>
sábado, 28 de maio de 2022 - 01:16 h

TEMPO REAL

 

Capa / Esporte / Implantação de centro de reabilitação na Arena Esportiva avança em Volta Redonda

Implantação de centro de reabilitação na Arena Esportiva avança em Volta Redonda

Matéria publicada em 10 de dezembro de 2021, 10:17 horas

 


Licitação para obra que vai realocar o CER III acontecerá no próximo dia 20

Volta Redonda – Nos mesmos moldes do funcionamento do Estádio Raulino de Oliveira, que une a parte esportiva ao complexo de saúde, a Arena Esportiva Nicolau Yabrudi, localizada no bairro Voldac, em Volta Redonda, também passará por uma reforma que vai permitir a instalação do Centro Especializado de Reabilitação (CER III) e a implementação da oficina ortopédica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em um dos prédios do complexo esportivo – o outro edifício abriga a secretaria de Esporte e Lazer (Smel). A licitação da obra está marcada para o próximo dia 20 de dezembro e o investimento previsto é de R$ 5.830.072,03. A obra está prevista para durar aproximadamente 10 meses.

Além de Volta Redonda, o Centro Especializado de Reabilitação também atende pacientes com deficiências visual, física e intelectual de outros 12 municípios da região. Atualmente, os serviços do CER são oferecidos em um prédio do antigo Hospital Santa Margarida, além do Follow Up e o Polo de Ostomizados, que funcionam em locais separados. O objetivo é unir as atividades no prédio 1 da arena, que atualmente se encontra vazio.

“Essa união dos espaços é o que preconiza o Ministério da Saúde. Será um enorme ganho para as equipes que desenvolvem o trabalho, que terão um espaço maior e mais adequado, e para os pacientes atendidos, que terão os serviços de reabilitação em um só lugar e com mais recursos”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.

Funcionamento

Para abrigar o CER III, os espaços do prédio 1 da arena serão redivididos e construídos mais de 30 consultórios e salas, criadas novas instalações elétrica e hidráulica, além dos novos aparelhos de ar-condicionado que serão instalados.

São cerca de 2.100 m² e em cada andar vai funcionar em uma especialidade. O térreo vai abrigar o Polo de Ostomizados e os consultórios especializados (oftalmologia, neurologia, ortopedia, psiquiatria, pediatria, odontologia), além da oficina ortopédica.

O segundo andar contará com o atendimento do Follow Up – centro de referência para crianças com atraso no desenvolvimento motor e intelectual, com consultórios de pediatria, fonoaudiólogia, psicologia, assistência social, salas de fisioterapia, integração sensorial, terapia intensiva motora e tratamento intensivo cognitivo.

E o terceiro pavimento terá o atendimento para reabilitação física, intelectual e visual, contando com consultórios, salas de fisioterapia, integração sensorial, propriocepção, orientação visual de mobilidade, atividade de vida prática (AVP) – espaço que simula os ambientes de uma residência – e ginásio terapêutico.

“Hoje temos uma sala de integração sensorial, que é uma das mais importantes, e na arena serão cinco salas dessa. Teremos a sala de AVP, que contará com cama, geladeira, fogão. Existe um tipo de terapia em grupo, na qual o indivíduo entra pela manhã e só sai à tarde, passa o dia inteiro lá reabilitando. Numa dessas reabilitações, entra essa questão de ele levantar da cama, abrir uma geladeira, e essa sala agora na arena vai resolver pontos importantes”, explicou o coordenador do CER III, Vladimir Lopes de Souza.

Além do projeto arquitetônico da obra, foi feito outro dedicado exclusivamente às questões de acessibilidade e que prevê mapa tátil para deficiente visual, piso tátil, sinalização adequada, etc.

“Conseguimos criar o Estádio da Cidadania, com diversos serviços de saúde que tornaram Volta Redonda referência, e agora vamos levar essa proposta para a Arena Esportiva. É importante aproveitar melhor aquele espaço, oferecer um atendimento melhor à nossa população. Vamos voltar a ser referência na saúde, assim como em outras áreas”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Nas gestões de outros prefeitos, tal obra seria um sonho impossível. Parabéns ao prefeito Neto e toda sua equipe.

Untitled Document
close