
Foto: Divulgação
Barra do Piraí – O Festival Gastronômico “Delícias do Vale”, que será realizado entre os dias 19 a 28 de maio em toda a região do café no Sul Fluminense, que totaliza 15 cidades teve seu evento inaugural na última quarta-feira (10), no distrito turístico de Ipiabas, com a presença dos empreendedores do setor gastronômico que estarão participando do Festival. São mais de 80 estabelecimentos – entre restaurantes, cafeterias, fazendas históricas, e produtores de alimentos e bebidas – que criaram pratos exclusivos para serem apreciados durante o período de duração do Delícias do Vale.
A recém reformada Estação Ferroviária de Ipiabas, patrimônio histórico do Século XIX, foi o palco do encontro. Para o prefeito de Barra do Piraí, Mário Reis Esteves, a escolha de Ipiabas para a realização da abertura do Festival Delícias do Vale é representativo da importância que o distrito vem ganhando no cenário turístico nacional.
– Os investimentos que estão sendo realizados no turismo vem gerando grandes frutos, trazendo visibilidade para a nossa cidade, e como consequência temos visto o aumento do número de visitantes, contribuindo para o crescimento do emprego e renda. E é só o começo, muita coisa ainda está por vir – ressalta o prefeito.
A produtora Maria Inês Oliveros, sócia da empresa realizadora do Festival Delícias do Vale, destacou que muitos dos presentes no evento de lançamento estavam conhecendo Ipiabas pela primeira vez. Os participantes também puderam assistir a um vídeo sobre os novos equipamentos turísticos que serão inaugurados em breve no distrito.
– Foram muitos elogios. Os participantes não pararam de falar do lugar lindo e da recepção maravilhosa que tiveram – conta Maria Inês.
Chef de cozinha e proprietário do restaurante Pandiá Armazém Gourmet, Aldo Ferreira acredita que o festival irá valorizar a gastronomia regional, e trará mais turistas para Ipiabas.
– Este evento coloca Barra do Piraí e Ipiabas, definitivamente, na rota dos sabores do Vale do Café, que tem uma gastronomia reconhecida, de excelência. Serão mais turistas, mais visitantes, vindo conhecer nossos encantos, que estão na natureza, na história, mas também na nossa culinária – complementa Ferreira.