domingo, 18 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Inverno Cultural em Volta Redonda

Inverno Cultural em Volta Redonda

Matéria publicada em 19 de agosto de 2018, 09:03 horas

 


Festival de arte, cultura e educação invade a cidade de Volta Redonda com shows de Tiê, Vila do Sossego, exposição de arte urbana de Anderson de Souza e oficina com Sérgio Vaz

Programação conta com tributo a Amy Winehouse, por Daiane Landim; Serenata Tupi com Sérgio Vieira; Oficina de Poesia com Sérgio Vaz; além de shows com Ramiro Mart, Vila do Sossego e Tiê

Nesta terça-feira (21) começa mais uma edição do Festival Inverno Cultural. A semana será marcada por apresentações teatrais, sarau, exposição de artes plásticas, show musicais, além de palestras educativas, comemorando os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Com realização do Centro Cultural Fundação CSN e a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, a programação terá como tema “Fronteiras” convidando o público a refletir sobre os tempos atuais em que muitas pessoas “são obrigadas” a partirem da sua terra natal, deixando para trás suas cidades, países e cultura, atravessando fronteiras em busca de uma nova vida.

O tema escolhido para esta quinta edição também remete à expansão do festival, antes restrito ao Centro Cultural Fundação CSN e que, neste ano, com a parceria da Prefeitura de Volta Redonda, atravessou as fronteiras e terá atrações em diversos espaços públicos. Mantendo todas as apresentações de graça e abertas à população. O Inverno Cultural 2018 provocará o público em busca de novos olhares, reflexões e novas perspectivas, por meio das diversas linguagens artísticas que farão parte do evento.

Passarão pelo evento artistas locais e renomados como a cantora Tiê, o Poeta Sérgio Vaz e o artista plástico Anderson de Souza, entre outros. Para a seleção dos artistas da cidade, foi realizado um chamamento público através da Secretaria Municipal de Cultura.

A abertura da programação, na terça-feira (21), está a cargo do poeta Sérgio Vaz. Ele é autor de oito livros, cofundador do Sarau da Cooperifa, movimento cultural que transformou um bar na periferia de São Paulo em centro cultural. Além disso, criou o Cinema na Laje, os projetos Poesia nos Muros e Poesia contra a Violência, que percorre as escolas públicas com rodas de conversa sobre poesia e cultura.

O poeta terá às 14h uma Roda de Conversa com educadores do município sobre literatura periférica com o tema: “A Palavra da Rua”. Às 19h, será convidado da poetiza voltarredondense Regina Vilarinhos no Sarau em Volta. Os dois eventos serão realizados no Centro Cultural Fundação CSN, na Rua 21, na Vila Santa Cecília. Na quarta-feira (22), Sérgio Vaz ministra oficina de poesia para alunos do Colégio Municipal Getúlio Vargas.

 

Ainda na terça-feira, será aberta à visitação a exposição “Revisitando um Estado de Sonho e Liberdade”, da artista plástica Jorgete Gac. A mostra fica até o dia 13 de setembro no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília. O horário de visitação é das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira.

E o festival segue até o sábado (25), com atrações variadas. Na quinta-feira (23), tem show de rap e a abertura da mostra “A Rua”. As duas atrações no Centro Cultural Fundação CSN.

Os show musicais começam na sexta-feira (24), no Memorial Zumbi. Estão na programação Jazz Brasil com Sérgio Vieira Quarteto; Ramiro Mart & Trio Arigó e Tributo a Amy Winehouse com Daiane Landim. No sábado, dia 25, o festival encerra com mais música na Praça Brasil. O som começa com Ramiro Mart & Goribeatzz e ainda tem Tiê e forró do Vila do Sossego.

 

Programação:

* Terça-feira, dia 21

Centro Cultural Fundação CSN

14h – Literatura Periférica: “A Palavra da Rua” com Sérgio Vaz.

Roda de conversa para educadores. Inscrições online: www.centroculturalfcsn.or.br

19h -Sarau em Volta: Regina Vilarinhos convida Sérgio Vaz.

Horário: 19 horas.

*Sujeito à lotação da sala.

 

* Quarta-feira, dia 22

09h – Oficina de Poesia com Sérgio Vaz

Local: Colégio João XXIII

 

14h30 – Serenata Tupi com Sérgio Vieira

Local: Centro Cultural Fundação CSN

*Sujeito à lotação da sala.

 

15h – Abertura de exposição: “Identidade”, produção dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Balãozinho Vermelho

Local: Centro Cultural Fundação CSN

*Sujeito à lotação da sala.

 

19h – Samba do Abacateiro puxado por Ed Zambroni e Master do Samba e Quinteto Vera Cruz apresentando Micuim à Deriva

Local: Centro Cultural Fundação CSN

*Sujeito à lotação da sala.

* Quinta-feira, dia 23

Local: Centro Cultural Fundação CSN

19h – “Psicotape” show de Rap com Pirra

19h30 – Abertura de exposição: “A Rua” de Anderson de Souza

 

* Sexta-feira, dia 24

14h – Uma Língua pra Catirina e outras histórias – O Jogo do Teatro com Giglio

Local: Centro Cultural Fundação CSN

*Sujeito à lotação da sala.

 

18h – Jazz Brasil com Sérgio Vieira Quarteto

Local: Memorial Zumbi

 

19h30 – Ramiro Mart e Trio Arigó

Horário: 19h30

Local: Memorial Zumbi

 

21h – Tributo a Amy Winehouse com Daiane Landim

Local: Memorial Zumbi

 

 

* Sábado, dia 25

Local: Praça Brasil

15h – Exposição: “Colecionadores de Carros”

17h30 – Ramiro Mart e Goribeatzz

19h – Show Tiê

20h30 – Forró Vila do Sossego

*A programação pode sofrer alteração sem aviso prévio.

 

 

Sobre o Centro Cultural

Localizado em Volta Redonda, o Centro Cultural Fundação CSN, destaca-se pelas ações de formação e difusão em arte, educação e cultura. Sempre com ações gratuitas, atende um público variado formado por professores, alunos, pesquisadores e artistas. É referência na região Sul Fluminense e possui espaços multidisciplinares, apresentando exposições, shows, peças de teatro e desenvolvendo ações de formação. Em 2017, o espaço realizou 105 atividades com público de 40.000 pessoas.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document