>
quinta-feira, 7 de julho de 2022 - 04:13 h

TEMPO REAL

 

Capa / Saúde / Idosos acima dos 90 e trabalhadores dos serviços de saúde acima dos 60 anos são imunizados em Barra do Piraí

Idosos acima dos 90 e trabalhadores dos serviços de saúde acima dos 60 anos são imunizados em Barra do Piraí

Matéria publicada em 10 de fevereiro de 2021, 08:38 horas

 


Os idosos e trabalhadores da área devem apresentar documento de identidade, Cartão SUS e comprovante de residência

A vacinação teve início nesta quarta-feira, dia 10. Foto: Rovena Rosa.

Barra do Piraí- Os idosos acima dos 90 anos e trabalhadores dos serviços de saúde acima dos 60 anos já começaram a ser vacinados contra o Covid-19 em Barra do Piraí.

Segundo a Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Vigilância de Imunização da Secretaria de Saúde, a vacinação teve início nesta quarta-feira, dia 10, e para participar deste processo de imunização, os idosos e trabalhadores da área devem apresentar documento de identidade, Cartão SUS e comprovante de residência. Para este último, será exigido comprovante de vinculação ativa do profissional ou apresentação de declaração emitida pelo local onde trabalha.

Conforme Informe Técnico do Ministério da Saúde nº 01/2021, para Vacinação Nacional contra COVID-19, são trabalhadores dos serviços de saúde aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais, públicas e particulares. Podem ser vacinados, nesta leva, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

Além deles, os que possuem funções de auxiliares de serviços gerais, motorista de ambulância, educadores físicos – que trabalham com saúde pública -, recepcionistas e auxiliares de dentista também serão vacinados. Os demais profissionais serão contemplados conforme o recebimento de doses de vacina. Agentes funerários só depois que acabar a saúde particular.

Questionada por que os demais idosos ainda não foram vacinados e se já existe uma programação para este fim, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Irineia Santana, frisou que este setor, em Barra do Piraí, está primando pelos protocolos e que “não fará política em cima da vacinação”. Ponderou que é preciso ter cautela, principalmente por conta de as doses das vacinas estarem chegando em pequena quantidade aos municípios.

“Não podemos fazer ‘vale tudo’ em se tratando de poucas vacinas, e que requer de nós uma segunda dose. Agora, obtendo resposta positiva do Governo do Estado, vamos poder avançar, mesmo que de forma modesta, para os idosos e demais trabalhadores, ainda na área de saúde pública e particular. Temos que ter a ciência de que o vírus não acabou e que estamos em plena pandemia. Portanto, cautela e planejamento se fazem necessários neste momento”, disse Irineia.

Para se vacinar, os que estão nesta faixa devem se dirigir ao Posto de Saúde Albert Sabin, no bairro Nossa Senhora Santana, das 8 às 18 horas, entre os dias 10 e 12 de fevereiro. Haverá distribuição de 100 senhas por dia.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. EDMUR FERREIRA DA SILVA

    Sra. Secretaria de saúde, seria bom, como prevenção, equipes de saude e da GM darem uma passada sem compromisso pela Califórnia, onde, parece, não se ouviu falar de covid19. Praças, ruas e estabelecimentos comerciais lotados de gente sem máscara e sem noção.
    Mas como se adoecer aqui, vai para Volta Redonda…

Untitled Document