doação do ICMBio.

– Em nome do Município de Quatis, agradeço ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade pela doação dos abafadores manuais e das bombas costais ao grupamento ambiental da Guarda Municipal. Quero aqui destacar também o apoio dos produtores rurais da cidade ao trabalho da prefeitura nas ações de prevenção e combate às ocorrências de fogo na mata. A união de todos certamente é de importância primordial às ações da administração municipal pela preservação do meio ambiente em Quatis, dentro da nossa proposta de priorizar o desenvolvimento sustentável enquanto um projeto de governo – concluiu o prefeito.

Treinamento foi concluído na última sexta-feira (12)
(Foto: Prefeitura de Quatis)

Treinamento

Na última sexta-feira (12), os agentes do grupamento concluíram o treinamento com o tema “prevenção e o combate a incêndios florestais”, que foi ministrado por agentes do ICMBio, na área próxima aos antigos galpões da CBPO (Companhia Brasileira de Projetos e Obras).

Os agentes já passaram por cinco treinamentos, desde a nomeação dos primeiros guardas municipais para a formação do grupo ambiental, em dezembro do ano passado, visando a prevenção e combate às infrações contra o meio ambiente.  Os próximos treinamentos vão acontecer nos meses de agosto e setembro, com temas voltados para educação ambiental e patrimônio cultural e ambiental de Quatis.

Até o momento são nove guardas municipais atuando no grupamento ambiental, mas a intenção da Prefeitura Municipal é aumentar para 18.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996