Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira (7)

Estudantes cadastrados no Programa Pé-de-Meia devem fazer a inscrição para não perderem o benefício

by Lívia Nascimento

Foto: Divulgação/Inep

País –  As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2024 (Enem) se encerram nesta sexta-feira (7), e os mais de 160 mil estudantes cadastrados no Programa Pé-de-Meia devem fazer a inscrição para não perderem o benefício. Todos os interessados terão que acessar a Página do Participante, utilizando o cadastro na conta gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga por boleto, pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança até o dia 12 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o exame se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Um levantamento recente apontou que a distância entre o desempenho de escolas públicas e privadas no Enem está caindo. Na nota da redação, por exemplo, a diferença entre as redes, que já foi de 68% em 2018, despencou para 35% em 2022, último ano com dados disponíveis. A melhora no exame nacional é resultado de uma série de ações especiais realizadas pelas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro, como os projetos ‘Imersão no Enem’, ‘Foco no Enem’ e ‘Enem na Escola’.

“Com certeza, ações desenvolvidas por toda a equipe pedagógica na rede estadual têm feito a grande diferença na formação de nossos alunos. Estamos incentivando diversas atividades preparatórias nas escolas. A missão da Secretaria de Estado de Educação é encontrar mecanismos que busquem sempre oferecer uma educação pública de qualidade para toda a comunidade escolar”, comentou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

A avaliação do Enem é dividida em dois dias: no primeiro, além da redação, são 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias; no segundo, serão 45 questões de Ciências da Natureza e mais 45 de Matemática e suas Tecnologias.

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições devem ser feitas em  https://enem.inep.gov.br/participante .

 

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996