Histórias de inspiração e coragem no revezamento da tocha olímpica

by Diário do Vale

Angra dos Reis – A tocha olímpica chegará a Angra dos Reis no dia 27 de julho, após a passagem por Paraty. O símbolo das Olimpíadas pernoitará na cidade, após o revezamento que contará com 80 condutores, de acordo com a TurisAngra, órgão municipal responsável pelo evento na cidade. O trajeto e os nomes de todos os participantes poderão ser divulgados somente um mês antes da festividade, por medidas de segurança do Comitê Rio2016. No entanto, os condutores indicados através de seletivas dos patrocinadores oficiais dos jogos olímpicos, como o Bradesco, Nissan e Coca-Cola, já podem ser conhecidos. Entre as histórias, estão as do casal Jaqueline Marques Carneiro Fernandes e Carlos Eduardo Fernandes, classificadas como inspiradora e de coragem, respectivamente, pelo Bradesco.

A ‘mãe guerreira’ Jaqueline, de 41 anos, é auxiliar de farmácia e foi indicada a conduzir a tocha olímpica pelo marido devido à sua história de vida. Nascida e criada em Angra dos Reis, Jaqueline passou por uma infância e adolescência com dificuldades financeiras. Aos 17 anos, mudou-se para Volta Redonda, onde conheceu Eduardo, quando ele cursava Odontologia. Às vésperas da formatura dele, se casaram e mudaram para o Rio de Janeiro, onde ele serviu temporariamente ao exército e ela trabalhou em uma loja de finanças. Após sair do exército, em 1997, o casal sofreu um acidente grave na capital. Jaqueline fraturou os dois fêmures e ficou em coma por uma semana, devido a um traumatismo craniano. “Foi muita emoção quando eu a vi reaprendendo a andar pela primeira vez”, disse o marido.

Após o susto, o casal recomeçou a vida no interior da Bahia, onde tiveram dois filhos. Dez anos após o acidente, em 2007, Jaqueline e Eduardo descobriram que o filho mais velho, Guilherme, estava com câncer e após muita luta, ele faleceu, em 2009, mas mesmo após a perda, a ‘mãe guerreira’ ressalta que ainda sente a presença dele. Jaqueline acredita que a sua participação em um evento importante como esse é representativo para tantas outras mães que passam por dificuldades e têm histórias emocionantes como ela.

– Carregar essa tocha é um reconhecimento pela minha história e acredito que representa outras mulheres que têm histórias semelhantes. Acho que muitas pessoas vão se inspirar na minha história e vai ser uma emoção muito grande. Sou uma lutadora, mas sei que não sou a única. Fico muito lisonjeada de poder representar tantas mulheres – destacou.

Jaqueline disse que a princípio, quando soube da indicação para conduzir a tocha olímpica, ficou envergonhada, mas recebeu o incentivo do filho Vinícius, de 12 anos, que está até mais empolgado do que a mãe. “Fiquei com vergonha, mas logo veio aquela emoção. Meu filho ficou muito empolgado. Vai ser uma coisa histórica, uma honra”, disse.

A auxiliar de farmácia ainda não sabe o trajeto que percorrerá, mas quando assistiu à chegada da tocha olímpica no Brasil, já se imaginou carregando o símbolo. Devido à intensa rotina do trabalho em um hospital de Angra dos Reis e como mãe de dois filhos, Jaqueline não está conseguindo acompanhar a rota da chama olímpica, mas está ansiosa para a chegada em Angra dos Reis.

Fazer o bem, não importa o que aconteça

Carlos Eduardo Tavares Fernandes, de 45 anos, foi indicado pela ONG Turma do Bem para conduzir a tocha por sua história inspiradora. Dentista voluntário do Programa Dentista do Bem, Eduardo é coordenador de 14 outros dentistas que oferecem tratamento gratuito para jovens carentes entre 11 e 17 anos.

