Volta Redonda – O Hemonúcleo de Volta Redonda, anexo ao Hospital São João Batista (HSJB), pede a ajuda da população para aumentar as doações de sangue. Segundo a unidade, há necessidade de todos os tipos sanguíneos, mas a demanda é maior para os grupos O Negativo e O Positivo. O objetivo é atender pacientes que necessitam de transfusão.
O Hemonúcleo abastece oito hospitais da região, incluindo os do município, para grandes emergências, cirurgias complexas eletivas e de urgência, além de pacientes internados.
Critérios para doação de sangue
As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, exceto feriados. Podem doar pessoas de 16 a 69 anos, sendo que menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis. Também é necessário estar em boas condições de saúde. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica.
O Hemonúcleo de Volta Redonda atende o HSJB, onde funciona, além de outras cinco unidades: o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro; o Hospital Dr. Nelson dos Santos Gonçalves (antigo Cais Aterrado); três hospitais privados na cidade; e ainda fornece hemocomponentes para unidades em Pinheiral e Piraí.

Foto: Divulgação