Itatiaia e Porvoo, na Finlândia, podem se tornar cidades-irmãs

by Diário do Vale

Itatiaia – Com a finalidade de estabelecer um acordo de cooperação entre Itatiaia e uma das cidades da Finlândia com interesses e particularidades para o desenvolvimento do município, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, José Ricardo Marques participou de uma reunião por videoconferência com o Embaixador da Finlândia, João Johannes Leinonen e com a Assessora do Consulado no Rio de Janeiro, Taru Juuurikm.

– Itatiaia poderá criar relações e mecanismos protocolares, especialmente econômicos e culturais através dos quais, cidades de áreas geográficas estabelecem laços de cooperação. Penedo foi colonizado por finlandeses, portanto, sendo no Brasil, um eixo marcante e histórico das relações entre Brasil e Finlândia – explicou José Ricardo.

O turismo, assim como a mineração, a tecnologia, a biossegurança, a Biotecnologia, e em especial a educação, também foram temas debatidos durante a videoconferência, que resultou na proposta de iniciar estudos para buscar uma cidade na Finlândia com maior identificação com Itatiaia.

– A cidade de Porvoo, foi sugerida pelo Embaixador. Porvoo é uma cidade bilíngue de aproximadamente 50 mil habitantes situada na costa sul da Finlândia, sendo a segunda mais antiga do país.

De acordo com o Secretário, a ideia de fazer de Itatiaia uma porta de entrada de relações entre o Brasil e Finlândia foi bem recebida pelo Embaixador Jouko Leinonen.

– O encontro marca uma possível transformação no desenvolvimento econômico e social de Itatiaia e a oportunidade de fazer da cidade um modelo de educação, a partir de exemplos positivos, como as experiências bem sucedidas da Finlândia. Essas iniciativas poderão atrair a expansão de negócios no município, no Estado do Rio de Janeiro e até para as já consolidadas relações entre o Brasil e a Finlândia – finalizou.

Projetos

Recém empossado como titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, o advogado e cientista político, José Ricardo Marques tem atuado efetivamente no trabalho de desenvolvimento da cidade em eixos como a ciência, a tecnologia e a inovação e empreendedorismo.

Dentre os objetivos da Secretaria está o de tornar Itatiaia uma cidade Biossegura e modelo no território nacional, além de fazer um trabalho de economia criativa, ou seja, o turismo e cultura.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996