quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Homenagem à Nossa Senhora Aparecida é tradição em Barra Mansa

Homenagem à Nossa Senhora Aparecida é tradição em Barra Mansa

Matéria publicada em 12 de outubro de 2016, 21:00 horas

 


Procissões, caminhadas e missas fizeram parte do dia de devotos da padroeira do Brasil na região

Fiéis: Milhares acompanharam de perto a imagem de Nossa Senhora Aparecida até chegar ao Rio Paraíba do Sul, em Barra Mansa (Foto: Paulo Dimas)

Fiéis: Milhares acompanharam de perto a imagem de Nossa Senhora Aparecida até chegar ao Rio Paraíba do Sul, em Barra Mansa (Foto: Paulo Dimas)

Barra Mansa – Uma tradição em todo o dia 12 de outubro na cidade é a realização da procissão fluvial em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. A ação é realizada há 56 anos pela família Baião e conta com o apoio da Associação de Canoeiros de Barra Mansa. Como em todo ano, nesta quarta-feira (12) não foi diferente e milhares de fiéis se reuniram ao longo do dia para acompanhar as atividades em homenagem à padroeira do Brasil.

No início da tarde, um grupo de devotos saiu em caminhada com a imagem, do Centro, até a Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vila Maria, onde houve uma missa.

No início da tarde, o grupo de fiéis saiu em caminhada do Centro, em Barra Mansa (Foto: Arlindo Novais)

No início da tarde, o grupo de fiéis saiu em caminhada do Centro, em Barra Mansa (Foto: Arlindo Novais)

Em seguida, eles saíram em carreata até o bairro Vila Nova, onde ocorreu uma celebração na igreja na Santa Cruz. Depois seguiram até o bairro Roberto Silveira, de onde partiram para a tradicional procissão fluvial já no início da noite. No local, fiéis cantaram e oraram antes e depois da chegada da imagem da santa para a procissão fluvial. O clima era de muita emoção e muitos chegaram a chorar, agradecendo bênçãos conquistadas e outros pedindo. Entre os devotos estava a moradora Vilma Elisa. Ela contou que nos últimos dias esteve internada por mais de dois meses por um problema de saúde.
– Fiquei 76 dias internada por causa de uma pancreatite aguda. Eu dizia que ia me recuperar a tempo de estar aqui e no último dia 10, segunda-feira, recebi alta. Cheguei a fazer até uma cirurgia no Rio, mas eu nunca perdi a minha fé em Nossa Senhora Aparecida – disse Vilma, que cuida de uma capela construída pelo marido com uma imagem da santa em sua casa.

O operador de máquinas Cleison Landim saiu do trabalho e foi direto até o local da celebração para acompanhar a homenagem.

– Sai do trabalho, em Itatiaia, direto para cá. Eu sou católico, então sempre tive Nossa Senhora Aparecida como uma mãe e para mim é um prazer estar aqui – disse ele, apesar do cansaço.

O músico Julinho Marassi participou do evento, cantando e tocando músicas aos fiéis. Ele se disse muito feliz em poder contribuir com a festa.

– É muito bacana participar, ano passado me chamaram e esse também. Cheguei de viagem e vim direto para cá. E sempre me coloco à disposição. Hoje eu toquei “Nossa Senhora” e “Romaria” que são duas músicas que não podem faltar e emociona a gente mesmo – revelou Julinho.

Após descer pelas águas do Rio Paraíba do Sul, a imagem seguiu em procissão terrestre pelas principais ruas do Centro até chegar a Igreja Matriz de São Sebastião, onde houve uma missa. Em seguida a imagem saiu em procissão até chegar a casa da família Baião, também no Centro.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida seguiu em procissão fluvial pelas águas do Rio Paraíba do Sul (Foto: Paulo Dimas)

Imagem de Nossa Senhora Aparecida seguiu em procissão fluvial pelas águas do Rio Paraíba do Sul (Foto: Paulo Dimas)

Um dos organizadores da manifestação de fé, Rondinele Baião, disse que tudo começou com o avô dele e agora já está na terceira geração da família.

