>
domingo, 7 de agosto de 2022 - 15:22 h

TEMPO REAL

 

Capa / Internacional / Imprensa nos EUA repercute decisão do STF sobre habeas corpus de Lula

Imprensa nos EUA repercute decisão do STF sobre habeas corpus de Lula

Matéria publicada em 5 de abril de 2018, 10:08 horas

 


Imprensa internacional destaca julgamento sobre habeas corpus de Lula (crédito AB)

Imprensa internacional destaca julgamento sobre habeas corpus de Lula (crédito AB)

Atlanta – Os principais jornais e emissoras de televisão dos Estados Unidos repercutiram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou o pedido de habeas corpus do ex-presidente Lula. O New York Times trouxe a manchete “Lula, ex-presidente do Brasil, pode ser preso, define Tribunal”. A reportagem disse que coube ao Supremo responder uma pergunta crucial, “em que ponto no processo de apelação o réu pode ser preso?”.

Já o Washington Post destacou: “Supremo do Brasil decide que Lula deve ser condenado à prisão antes de continuar apelando”. A reportagem retratou a pressão contra e a favor o habeas corpus de Lula, nas dez horas de julgamento, e destacou o voto de Carmem Lucia: “”A falta de culpabilidade penal tornaria impossível para o Estado responsabilizar as pessoas, e isso pode levar à impunidade”.

O The Wall Street Journal traz a seguinte manchete: “Suprema Corte do Brasil rejeita pedido do ex-presidente Lula para evitar a prisão”. O jornal contextualiza e diz que o “caso dividiu o país e colocou a prova, três décadas de democracia”.

O jornal impresso e portal de notícias USA Today publicou: “Ex-presidente Lula pode ser preso por condenação por corrupção. O USA Today afirmou que a decisão apertada do STF representa um “duro golpe ao candidato à presidência do maior colégio eleitoral da América Latina”.

A NBC News, uma das principais emissoras de TV aberta do país, também repercutiu a divisão da sociedade brasileira sobre o caso e disse: “O principal tribunal do Brasil decide que o ex-presidente Lula pode ser preso por corrupção”.

A emissora disse que o país continua “profundamente dividido”, depois do impeachment de Dilma Rousseff, em meio ao que chamou de “recessão paralisante” e um grande escândalo de corrupção.

A capa do site da Rede CNN destacou: “Ex-presidente Lula da Silva perde luta para adiar prisão”.  A matéria publicada relembrou a trajetória de Lula como presidente, assim como recordou a operação Lava Jato.  A CNN também fez uma retrospectiva do caso perante os tribunais, com as apelações da defesa de Lula.

A Rede Fox News – emissora reconhecidamente republicana, e principal concorrente da CNN – disse: “O maior Tribunal do Brasil decide contra Lula, a favor da prisão” do ex-presidente. A Fox afirmou que o Supremo rejeitou a tentativa de Lula, de ficar fora da cadeia, enquanto apela contra uma condenação de apelação. A emissora também contextualizou a polarização da opinião pública brasileira sobre o julgamento e o caso de Lula.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

7 comentários

  1. Tinha que botar no pau de arara antes ir pra cela.

  2. A vida como ela é

    Se for preso, Lula tem direito a uma cela especial, mesmo sem ter diploma
    Ex-presidente não fez faculdade, mas recebeu diversos títulos de doutor honoris causa
    Joana Neitsch [13/12/2016] [17h33] Atualizado em 24/01/2018 às 13h55
    Ex-presidente Lula é doutor honoris causa por instituições como Universidade de Coimbra e Instituto de Estudos Políticos de Paris, conhecido como “Sciences Po”. | Yasuyoshi Chiba/AFP
    Ex-presidente Lula é doutor honoris causa por instituições como Universidade de Coimbra e Instituto de Estudos Políticos de Paris, conhecido como “Sciences Po”. Yasuyoshi Chiba/AFP
    [53]
    No Brasil, quem fez curso superior tem direito a aguardar o julgamento definitivo por supostos crimes em uma cela especial. Réu em sete ações penais, por uma das quais já foi condenado em primeira instância, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem curso superior, mas juristas explicam que ele terá direito a uma sala diferenciada em caso de prisão, seja pelos títulos de doutor honoris causa, seja pelas prerrogativas como ex-presidente.

    O Código de Processo Penal (CPP) prevê no artigo 295 que os “diplomados por qualquer das faculdades superiores da República”, magistrados, governadores, prefeitos, parlamentares, ministros de confissão religiosa, entre outros têm direito a serem recolhidos em “quartéis ou a prisão especial”.

    Para José Carlos Portella Jr., professor de Direito Processual Penal do UniCuritiba, mesmo sem a necessidade de que se faça um curso para receber o título de doutor honoris causa, o documento é um diploma expedido por uma instituição de curso superior e, por si só, garantiria a Lula uma cela especial. Ele recebeu o título de pelo menos sete universidades, no Brasil e no exterior, como a Universidade de Coimbra e o Instituto de Estudos Políticos de Paris, conhecido como “Sciences Po”.

  3. O STF devia mandar cancelar os Títulos de Eleitores de todos os petistas e os não petistas que recebem a bolsa família.

    De nada adianta prender o Lula com os petistas e simpatizantes soltos com direito a votar. Em outubro eles renovam os votos em outros corruptos até mais bandidos do que o Lula.

    Com o êxodo dos venezuelanos aos milhares para o Brasil, muitos deles com promessa de emprego garantido ( e os brasileiros não têm empregos garantidos?) serão milhares de cabos eleitorais para o PT.

    • Direitos políticos da Dilma não foram cassados se ele mandar votar nela ou em um espanador o povo vota e no Natal ganha de presente um indulto de Natal.

  4. Não existe de fato uma divisão, o que existe é uma parte interessada na candidatura do patife para usufruir de cargos públicos, interessante a argumentação dos políticos do PT que afirmam que a constituição fora rasgada, entretanto cabe ressaltar que nenhum direito é absoluto em nosso país, e portanto a afirmação daquele partido é uma afronta a constituição, que nada mais, nada menos, é uma argumentação débil para justificar a impunidade neste país. Agora é esperar o xilindró para o 9 dedos, mesmo com poucos dedos, meteu a mão no dinheiro do povo, traiu um país e ainda arruma trouxas, esfomeados que só comem pão com mortadela, para lhe apoiarem, felizmente o dinheiro tá acabando e ninguém terá mordomias, afinal chega de sinecuras e prebendas.

    • Em tese ele não teria direito a prisão especial, por nao ter curso superior, mas isso é Brasil lugar onde se compra diplomas para o Dr Lulas , dr honoris causa.

    • A vida como ela é

      Ué isso é para os pobres , gente rica ganha título em honoris causa e tá tudo resolvido

Untitled Document