Inmetro realiza Operação Dia das Mães em todo o Brasil

by Diário do Vale

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realiza, entre os dias 22 e 30 de abril, a Operação Dia das Mães.  Durante a ação, agentes fiscalizadores dos Institutos de Pesos e Medidas Estaduais (órgãos delegados do Inmetro) percorrerão, em todos os estados do Brasil,  o comércio varejistas e atacadistas para  examinar se roupas e artigos têxteis em geral  atendem ao regulamento de conformidade estabelecidos pelo Inmetro.

No período serão inspecionados se os produtos estão sendo  comercializados com o conjunto de informações obrigatórias como: dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Todas as informações devem estar escritas em português.

 A iniciativa tem como objetivo coibir a venda de itens irregulares, com o intuito de oferecer aos consumidores a garantia de que estão adquirindo  apenas produtos certificados e que, se utilizados de maneira correta, não oferecerão perigo.

De acordo com o diretor de Avaliação da Conformidade, Alfredo Lobo, é preciso verificar se na etiqueta consta todas as informações necessárias para atestar que o produto é seguro. É primordial que a compra seja feita somente no mercado formal para evitar produtos falsificados ou com informações incorretas na etiqueta.

Os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades terão até dez dias para apresentar defesa ao Instituto e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100,00 a R$ 60 mil. Os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800-285-1818 ou pelo e-mail  [email protected].

 

You may also like

1 comment

Adilson Boy 22 de abril de 2015, 12:11h - 12:11

A atitude tomada pelo INMETRO de aplicar multas em pequenas empresas não tem prospecção legal, por que eles se baseiam num decreto administrativo que não foi sancionado pela Presidente da Republica. Eles atuam com poder de polícia sangrando pequenos empresários que muitas vezes pagam por erros que não são seus. O país precisa de atitudes verdadeiras que ajudem as pessoas e não apenas que viabilizem uma pequena parcela de pessoas.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996