INB aciona GSI e PF para localizar ampolas com combustível nuclear

Material faz parte de carga de urânio enriquecido para a usina nuclear Angra II e não traz risco a seres humanos

by Diário do Vale

Ampolas desaparecidas contêm amostras do urânio usado como combustível nas usinas de Angra dos Reis
(Foto: INB)

Resende – A INB (Indústrias Nucleares Brasileiras) , o GSI e a Polícia Federal estão investigando o desaparecimento de dois tubos, contendo, cada um, cerca de oito gramas de urânio enriquecido. O material é uma amostra do combustível nuclear a ser utilizado em uma recarga da Usina Nuclear Angra II.

A INB, quando notou a falta das ampolas, no dia 17 de julho, fez uma busca e confirmou que o material não se encontrava nas dependências da unidade de enriquecimento de urânio. A empresa avisou o fato ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR) e à Polícia Federal .

Embora se trate de urânio enriquecido, e portanto radioativo, a INB garantiu, em nota, que  “em relação aos riscos radiológicos, a liberação do conteúdo, caso ocorra, não acarreta danos à saúde de um indivíduo”.

As ampolas contêm amostras que fazem parte de um inventário físico de material nuclear. Esse inventário é verificado durante inspeções de organismos que fiscalizam, atividades nucleares, com o objetivo de evitar a proliferação de armas nucleares.  Os organismos são a Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA e Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares – ABACC.

You may also like

1 comment

Contribuinte 16 de agosto de 2023, 22:00h - 22:00

Aqui acontece de tudo.
Misericórdia!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996