País – Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem, a partir desta quarta-feira (14), solicitar a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. O pedido pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, pelo site meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135.
O aplicativo agora conta com o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, que permite identificar a entidade responsável pelos descontos vinculados ao benefício.
Desde terça-feira (13), cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados sobre os débitos realizados por entidades e associações. Caso o aposentado ou pensionista identifique descontos não autorizados, poderá pedir o reembolso pelos canais já disponíveis.
Segundo o INSS, devido ao grande número de acessos, o aplicativo pode apresentar instabilidades. “O INSS afirma que a Dataprev, empresa de tecnologia da informação responsável pelo sistema, está monitorando a situação”, informou o órgão à Agência Brasil.
Para facilitar o acesso a quem não utiliza meios digitais, o governo federal negocia com os Correios o uso das 8,5 mil agências do país para atendimento presencial.
Como acessar a notificação:
O aplicativo Meu INSS está disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS. Após o download, é necessário criar uma conta com CPF, login e senha. A mesma senha serve para outros serviços públicos vinculados ao sistema Gov.br.
Também é possível criar a conta pelo internet banking de bancos credenciados. Basta selecionar a opção “Entrar com seu banco” na página inicial do aplicativo.
Após o login, clique no ícone de sino no canto superior direito, depois em “Configurar notificações” e ative a opção “Permitir notificações”.
Tipos de mensagens enviadas:
- Quem teve desconto: receberá uma mensagem a partir de hoje.
- Quem não teve desconto: recebeu a seguinte mensagem na semana passada:
“Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”
Atenção a golpes:
O INSS alerta que o contato com os segurados será feito exclusivamente por notificação dentro do aplicativo Meu INSS. Não haverá ligações telefônicas ou envio de SMS.
Em caso de dúvidas, os beneficiários podem ligar para o número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Os melhores horários para atendimento são após as 16h e aos sábados.
Mais informações estão disponíveis nos canais oficiais: gov.br/inss e nas redes sociais do instituto. Com informações da Agência Brasil.