– Tudo começou com o meu avô, Joaquim Baião, com uma pequena homenagem à Nossa Senhora Aparecida em 1960. De lá pra cá passou para o meu pai e para os meus irmãos, e sempre procuramos fazer, já é uma tradição em Barra Mansa. As pessoas já estão acostumadas, esperam sempre pela procissão fluvial. Então é muito gratificante – declarou Rondinele.

Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba

O curioso é que a história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida começou justamente nas águas do Rio Paraíba do Sul em meados de 1717. Na época, uma imagem da santa apareceu para três pescadores que saíram à procura de peixes para oferecer ao Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, que iriam passar pela Vila de Guaratinguetá, seguindo para Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto – MG.
Segundo a igreja católica, os pescadores estavam tentando conseguir os peixes no rio, porém sem sucesso. Em certo momento quando lançaram a rede apanharam uma imagem sem cabeça, após lançar novamente a rede no rio pegaram a cabeça e uniram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, os peixes apareceram no rio em abundância.
A imagem da santa ficou com um dos pescadores que fez um oratório singelo para rezar com seus familiares e amigos e através desse oratório reuniu-se muitos devotos que fizeram pedidos a santa e foram prontamente atendidos. Sua fama espalhou-se rapidamente pelas regiões do Brasil. Em 1734, Nossa Senhora Aparecida ganhou uma capela no Morro dos Coqueiros, o números de fiéis foi só crescendo e em 1834 foi construída uma igreja maior, que ficou conhecida mais tarde por basílica velha.
Em 1929, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida como a padroeira do Brasil devido ao bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos. Em 11 de novembro de 1955, teve início a construção do Santuário de Aparecida, no estado de São Paulo. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o maior Santuário Mariano do mundo. A basílica tem capacidade para 35 mil pessoas na área interna e para até 300 mil na área externa. Atualmente o local recebe 12 mil visitantes por ano.

Foto: Paulo Dimas
Fiéis: Milhares acompanharam de perto a imagem de Nossa Senhora Aparecida até chegar ao Rio Paraíba do Sul, em Barra Mansa


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

36 comentários

  1. Avatar

    Daqui a pouco vou passar a receita do bolo cenoura com cobertura de chocolate. Aff
    Discussão por causa de Santo.Cada com as suas crenças.

  2. Avatar

    SOU CATÓLICA E AMO MEUS IRMÃOS EVANGÉLICOS. QUERO PAZ E AMOR

  3. Avatar

    Se a procissão fosse antes da eleição, ia ter briga de candidatos para carregar o andor.

  4. Avatar

    Católicos, procurem saber quem foi Lutero e verão o que foi e ainda é a Igreja Católica. Não sou crente, mas também não sou uma besta.

  5. Avatar

    Essa é a famosa briga do porco falando do toucinho. kkkkkkkkkkk Tanto protestantes quanto católicos, tudo massa de manobra.

  6. Avatar

    Quem mais levou dinheiro, foi o Vaticano, atacam as igrejas evangélicas, mas durante a inquisição, a igreja de Roma fez a festa.

    • Avatar

      E quem aqui atacou igreja evangélica rapaz ? Quem começou essa sandice foram os próprios, se o senhor é alfabetizado, vai ler nos comentários abaixo, os “donos da verdade e da razão”, criticando o catolicismo, islamismo e outras crenças q não sejam as suas. Converse c evangélicos centenários e não seja manipulado por essas “igrejas” de beira de estrada.

  7. Avatar

    O comentario mais sensato, e do x9 dois, pastor gosta de carro importado e os fieis, ainda batem palmas….

  8. Avatar

    Caros, falta de respeito, sou catolico e quando a materia e de outras religioes passo batido porque nao faz parte da minha doutrina e nao cabe a mim ficar julgando certo ou errado Deus e um so,quantas pessoas andam com a biblia e sabe tudo que e escrito ditam regras para os outros mas o seu dia-dia nao condiz com o que falam,esta pagina e para comentarios do bem nao para o rancor religioso.

