Hospital São João Batista promove campanha para incentivar a doação de sangue

Doações vêm caindo muito nas últimas semanas, e os estoques estão ficando vazios

by adrielly ribeiro

Volta Redonda – Junho é conhecido como “Junho Vermelho” por conta do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no próximo dia 14. Durante todo o mês, o Hemonúcleo de Volta Redonda, que fica em anexo do Hospital São João Batista (HSJB), está promovendo uma campanha para incentivar a doação de sangue, aumentando o estoque do Banco de Sangue que atende, além dos hospitais de Volta Redonda, unidades de saúde das cidades de Piraí e Pinheiral.

O médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, responsável pelo Hemonúcleo de Volta Redonda, alertou que as doações vêm caindo muito nas últimas semanas, e os estoques estão ficando vazios.

“Que as pessoas possam aproveitar o ‘Junho Vermelho’, que é um mês de conscientização sobre a importância de ser um doador, para vir fazer a sua doação e ajudar a salvar vidas. Estamos precisando de todos os tipos sanguíneos, principalmente o O negativo. Lembrando sempre que com uma doação você pode salvar até quatro vidas”, disse Lula.

Requisitos para ser doador

O Hemonúcleo de Volta Redonda funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e pesar acima de 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); não estar em jejum e nem ter ingerido alimentos gordurosos e bebida alcoólica no dia anterior a doação.

No dia da doação, o voluntário deve apresentar na unidade um documento de identidade com foto. Para ser um doador é preciso ainda manter um estilo de vida saudável, não ter comportamento de risco e respeitar o intervalo mínimo entre as doações, que é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

You may also like

1 comment

Leitor 10 de junho de 2024, 07:10h - 07:10

Quem tem diabete tipo 2, estando com a glicose na faixa normal, pode doar sangue?

Reply

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996