Itatiaia recebe Desenvolve RJ e Empreenda+Mulher, do Governo do Estado

Eventos visam estimular o empreendedorismo local, fortalecendo a economia regional

by adrielly ribeiro

Itatiaia – Nesta terça-feira (28), Itatiaia recebe dois eventos voltados ao empreendedorismo: o Desenvolve RJ e o Empreenda+Mulher, que incluem rodadas de negócios, promovidas desde o ano passado pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico e da Mulher. Este é o terceiro encontro realizado em 2024. O primeiro aconteceu em março, em Três Rios, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, e o segundo, em abril, em Niterói, na Região Metropolitana.
“Estes dois programas têm estimulado e fortalecido o empreendedorismo do estado e se transformaram em ferramentas fundamentais para fortalecer a economia regional e o interior do Estado do Rio de Janeiro. São eventos de networking, onde pequenos fornecedores de produtos e serviços do estado podem se apresentar e conversar entre si para alinhar parcerias e, quem já tem condições de fornecer, pode conversar com a área de compras de grandes empresas”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah.
Participam das rodadas de negócios do Desenvolve RJ, como âncoras, empresas do Cluster Automotivo, como Jaguar Land Rover, Hyundai, Volkswagen, Tachi-s, MA Automotive Brasil, Mag Aliança Automóveis do Brasil, Indústria de Plásticos Valença, Fibromar, Ibrame, e a área de compras da Prefeitura de Itatiaia.

Jornada empreendedora

A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Itatiaia, Luciana Cavallari, diz que o programa tem a finalidade de incentivar, valorizar e acelerar a jornada de mulheres empreendedoras. Estão previstas, segundo ela, ações como prospecção de oportunidades, oferta de crédito e capacitação para administração de negócios.
“A participação das mulheres na economia é fundamental.  As mulheres que empreendem ou querem empreender, devem comparecer para se orientar e buscar sua participação no empreendedorismo. O objetivo é alcançar e incentivar cada vez mais mulheres nos negócios, resgatar a autoestima e fortalecer o empoderamento feminino por meio da capacitação profissional e da autonomia econômica, gerando oportunidades que possibilitem a construção da sua própria subsistência e, assim, quebrar o ciclo da violência que muitas vezes está submetida”, afirma Luciana, acrescentando que, a seu ver, este é o caminho para que a igualdade de gênero aconteça.

Mulheres

O Empreenda+Mulher tem início às 14h, com a abertura institucional. Logo depois, será realizada palestra sobre o protagonismo das mulheres no empreendedorismo e a integração regional. Em seguida, serão realizadas as rodadas de negócios e de crédito exclusivas para empreendedoras. Participam das sessões de negócios do Desenvolve RJ: Firjan, Sebrae, Correios, secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Mulher, secretarias municipais de Desenvolvimento e da Mulher de Itatiaia, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Turística de Itatiaia (ACIATI) e Clube dos Diretores Lojistas (CDL).
Entre as instituições financeiras que irão participar das rodadas de crédito do Empreenda+Mulher estão a AgeRio, o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, SICOOB e SICREDI. Os eventos acontecem na Casa de Pedra (Avenida Casa das Pedras, 646-Penedo) e contam com o apoio da Prefeitura de Itatiaia, da Firjan, da Agerio e do Sebrae.
“O Rio de Janeiro é o estado com a maior proporção de mulheres à frente de negócios no Brasil, com 941 mil mulheres comandando um empreendimento. De acordo com o SEBRAE, 38% dos empreendimentos no estado são liderados por mulheres, ultrapassando a média nacional, de 34%. A Secretaria da Mulher acredita que o empreendedorismo é uma importante estratégia de autonomia econômica para as mulheres, e o nosso papel é, cada vez mais, fomentar e apoiar as mulheres que estão empreendendo”, diz a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
O evento tem início às 13h30, com encerramento previsto para as 19h. Para participar, basta fazer a inscrição pelo site https://forms.gle/eLE9a1jP2vHq5iDt7.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996