Imprudência no trânsito: Volta Redonda tem 4,64 óbitos por 100 mil habitantes

Média estadual é de 6,51 mortes para cada 100 mil pessoas

by ana Calderone

Estado do Rio – O Código Brasileiro de Trânsito (CBT) completou 27 anos., nesta segunda-feira (23). A normativa é essencial e foi criada para regulamentar e garantir a segurança nas vias e estradas de todo o país. Mas, na prática, as estatísticas mostram que os condutores brasileiros ainda seguem desrespeitando as leis de trânsito.
Dados de 2023 do Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (Renaest), tendo como referência o Estado do Rio de Janeiro, comprovam que são altos os índices de acidentes.
De acordo com o Renaest, neste período o Rio de Janeiro possuía uma população de 17.872.648 habitantes e uma frota composta por um total de 7.711.276 veículos, sendo que 4.998.869 eram considerados ativos. Em 2023, foram registrados no estado 16.856 acidentes (estes dados não contemplam os registros de acidentes de trânsito pela PRF). Essas ocorrências envolveram 15.478 veículos, deixaram 15.627 pessoas feridas ou ilesas e causaram 1.163 mortes.
A média no estado apontada pelo indicador é de 6,51 óbitos para cada 100 mil habitantes, 1,51 óbitos para cada 10 mil veículos, o que corresponde a 6,90% dos óbitos por acidentes.
No Sul Fluminense, Volta Redonda, que possui uma das maiores frotas da região, também registra um alto índice de acidentes com vítimas.
A pesquisa aponta que, neste período, o município tinha uma população estimada em 280.400 habitantes e uma frota com um total de 154.191 veículos, sendo 102.760 considerados ativos. Foram registrados 159 acidentes, com 144 feridos ou ilesos e 13 óbitos. A média de óbitos para cada 100 mil habitantes na cidade é de 4,64. Foram 0,84 óbitos por cada 10 mil veículos, correspondente a 8,18% dos óbitos por acidentes.
PRF realiza ações da Semana Nacional do Trânsito
Desde o dia 18, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está realizando ações da Semana Nacional do Trânsito, que acontecem até quarta-feira (25). Fazem parte da campanha atividades educativas voltadas para a prevenção de acidentes de trânsito, redução de mortes e lesões, conforme estabelece o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
A PRF apresentou um novo serviço que vai facilitar a identificação de condutores que tenham cometido infrações de trânsito. Utilizando esta nova ferramenta, os proprietários de veículos vão poder indicar os reais infratores, o que permite a transferência dos pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e da autuação feita pela polícia de trânsito.
Com a indicação do infrator pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, os donos de veículos não precisarão mais ir até uma unidade da PRF para fazer a identificação do motorista, o que vai tornar o processo mais simples, rápido e eficaz tanto para as autoridades quanto para os cidadãos.
O coordenador de Processamento de Infrações da PRF, Fernando Neiva, destacou quais são os benefícios do uso do aplicativo.
“Além da comodidade e rapidez, o novo método anula a possibilidade de erro no preenchimento manual do formulário, dispensa a atuação de qualquer pessoa na análise das informações apresentadas e permite que o resultado da operação, quando concluído, seja disponibilizado para os interessados quase que instantaneamente”, destacou o coordenador.
O Sistema Federal de Processamento de Dados (Serpro), juntamente com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), desenvolveu a plataforma de transferência de infrações. Ela permite que os proprietários dos veículos façam a indicação pelo celular. Essas indicações nas autuações da PRF foram possíveis após um processo de modernização do sistema de gestão de infrações e compartilhamento dos dados com a desenvolvedora da ferramenta.
O Presidente do Serpro, Alexandre Amorim, explicou como funciona este sistema.
“O sistema permite a comunicação do usuário diretamente com o órgão autuador e acaba com a necessidade de processos para transferência da multa, reduzindo a burocracia e agilizando o atendimento ao cidadão”, explica o presidente do Serpro.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996