Inscrições abertas para “Oficina Dramaturgias de encantamento da matéria: deleite e perturbação”

by Diário do Vale

O Sesc Paraty convida artistas, criadores, estudantes, e interessados em artes do corpo, adultos, maiores de 18 anos, para participar da Oficina Dramaturgias de encantamento da matéria: deleite e perturbação, com a coreógrafa Elisabete Finger. A oficina acontece de 17 a 21 de setembro, na Unidade Sesc Silo, e pretende ser uma aventura de viver o corpo num mundo material onde as coisas possuem a estranha habilidade de exceder seu status de objeto.
Segundo a performer Elisabete Finger essa oficina “é uma aventura por outras lógicas. É um passeio pelo outro lado. O lado das coisas, das matérias. Onde me perco e me encontro também como coisa e matéria”.
– É uma jornada por terrenos instáveis, movediços, moles e cheios de buracos, onde podemos tecer sensações concretas e criar outros sentidos. São práticas de encantamento da matéria e dramaturgias construídas a partir dela. Encantamento como essa estranha combinação entre o deleite e a perturbação. É uma busca por lógicas menos racionais e mais sensoriais – diz.
A oficina reúne um repertório pessoal da artista com exercícios, ações e experiências coletados ao longo de anos, em diversas partes do mundo. Elisabete Finger é performer e coreógrafa que desenvolve trabalhos que perseguem uma ‘lógica de sensações’ e se ocupam de um erotismo da matéria: um corpo-matéria que se funde, colide, atravessa outras matérias. Foi artista residente na Casa Hoffmann (Curitiba, 2004), fez parte da Formação Essais no Centre National de Danse Contemporaine d’Angers (França, 2005-2006), e do Programa SODA –Solo/Dance/Authorship, mestrado em dança pela HZT/UdK (Berlim – Alemanha, 2010-2011). Foi co-fundadora e integrante do Couve-Flor Minicomunidade Artística Mundial (2005-2012). Tem apresentado seu trabalho em diferentes contextos (dança, performance, artes visuais), em diversos festivais e mostras no Brasil e em outros países, com apoio de instituições brasileiras e europeias. Desde 2013 desenvolve o projeto “Discoreografia – Música, Dança e Blá, Blá, Blá” – programas em áudio e vídeo, que tratam das relações possíveis entre música, movimento e processos criativos em artes do corpo. Suas peças mais recentes são MONTAGEM, NHAKA (criação para a cia portuguesa Ballet Contemporâneo do Norte) e MONSTRA (uma parceria com a artista visual Manuela Eichner, a peça foi indicada para o prêmio APCA 2017 – criação/coreografia).
Serviço:
Oficina Dramaturgias de encantamento da matéria: deleite e perturbação, com a coreógrafa Elisabete Finger – De 17 a 21 de setembro, segunda a sexta, das 18h às 22h, Unidade Sesc Silo( Rua D, 30 – Vila D. Pedro I, Paraty, RJ.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail [email protected] (sem cedilha e til) ou presencialmente na Unidade Sesc Santa Rita, Rua Dona Geralda, 15, Centro Histórico. Mais informações pelo fone: (24) 3371-4516 e 3371-8415.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996