A indicação do dentista foi devida também à trajetória de superação, por conta do grave acidente e da perda do filho com câncer. Nascido em Recife, ele estudou no Rio de Janeiro e desde que se formou dentista se envolve em atividades a fim de ajudar o próximo. Mesmo com os acontecimentos trágicos, sempre viu nos desafios que surgiram uma inspiração para ajudar ainda mais.

Feliz pela oportunidade em participar de um momento ímpar para o município, Eduardo destacou a emoção de representar os 16 mil voluntários do Programa Dentista do Bem. “É realmente um momento histórico, para guardarmos para o resto de nossas vidas. Estou super ansioso. Até voltei para academia para perder uns quilinhos”, brincou. O dentista contou que tem um certo envolvimento com esporte, pratica canoagem (caiaque) e anda de bicicleta, mas ressaltou que é só por lazer. Para ele, a tocha olímpica representa superação, luz para a vida e união entre nações, um símbolo de solidariedade.

A TurisAngra ainda não pode divulgar detalhes sobre a passagem da chama olímpica pelo município, porém, com a confirmação da participação de Angra dos Reis no revezamento, o presidente do órgão responsável pelo evento, Klauber Valente, destacou o marco histórico.

– O revezamento da tocha olímpica representa a união dos povos. Angra dos Reis receberá a chama valorizando toda a sua cultura e mostrando todos os nossos atrativos para o mundo. Queremos fazer uma festa bonita e que mostre as nossas belezas e riqueza cultural para o mundo. Vamos aproveitar esse momento para divulgar a nossa cidade e promover Angra dos Reis para todos os turistas que estiverem no Rio de Janeiro para os jogos. Será um momento especial para a história de nossa cidade – disse.

Em família: Jaqueline e o marido Eduardo vão conduzir a tocha em Angra dos Reis (Reprodução Facebook)

Em família: Jaqueline e o marido Eduardo vão conduzir a tocha em Angra dos Reis (Reprodução Facebook)

Na Ilha Grande

A Ilha Grande é a próxima a receber o símbolo máximo dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no dia 28 de julho. De acordo com a programação oficial do Comitê Olímpico, a tocha seguirá ainda no dia 28 para Rio Claro, Resende, Barra Mansa e Volta Redonda. No dia 29, será a vez de Piraí, Barra do Piraí, Vassouras, Paraíba do Sul e Três Rios. Para garantir a segurança tanto dos participantes quanto do público, toda a rota contará com a Força Nacional, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Defesa Civil.

 

Lembrança: Jaqueline e Eduardo prestam homenagem aos filhos, entre eles Guilherme já falecido (Reprodução Facebook)

Lembrança: Jaqueline e Eduardo prestam homenagem aos filhos, entre eles Guilherme já falecido (Reprodução Facebook)

 

 

Por Libânia Nogueira

([email protected])

You may also like

6 comments

geninha 16 de maio de 2016, 12:20h - 12:20

A TOCHA NÊLES !!!!!!!!!!!!!

Bobinho 15 de maio de 2016, 16:34h - 16:34

Enquanto alguns nadam no dinheiro proveniente das obras superfaturadas o povo faz festa pra receber essa Bost@ de tocha. O rio faliu pra fazer essa ” festa ” com nosso dinheiro.

JRMA 15 de maio de 2016, 15:00h - 15:00

Ser pobre….eu sou…
mas nunca de espirito…

José Silva 15 de maio de 2016, 11:50h - 11:50

O povo humilde e trabalhador está se lixando pra essa porcaria de tocha….isso é coisa pra endinheirados….tomara que essa porcaria de olimpíadas seja um desastre…

PABLO 15 de maio de 2016, 08:12h - 08:12

Povinho brasileiro realmente idiota , deveriam entender que a vacina da HI NI deveria andar na mesma velocidade da tocha olímpica, tem que sofrer mesmo.

leonidas 15 de maio de 2016, 10:14h - 10:14

Que ódio e esse no seu coração Pablo…. lembre se que vc tbm faz parte do povo …. portanto……

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996