Hemonúcleo de VR abre neste sábado para atrair doadores após queda de 60% do estoque

Por Diário do Vale

Volta Redonda- O Hemonúcleo abrirá neste sábado, dia 20, das 7h às 12h, para aumentar o número de doadores. O Banco de Sangue de Volta Redonda teve uma redução de 60% nos hemocomponentes, principalmente os grupos: O+, O- e A+. Nesta sexta, dia 19, os doadores do dia receberam um lanche especial em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue.

Nesse período do ano, as doações tendem a diminuir com a chegada do inverno e devido a pandemia do novo coronavírus a queda foi ainda maior. O sangue coletado no Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda atende o Hospital São João Batista, Hospital Municipal Munir Rafful (Retiro), Hospital do Idoso e Cais Aterrado, da Rede Municipal de Saúde.

Os pacientes do Programa Unacom, no Hinja, em Volta Redonda; além do Hospital Municipal de Pinheiral e da Agência Transfusional, que fica no Hospital Municipal Flávio Leal, em Piraí, também são atendidos pelo Banco de Sangue. A secretaria municipal de Saúde, Flávia Lipke, destaca a importância da doação de sangue e explicou que a coleta é rápida e um ato de solidariedade.

– É muito importante que a população conscientize que não existe um substituto para o sangue e que os nossos pacientes continuam necessitando das transfusões. Por isso, a necessidade que as pessoas compareçam ao banco de sangue de forma sistemática e regular para que sempre tenhamos em estoque todos os hemocomponentes prontos para uso – disse a secretária.

O intervalo mínimo entre doações é de dois meses para homens e três meses para mulheres. Os homens podem doar no máximo quatro vezes durante o ano e as mulheres três vezes nesse mesmo período. Já para pessoas com mais de 60 anos, o intervalo mínimo entre as doações é de seis meses.

O agendamento pode ser realizado através do telefone: (24) 3342-2994, de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas. O Banco de Sangue fica no Hospital São João Batista, Rua Nossa Senhora das Graças, número 235, bairro São Geraldo.

Dicas para doação de sangue 

Sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto – em caso de menor de idade é necessária autorização do responsável, que pode ser adquirida no próprio hemonúcleo e apresentar documento original da pessoa que assinou o documento; ter entre 16 e 69 anos com peso acima de 50 quilos.

No dia da doação é importante não estar em jejum; fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação; e evitar ingestão de alimentos gordurosos.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996