Guia de leitura: As crises na economia e a teoria da rosquinha

by Diário do Vale

Rosquinha: Um plano para acabar com as crises

Crise na economia é uma frase que ouvimos o tempo todo. Enquanto escrevo esta resenha, o governo tenta convencer aos deputados lá em Brasília da necessidade da tal “reforma da previdência”, que seria a solução mágica para a crise econômica que atingiu o Brasil. Para a economista americana Kate Raworth o sistema econômico que rege nossas vidas está falido e os resultados são: Crise financeira permanente, desigualdade extrema na distribuição da riqueza, pressão implacável sobre o meio ambiente e miséria planetária.
No século passado os problemas da economia eram vistos como resultado da exploração do homem pelo sistema capitalista. A solução era o socialismo, onde a classe operária iria para o paraíso. Infelizmente o paraíso socialista faliu com o colapso da União Soviética, e até hoje os teóricos estão procurando uma nova alterativa.
Para Kate Raworth a solução é a economia da rosquinha, que ela delineia no livro “Economia Donut – Uma alternativa ao crescimento a qualquer custo” que está saindo pela editora Zahar. No sistema da rosquinha as necessidades de todos serão satisfeitas sem esgotar os recursos do planeta. Uma ideia interessante ante o crescimento contínuo da população humana no planeta Terra.
Antes de delinear seu pensamento heterodoxo a economista mostra os sete pontos críticos do sistema econômico atual. Como o mito do “homem econômico racional” e a obsessão pelo crescimento ilimitado a qualquer custo. Que esta acabando com as nossas florestas, poluindo o meio ambiente e levando a Terra no rumo de um colapso ambiental apocalíptico.
A economia da rosquinha é uma nova faceta da teoria do “desenvolvimento sustentável” e recebeu muitos elogios no exterior. Pode ser uma utopia, mas a humanidade ainda estaria morando em cavernas se não fossem as utopias e os sonhadores como Kate Raworth. Confiante no seu projeto a autora estabelece coordenadas para guiar as políticas governamentais, e estabelece novos padrões para definir o que é o sucesso econômico. A edição em papel custa 56 reais.

 

Por: Jorge Luiz Calife

You may also like

1 comment

Oswaldo 13 de maio de 2019, 08:42h - 08:42

“Infelizmente o paraíso socialista faliu com o colapso da União Soviética, e até hoje os teóricos estão procurando uma nova alterativa.”
O paraíso que matou mais que o nazismo.
Se o paraíso do autor é o socialismo, fica difícil imaginar como seria o inferno.

Até agora há pouco Piketty era o Keynes pós-moderno.
Agora é essa Kate Raworth, que quer virar o mundo do avesso com seu livrinho de menos de 400 páginas.

Daqui a pouco o autor vai nos brindar com uma defesa da Teoria Econômica Moderna.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996