Historiador de BM lança livro sobre Vale do Paraíba fluminense antes do ciclo do café

Lançamento acontecerá no Palácio Barão de Guapy nesta terça-feira (3)

by alice couto

Foto: Divulgção

Barra Mansa – O historiador André Couto lança, na noite desta terça-feira (3), seu livro “O Vale do Paraíba Fluminense antes do auge cafeeiro”. O evento acontecerá no Palácio Barão de Guapy, às 19h. O autor estará presente para uma sessão de autógrafos e a venda dos exemplares será realizada. O lançamento é aberto ao público e aguarda os amantes de história do Sul Fluminense.
Publicado pela editora Autorale, “O Vale do Paraíba antes do auge cafeeiro” é fruto de uma pesquisa realizada ao longo dos anos. O livro traz luz a um período muito pouco conhecido na história do Vale Fluminense. Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO VALE, André Couto conta como surgiu o interesse em pesquisar o Vale do Paraíba no século XVIII.
“A pesquisa surgiu de um interesse que eu sempre tive, por ser daqui. O Vale do Paraíba Fluminense é uma região que eu focalizei na minha tese de doutorado, num período posterior, na transição do império para república”, contou o historiador, que destacou a importância do tema. “Quando se fala do Vale, se fala muito do café. O período cafeeiro é relativamente bem conhecido e pesquisado, mas sobre o período anterior praticamente não se fala. Há uma lacuna que o livro procura preencher”, destacou.
Sobre o livro:
Durante o período imperial, o café era o principal produto da economia brasileira e o Vale do Paraíba era a principal área cafeeira do país. Por conta disso, a história da região tem sido, inevitavelmente, muito associada ao cultivo do café, que se tornou dominante em seu território em 1830. Em “O Vale Paraíba Fluminense antes do auge cafeeiro”, porém, se ocupa de um período mais antigo da história do Vale, quando a região ainda era habitada por comunidades indígenas e a colonização luso-brasileira ali desenvolvida se limitava a algumas minúsculas povoações. O livro traz um enfoque em uma região ainda sendo desbravada, pouco conectada até com as áreas mais próximas, que abrigava apenas alguns pequenos povoados de vida material e social bastante rústica e pouco documentada.
Sobre o Autor:
André Couto é historiador, graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado em história pela mesma universidade e doutorado em História Política e Bens Culturais pelo CPDOC-FGV. É professor da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro e, há 24 anos, leciona no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Colaborou como pesquisador e redator no Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro (CPDOC) e no Dicionário dos Refugiados do Nazifascismo no Brasil (Casa Stefan Zweig, 2021).

Foto: Divulgação

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996