Itatiaia promove 5ª Conferência Municipal da Cidade

Encontro acontecerá no dia 22 de junho, no Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori

by Mayra Gomes

Itatiaia- Sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e da Comissão Organizadora vai acontecer a 5ª Conferência Municipal da Cidade de Itatiaia, no dia 22 de junho, no Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori. O encontro terá como tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social, envolvendo politicas nacional, estadual e municipal”.

As inscrições para participar do evento podem ser feitas de forma antecipada, entre os dias 17 a 20 de junho, das 9h às 15h. na Secretaria Municipal de Planejamento ou via internet, escaneando a ficha de inscrição e demais documentos solicitados e enviando através do e-mail: [email protected] , confirmando o recebimento pelo telefone da Secretaria de Planejamento – (24) 3352-6777 – ramal 234.

Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição, apresentar cópia da ata de nomeação do responsável pela entidade e ofício de nomeação do representante, indicando o endereço do órgão ou entidade representante, acrescido de documento que comprove a sua legalidade quando o inscrito for candidato a delegado. Outras informações podem ser consultadas através do link https://concid24.redus.org.br/concid24/itatiaia/3302254 .

Fazem parte da Comissão Organizadora da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Itatiaia representantes de órgãos públicos, como a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, e também entidades da sociedade civil. Presidido pelo Secretário Municipal de Planejamento, Deivid Oliveira, o evento é de grande importância para o planejamento e desenvolvimento urbano.

– Estarão presentes representantes do governo, da sociedade civil, do setor privado e de universidades, para debater e propor soluções para temas cruciais como mobilidade urbana, habitação, saneamento básico, planejamento territorial e meio ambiente. Um dos principais objetivos da conferência é fomentar a participação social na construção das políticas urbanas, discutindo e propondo soluções para os desafios urbanos de Itatiaia – afirma Deivid.

O encontro será composto de três quatro grupos de debate e plenária. Na pauta constarão temas como “A Política de Saneamento Básico da PNDU”, “Controle Social e Gestão Democrática das Cidades”, “Sustentabilidade Ambiental e Emergências Climáticas” e “Transformação Digital e Território e Segurança Pública e o Enfrentamento do Controle Armado dos Territórios Populares”.

Durante a 5ª Conferência Municipal da Cidade de Itatiaia serão indicadas as prioridades de atuação municipal, estadual e federal, com a eleição dos delegados para participar da 6ª Conferência Estadual das Cidades. Também serão escolhidas as entidades municipais que irão compor o Conselho Municipal da Cidade de Itatiaia.

Os participantes do evento estarão  distribuídos em quatro categorias: delegados com direito a voz e voto na conferência; observadores, participantes previamente inscritos e limitada à lotação máxima do ambiente, com direito a voz na eleição das propostas; convidados, participantes parceiros da Política Nacional do Desenvolvimento Urbano indicados pelos Conselhos Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Conselho Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Educação e Conselho Municipal de Cultura para a participação na conferência com direito a voz na eleição das propostas; e expositores e palestrantes.

A programação da 5ª Conferência Municipal da Cidade de Itatiaia prevê o credenciamento dos participantes, apresentação dos delegados e delegadas, e demais participantes com direito a voto, palestra/painel sobre o tema da Conferência e os eixos dos debates. Após o almoço haverá discussão dos temas por grupos e a definição das cinco propostas prioritárias para cada grupo, além de plenária final para apresentação das propostas por temas a serem encaminhadas para a Etapa Estadual e a escolha dos delegados e membros da Conferência da Cidade que participarão da Conferência estadual.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996