Itatiaia – A partir desta segunda-feira (2), a Secretaria de Saúde de Itatiaia irá disponibilizar equoterapia na rede pública. O serviço é voltado para pacientes, maiores de dois anos, que possuam múltiplas deficiências físicas ou necessidades especiais, como síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou autismo, por exemplo, com laudo médico atestando a condição clínica e a recomendação pelo tratamento equoterápico.
O responsável pela pasta, Guilherme Amaral, e a equipe do setor de Fisioterapia da Secretaria de Saúde, estiveram no espaço onde as atividades vão acontecer, para acompanhar os últimos preparativos para o início oficial das sessões de equoterapia, na próxima segunda-feira. Ele destacou a importância da iniciativa e lembrou que o método terapêutico que utiliza cavalos tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da mente e do corpo.
– A equoterapia usa o cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, voltada ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência. A iniciativa melhora as funções neurológicas de quem participa das sessões. O contato dos seres humanos com os animais é algo antigo e hoje estudos mostram que isso é benéfico, sendo alternativa na reabilitação de pacientes – comenta.
A Diretora do Departamento de Fisioterapia, da Secretaria de Saúde, Renata Tinoco, conta que a equoterapia, também conhecida como hipoterapia, tem como base os padrões repetitivos dos movimentos do cavalo. Segundo ela, o tratamento estimula as respostas das pessoas, melhorando a mobilização, o equilíbrio, o fortalecimento muscular e a interação social dos pacientes.
– As sessões de equoterapia podem ser feitas individualmente ou em grupo, sempre com acompanhamento profissional, para orientar os exercícios. Esse tratamento agrega ainda mais qualidade aos diversos tipos de serviços que disponibilizamos na área da Fisioterapia – afirma.
A Coordenadora de Fisioterapia da Secretaria de Saúde, Paula Motta, informa que as sessões de equoterapia irão acontecer em Penedo, às segundas e terças. Ela solicita aos interessados que desejam informações sobre a iniciativa que procurem o Centro Integrado de Saúde, no setor de Fisioterapia, localizado na Rua Antônio Gomes de Macedo, ao lado da Farmácia Municipal, no Centro. “Nos procurem que passaremos todas as informações sobre como ser um praticante de equoterapia, que é o termo usado para designar a pessoa com deficiência ou com necessidades especiais quando em atividade equoterápica”, informa.
Ana Caroline da Silva Carvalho, mãe de dois filhos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e um deles com paralisia infantil, destaca a relevância da iniciativa. A expectativa dela é de que o novo serviço gere ganhos para o desenvolvimento motor de ambos. “É importante reforçar a sensibilidade da Secretaria de Saúde em buscar atender um público que estava carente deste tipo de atendimento terapêutico”, afirma.
Itatiaia começa a oferecer equoterapia na rede pública de saúde
Serviço será voltado para pacientes que possuam deficiências físicas ou necessidades especiais, como síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou autismo
previous post