Volta Redonda – Cinco unidades estaduais de saúde receberão o Selo de Segurança do Paciente da Epimed Solutions em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP). O prêmio, cujo resultado saiu esta semana, reconhece a excelência dos hospitais na promoção das boas práticas para gestão de incidentes relacionados à segurança do paciente.
Entre as unidades premiadas está o Hospital Regional do Médio Paraíba Zilda Arns, em Volta Redonda, que realizou no ano passado mais de 11 mil consultas médicas, quatro mil cirurgias eletivas, 48 mil exames de imagens e cinco mil internações. O número é cerca de 30% maior em relação ao ano anterior.
E essas boas práticas são testemunhadas pelos pacientes. A mãe do Bryan Jesus, de 11 anos, garante que está recebendo todos os cuidados necessários no Zilda Arns. “Viemos de Petrópolis, via helicóptero, tamanho a gravidade do quadro de saúde do meu filho. Mas hoje ele está bem. Fomos super bem acolhidos. Isso faz uma diferença enorme tanto para ele como para mim. Só tenho a agradecer por todo cuidado”, declara Bianca da Silva Alexandre.
A mãe do Rhuan de Souza Martins, de três anos, também fez questão de enaltecer a equipe multidisciplinar do hospital de Volta Redonda. “Fiquei apreensiva quando cheguei. Não conhecia o hospital, mas aos poucos fui sendo acolhida, abraçada pela equipe médica, de enfermagem, nutrição, fisioterapia etc. Serei eternamente grata pelo carinho de todos”, garante Silvia.
A unidade, que atende a toda rede de saúde do Estado através da Central Estadual de Regulação (CER), vem ajudando também a zerar a fila por um exame de colangiopancreatografia no Estado. O procedimento começou a ser realizado em fevereiro deste ano e, com a abertura das novas salas de centro cirúrgico e da contração de mais profissionais especializados, o número de exames mais que triplicou.
Além do Zilda Arns, foram reconhecidos também os Hospitais João Batista Cáffaro, em Itaboraí; e Roberto Chabo, em Araruama; o Instituto Estadual do Cérebro, no Rio; e a UPA do Colubandê, em São Gonçalo. As unidades são administradas pelo Ideas em parceria com o Governo do Estado. Todas as unidades contam com equipe de Qualidade e Humanização, que promove ações fundamentadas na empatia, promovendo uma sensação de acolhimento e bem-estar com ênfase no fornecimento de cuidados apropriados e qualidade de vida do paciente.
Hospital Regional de Volta Redonda recebe selo por boas práticas em Segurança do Paciente
Prêmio reconhece a excelência dos hospitais
previous post