Indonésia rejeita pedidos diplomáticos sobre execução de australianos

by Diário do Vale

As autoridades indonésias rejeitaram hoje (12) a proposta do governo australiano de condenar à prisão perpétua dois cidadãos que aguardam execução na Indonésia por tráfico de droga.

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Julie Bishop, em mensagem enviada ao chefe da diplomacia indonésia, Retno Marsudi, disse que o governo pretende explorar todas as possibilidades para convencer Jacarta a desistir da execução de Andrew Chan e Myuran Sukumaran.

Os australianos fazem parte da lista de estrangeiros condenados à morte e podem ser executados nas próximas semanas.

Além de Andrew Chan e Myruan Suykumaran, da Austrália, os estrangeiros condenados pelo crime de tráfico de drogas são da França, do Brasil, da Nigéria, das Filipinas e de Gana.

A diplomacia australiana sugeriu, no dia 3 de março, uma troca de prisioneiros entre os dois países e, recentemente, propôs pagar todos os custos relativos à prisão perpétua caso a Indonésia desista da pena de morte. O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Arrmanatha Nasir, respondeu que as propostas australianas foram rejeitadas.

“A pena de morte já foi decidida pelo tribunal”, disse o porta-voz, acrescentando que o assunto não pode ser negociado por se tratar de uma questão legal. Ele acrescentou que Jacarta lamenta que os pedidos de Camberra tenham sido publicados na imprensa australiana.

Sukumaran e Chan eram líderes do grupo de traficantes Os Nove de Bali e foram condenados à morte em 2006 por tentativa de traficar heroína para a Indonésia.

Os dois homens, que viram todos os apelos e recursos negados pelas autoridades de Jacarta, foram transferidos para a prisão de Nusakambangan, em Java, onde costumam ser feitas as execuções na Indonésia.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996