domingo, 20 de junho de 2021 - 22:54 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Inverno reduz movimento nas academias em até 40%

Inverno reduz movimento nas academias em até 40%

Matéria publicada em 28 de julho de 2019, 12:30 horas

 


Segundo um professor, malhar no frio é melhor para a saúde (Foto: Divulgação)

Volta Redonda – Conhecida por muitos como a estação da preguiça, o Inverno representa para alguns donos de academias uma redução na frequência dos alunos em até 40%. E não deveria ser assim, pois na opinião de alguns profissionais de Educação Física o ato de se exercitar no inverno só traz benefícios.

O professor de Educação Física, Rodrigo Resende, proprietário de um Studio Personal na Rua Misael Mendonça, Aterrado, confirma que no inverno há uma redução de 5% na frequência de seus alunos, principalmente nos horários entre 6 e 7h da manhã e entre às 20 e 21h. A culpa? O frio.

– A grande maioria das pessoas desanima de ir a uma academia ou Studio Personal pela preguiça de sair de casa bem cedo e trocar de roupa para malhar, optando por ficar mais em casa, protegido do frio – lamenta.

O professor explicou que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, fisiologicamente malhar no frio é melhor para a saúde.

– O desempenho energético de quem se exercita no inverno é maior. Com o frio, o corpo produz mais endorfina quando se está em atividade e o risco de lesões também é menor no inverno. Já o corpo pede mais água quando está se exercitando. Com isso, o atleta ou a pessoa fisicamente ativa mantém a sua pressão estabilizada. Para quem gosta de malhar, no frio elas ficam mais motivadas para se exercitar do que no verão, trazendo com isso melhores resultados – diz.

Para motivar os seus alunos no inverno, o professor ressalta que costuma desenvolver circuitos aeróbicos e anaeróbicos dando mais disposição a eles.

A professora de Educação Física especializada em reabilitação, Cristina Carvalho também confirma uma redução na frequência de alunos em suas aulas de Pilates.

– No período de inverno costumo registrar uma redução de 15% a 20% na frequência dos meus alunos. Acredito que a preguiça em levantar mais cedo, tomar um banho e trocar de roupa são as principais causas. Atendemos todo tipo de pessoas em meu Studio de pilates, seja idosos, atletas, adolescentes e casos de reabilitação por cirurgias. Mas a evasão maior é dos mais jovens ou adolescentes – explicou.

A professora explicou que diante de temperaturas mais baixas as pessoas tem a tendência de encolher e contrair o corpo, causando uma desestrutura muscular contraindo o corpo inteiro.

– Mas com a atividade física, nós fazemos o aquecimento corporal promovendo a circulação sanguínea e hidratando as articulações e com isso prevenindo as dores. Fazer atividades físicas no inverno é importante por causa da estimulação sanguínea e equilibrando a temperatura corporal – ressaltou.

A solução para não deixar a turma desanimar vem pelo bolso. De acordo com os profissionais de uma academia na Voldac, Ulisses Lobo Coimbra e Juliano Andrade, no período de maio a julho há uma queda de 30 a 40% na frequência dos alunos.

– Geralmente neste período, para tentar amenizar o prejuízo e atrair mais alunos, costumo intensificar as propagandas, além de dar uma flexibilidade maior de descontos. Felizmente a grande parte dos alunos retorna no período mais quente – explica Ulisses.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

11 comentários

  1. Grande Papãaaaaao! Mito

    Você é um exemplo de profissional meu amigo, academia que é praticamente patrimônio de Volta Redonda é referência na região!

    Sucesso

  2. Ulisses Lobo Coimbra

    Parabéns Diário do Vale pela reportagem, é importante a divulgaçāo sobre atividade física no período de inverno e apesar das circunstâncias adiversas o rendimento nos treinos é muito melhor, proporcionando melhores resultados.
    Obrigado a todos pelo carinho.
    Abraçāo
    Ulisses Coimbra

  3. Melhor academia com aparelhos super bem cuidado !!e melhor preço

  4. Parabéns Ulisses pelo excelente trabalho que faz na Academia da Voldac. Referência em atendimento. Sucesso sempre.

  5. Meu genro querido, Papão!!!

    Tá me devendo o macarronada de domingo, pode vim aqui fazer.

    Sua sogra

  6. Grande Papão

    Tmj
    Bjos

  7. Vovô Papão

    Essa aqui é minha esposa!!!

  8. Grande Papão!!!

    Parabéns pelo trabalho, você é o melhor que nos temos.

    Vou voltar a malhar aí na Voldac com você.

    N:1

  9. Academia do Papão

    Seu corpinho em minha mão!!!

    A melhor da cidade Volta Redonda.

Untitled Document