Guia de leitura: Stephen Hawking e suas histórias sobre o Tempo e o espaço

by Diário do Vale

Hawking: O universo do começo até hoje

Stephen Hawking morreu em março passado, mas deixou um último livro, ainda inédito no Brasil. “Brief answers to the big questions” (Pequenas respostas para grandes perguntas) aborda as pesquisas do autor sobre a origem do Universo, que marcaram seu primeiro sucesso literário “Uma breve história do tempo” publicado no Brasil no final da década de 1980. No livro, Hawking resume tudo o que aprendeu sobre o tempo e o espaço e justifica seu ateísmo. “Por séculos se acreditava que pessoas como eu, que sofrem de alguma deficiência, sofriam devido a alguma maldição divina. Eu prefiro pensar que tudo pode ser explicado de outro modo, através das leis da natureza.”
Enquanto não sai uma tradução em português, os leitores podem conferir as ideias de Hawking em outro livro, “Uma nova história do tempo” que está disponível no formato brochura e como livro de bolso. A primeira história do tempo, aquela de 1988, foi prejudicada pela inexperiência do autor em explicar teorias complexas da física e da astronomia. E pela péssima tradução que ganhou no Brasil, que deixou alguns parágrafos do livro quase incompreensíveis. Quem conhece um pouco de cosmologia entende os erros, mas o objetivo do livro é explicar a origem e a evolução do universo para quem não entende nada disso.
Com “Uma nova historia do tempo” Hawking procurou explicar melhor os temas do primeiro livro e foi ajudado por uma tradução um pouquinho melhor. Durante toda a sua vida Hawking buscou uma teoria unificada da física, que unisse a relatividade de Einstein, que explica como o universo funciona em grande escala e a mecânica quântica, que trabalha com o mundo submicroscópico das partículas atômicas.
Enquanto não alcançava essa grande unificação Hawking estudou os buracos negros, estrelas colapsadas de onde nada pode escapar. E analisou as origens do tempo e do espaço no Big Bang, a grande explosão que deu origem a tudo. “Uma nova história do tempo” resume tudo isso e serve de introdução para o melhor livro do Hawking, o fartamente ilustrado “O universo em uma casca de noz”.

Por: Jorge Calife

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996