Idoso é preso por possuir objetos com símbolos nazistas em operação da PF

Homem de 70 anos também estaria comercializando os artefatos pela internet

by arthur

Policiais federais apreenderam uma bandeira, revistas, breves e moedas com a cruz suástica. (Foto – Divulgação)

Rio – A Polícia Federal deflagrou a Operação Lembrança Ingrata, na manhã desta terça-feira (15), com o objetivo de apurar a prática do crime de apologia ao nazismo, por parte de um indivíduo que estaria comercializando pela internet objetos contendo símbolos nazistas. Os policiais federais da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DELECIBER) cumprem um mandado de busca e apreensão na residência do investigado, localizada no bairro de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. O mandado judicial foi expedido pela 8ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro.

A investigação foi iniciada após policiais federais receberem uma notícia-crime de uma organização não-governamental (ONG) acerca da existência de uma página na internet onde o investigado estaria comercializando emblemas, ornamentos, distintivos, bandeiras, revistas, uniformes e outros objetos contendo a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

A partir disso, a PF realizou uma meticulosa análise de dados digitais e outras diligências que resultaram na identificação do alvo da operação e na confirmação de que o homem de 70 anos seguia comercializando os produtos em apologia ao nazismo atualmente.

Durante o cumprimento do mandado, os policiais federais apreenderam – na residência do investigado – uma bandeira, revistas, breves e moedas com a cruz suástica, resultando na sua prisão em flagrante. Ele responderá pelo crime de apologia ao nazismo, que pode alcançar a pena de cinco anos de reclusão, além de multa.

Vale ressaltar que o repúdio a comportamentos de instigação ao nazismo também se faz presente no âmbito internacional. Em janeiro de 2022, a Assembleia-Geral da ONU aprovou uma resolução voltada a condenar o negacionismo e a distorção do Holocausto. No texto, a Assembleia expressa preocupação com a ascendência de tal comportamento proporcionada pelos novos meios de comunicação, como as redes sociais.

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996