  9. Avatar

    Explicando melhor: enquanto as várias igrejas cristãs vão discutindo qual é a mais correta, os muçulmanos vão tomando conta do mundo.

    • Avatar

      O senhor está enganado, o catolicismo, assim como os evangélicos centenários, não fazem “competição” p se vangloriar, pelo que eu vejo são essas “igrejas”, de beira de estrada, q pregam o ódio contra católico, umbandistas, espíritas, islâmicos e outras doutrinas q diferem das suas q ,muitas das vezes, são transmitidas p pessoas sem o mínimo conhecimento inclusive conhecimento da língua portuguesa………

  10. Avatar

    Quero saber quem adora Nossa Senhora? Pois nós católicos adoramos a um só Deus. Nossa Senhora nós veneramos, respeitamos e amamos. Se nós fazemos isso com a nossa mãe aqui na terra, porque devemos ignorar a mãe do Nosso Senhor e Salvador. Se nos 10 Mandamentos Deus nos pede: honrar pai e mãe é sinal que teremos que honrar a mãe Dele tbm. E quando Jesus nos diz: és aí a tua mãe. Cada um interpreta de um jeito e nós católicos interpretamos que Jesus, nosso único Salvador, oferecendo Maria como nossa mãe tbm, aquela que rogará por nós junto ao Pai… Vamos respeitar as escolhas dos outros e naquilo que acreditamos, isto tbm é ser cristão. Vamos colocar em prática aquilo que lemos e que acreditamos, sem julgamentos e o Respeito é um deles. Fiquem com Deus e que o amor reine sempre!

  11. Avatar

    Gostaria de saber quantas denominações de igrejas evangélicas existem? Se o caminho fosse único não existiria essa briga por fiéis que existe atualmente. O cara nunca estudou nada abre uma portinha coloca um nome qualquer e diz que ele é o caminho certo a ser seguido. E inacreditável uma pessoa assim ainda questionar a fe alheia. Viva nossa senhora Aparecida.

  12. Avatar
    SERVO DO DEUS ALTÍSSIMO

    AMADOS, NÃO IMPORTA SE HÁ PASTORES MERCENÁRIOS, SE HÁ PADRES PEDÓFILOS ETC…, IMPORTA QUE A BÍBLIA SAGRADA É A VERDADE E FORA DELA TUDO É ESPECULAÇÃO E HERESIA.
    LEIAM A BÍBLIA ANTES DE TECEREM COMENTÁRIOS VAGOS E SEM FUNDAMENTAÇÃO TEOLÓGICA.
    NÓS HOMENS SOMOS TODOS CORRUPTÍVEIS, SÓ A GRAÇA DO CORDEIRO NA NOSSA VIDA!

  13. Avatar
    SERVO DO DEUS ALTÍSSIMO

    AMADOS, LEIAM A BÍBLIA SAGRADA!
    NÃO TIRE CONCLUSÕES SOB TRADICIONALISMOS INFUNDADOS.
    A BÍBLIA É A PALAVRA DO CRIADOR E SOBERANA.
    Jeremias 10:14-16

    Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito.
    Vaidade são, obra de enganos: no tempo da sua visitação virão a perecer.
    Não é semelhante a estes aquele que é a porção de Jacó; porque ele é o que formou tudo, e Israel é a vara da sua herança: Senhor dos Exércitos é o seu nome.

    POR MUITOS ANOS FIQUEI ENGANADO TAMBÉM, ATÉ QUE DEPAREI COM A VERDADE. JOÃO 8:32
    A VERDADE É JESUS, O CRISTO DE NAZARÉ. JOÃO 14:6

  14. Avatar

    Dão explicações, mas não leem a Bíblia, é idolatria sim, se curvam para imagens de gesso,.

    • Avatar

      Já q o senhor não acredita em imagem, não pede ver televisão kkkkkkkk. Se falas tanto em Bíblia, deveria pelo menos respeitar a crença de cada um, essa sua atitude mostra a pequenice e a fragilidade das suas ideias.

