Sul Fluminense – O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou, nesta quinta-feira (9), um alerta de perigo de baixa umidade para cinco estados. A região Sul Fluminense se encontra na área de risco, com a umidade relativa do ar podendo variar entre 30% e 20% nos próximos dias.
Segundo o INMET, a temperatura deve permanecer 5°C acima da média, com a onda de calor podendo se expandir e manter as temperaturas mais altas também na próxima semana.
“O aviso meteorológico especial de nível amarelo (perigo potencial) de onda de calor abrange áreas do Centro-Oeste e Sudeste do País e é válido até, pelo menos, a próxima sexta-feira (10)”, detalhou a instituição.
O Inmet acrescenta que a expectativa é que o forte calor continue, pelo menos, até meados da próxima semana. Contudo, a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações.
“A partir do sábado (11), se a situação persistir, o aviso de onda calor será atualizado e poderá se expandir ou até mesmo ter o seu nível de severidade alterado. Em alguns municípios, principalmente dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C nos próximos dias”, complementou o instituto.
Apesar de apresentar baixo risco de incêndios florestais e à saúde, é importante tomar certos cuidados ao lidar com a baixa umidade. Algumas das dicas são: beber bastante líquido, evitar o desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes.