>
sábado, 13 de agosto de 2022 - 14:48 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Guia de Leitura: O futuro segundo Walt Disney

Guia de Leitura: O futuro segundo Walt Disney

Matéria publicada em 2 de janeiro de 2019, 08:34 horas

 


Guia de Leitura O futuro segundo Walt Disney

Sonho: Monotrilhos e discos voadores

Walt Disney, o criador do Mickey e do Pato Donald, era fascinado pela tecnologia e pela exploração do espaço. Na década de 1950 ele produziu uma série de animações e filmes tentando imaginar como seria o mundo do século 21. Filmes como “O Homem e a Lua” e “Estradas Mágicas” onde a imaginação parecia não ter limites. Uma parte desse trabalho esquecido esta reunido no livro “Yesterday´s Tomorrows (Os amanhãs de ontem), do produtor Don Hahn.
Hahn é conhecido por ter produzido o desenho animado “A bela e a fera”, um dos maiores sucessos recentes da Disney. Neste livro ele resgata a memória e os sonhos futuristas do estúdio onde trabalha. Com ilustrações raras feitas pelos artistas da Disney na década de 1950, uma época otimista onde os Estados Unidos desfrutavam deu m período de paz depois de duas guerras sangrentas, a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coreia.
O Rock and Roll era a novidade do momento, o céu estava cheio de aeronaves supersônicas e discos voadores. Walt Disney acreditava que os discos voadores podiam ser naves de civilizações mais avançadas do que a nossa, e que no futuro a nossa própria tecnologia poderia produzir veículos semelhantes, movidos a energia eletromagnética. Como foi mostrado no documentário “Marte e além” de 1957.
Em relação aos transportes terrestres a imaginação do estúdio também voava alto. No documentário “Estradas mágicas” ele mostra um carro magnético que poderia andar nas paredes e no teto dos túneis. Bem semelhante aos projetos do Massachusetts Institute of Technology, que foram mostrados no filme “Minority Report” do cineasta Steven Spielberg.
As cidades do futuro teriam um sistema de cápsulas supersônicas deslizando por tubos a vácuo. Que anteciparam o projeto do Hyperloop sendo construído nos Estados Unidos pelo empresário Elon Musk.
“Yesterday´s Tomorrow” esta disponível nas livrarias virtuais que trabalham com livro importados e custa em torno de 23 dólares.

 

Por: Jorge Luiz Calife – [email protected]


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Boa indicação! Poderiam publicar um desses com as previsões de mestres como Arthur C. Clarke e Isaac Asimov, estes acertaram muitas previsões sobre o futuro.

Untitled Document