    • Avatar

      Lopes,
      Declaração horrível, poderia ficar calado, ganharia mais.
      Não te conheço, nem quero, mas acho que voce não tem nem a 5ª série.
      Estudar que é bom ninguém quer, pelo menos iria aprender a respeitar a religião dos outros.
      Futebol, religião, politica, cada um tem sua preferência e temos que respeitar as vontades dos outros.
      Não precisa ler a Biblia para saber disso.
      Lamentável.

  15. Avatar

    tem igreja e… que so pensa no cascalho dos fieis pra encher bolso de p… que anda de carro zero, filho em escola particular enquanto o filho do fiel que da a contribuição anda de buzu e estuda na pior escola que ha…. acordem gente deixem de sustentar v…..vamos ser racionais e nao emocionais a este ponto

  16. Avatar

    EU RESPEITO MUITO A OPINIÃO DE TODOS MAS EU SIGO MEU CAMINHO,

  17. Avatar

    eu vivo com o que esta escrito na biblia e minha biblia diz em,

    EXODO CAPITULO 20

    ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
    2 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
    3 Não terás outros deuses diante de mim.
    4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
    5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

  18. Avatar

    Querendo ou não, gostando ou não, Nossa Senhora Aparecida representa Maria a mãe de Jesus ela não é mediadora entre os homens e Deus, ela é como nas bodas de caná intercessora pelas necessidades dos homens e exemplo de fé e humildade, ela é a escolhida, ao contrario dos protestantes arrogantes que se apegam a interpretações duvidosas para se basear, Maria não nos deixa duvidas. Viva Nossa Senhora Aparecida.

    • Avatar

      Sua senhora… Vc, se tiver pai, vc precisa de um favor, vc pede diretamente ao seu Pai ou pede alguém pra interceder por você? Pense um pouco.

  19. Avatar
    SERVO DO DEUS ALTÍSSIMO

    BÍBLIA CATÓLICA – LIVRO DE BARUC – CAPITULO 6

    3. Ireis ver em Babilônia deuses de prata, ouro e madeira, deuses que são carregados aos ombros e que, não obstante, inspiram temor aos pagãos.

    GENTE, PELO AMOR DE DEUS! LEIAM A BÍBLIA DE VOCÊS PELO MENOS!
    AS DESGRAÇAS NO MUNDO ESTÃO DIRETAMENTE LIGADAS A IDOLATRIA PRATICADA.
    PERDOA-LHES PAI, ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM!

  20. Avatar

    Parabens a familia Baião, por manter a tradicão a Nossa Senhora Aparecida que realiza muitas graças…
    .

  21. Avatar
    No amor de Deus que nos une

    Verdade Ricardo com todo o respeito a nosso irmão romano.

  22. Avatar

    A idolatria não agrada a Deus, só a um mediador entre o Senhor e o homem, Cristo, o ser perfeito, imutável, a salvação do homem.

    • Avatar

      Por isso que os cristãos estão perdendo espaço, estão preocupados em criticar uns aos outros. Se depender dessa frase “só a um…” descobrimos que não há nenhum mediador entre Deus e os seus fiéis. Deve ser por isso que tem evangélico adorando a bandeira de Israel, que representa a religião que ainda espera o messias, negando Jesus como tal.

    • Avatar

      …eita, quanta inveja hem kkkkk

    • Avatar

      Meu senhor, minha Igreja tem 2.000 anos e foi fundada em Pedro e não em alguém semi-alfabetizado que dormiu obreiro e acordou “pastor”…Com essa base, nada mais natural que a sua ignorância teológica, insinuando que nós Católicos achamos que Nossa Senhora é um tipo de “deusa”…que preguiça!

    • Avatar

      Que contrassenso, existem varias ovelhas idolatrando pastores, bispos votando até em quem eles mandam. As palavras destes é ordem no rebanho. JÁ observaram que só eles ganham o reino do céu.

    • Avatar

      Roberto: Perfeito tudo vaca de presépio……kkkkkkkkk

Untitled Document