>
segunda-feira, 27 de junho de 2022 - 11:18 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Itatiaia vai inaugurar polos da FIA e da Fundação Leão XIII

Itatiaia vai inaugurar polos da FIA e da Fundação Leão XIII

Matéria publicada em 27 de maio de 2022, 18:17 horas

 


Presidente da FIA visita o local que pode sediar polo em Itatiaia – Foto: divulgação PMI.

Itatiaia- Será inaugurada na próxima quarta-feira, 1° de junho, às 14h, em Itatiaia, os polos da FIA (Fundação para a Infância e Adolescência – RJ) e da Fundação Leão XIII. A informação é da Consultora Especial de Projetos para a Assistência Social, Simone Barbosa. Segundo ela, as duas unidades vão funcionar em local anexo à sede da Secretaria de Habitação, Regularização Fundiária e Agricultura, na Rua Vitória Sócrates, n° 156, no bairro Vila Martins.

Simone destaca a sensibilidade da presidente da FIA – RJ, Fernanda Lessa, que entendeu a importância da instituição estar presente em Itatiaia. No polo da Fundação para a Infância e Adolescência duas iniciativas serão disponibilizadas, o Programa de Atenção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência e o Programa de Trabalho Protegido na Adolescência.

O primeiro desenvolve ações essencialmente dirigidas ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência física, psicológica, negligência, abandono e abuso sexual no âmbito familiar. “O trabalho é realizado nos NACAs (Núcleos de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência). O objetivo é interromper a situação de violência e buscar novas formas de convivência familiar que proporcionem um ambiente adequado ao pleno desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. O Programa também prevê ações de atenção à família e atividades de prevenção com palestras e orientação aos pais e responsáveis”, informa Simone.

Já o PTPA (Programa de Trabalho Protegido na Adolescência) busca oferecer ao adolescente de ambos os sexos oportunidade de inserção no mundo do trabalho, por meio das articulações e parcerias promovidas pela FIA com instituições públicas e privadas. A ação tem parceria de órgãos públicos e empresas privadas no que se refere ao encaminhamento do adolescente para oportunidade de estágio.

 “Após um treinamento com duração de quatro meses, o PTPA acompanha o adolescente no trabalho até seus 18 anos incompletos. Alguns requisitos são exigidos, entre eles que os beneficiados estejam matriculados e cursando efetivamente o Ensino Fundamental ou Médio, e sejam oriundos de famílias cadastradas no Bolsa Família ou Renda Melhor Jovem, por exemplo”, frisa.

No polo da Fundação Leão XIII, o cidadão poderá ter orientações sobre a emissão da Carteira de Trabalho digital e sobre a Identificação Civil para Pessoas em Situação de Rua, com emissão gratuita de segunda via da carteira de identidade e outros documentos, além de isenção de documentos.

– O serviço de isenção de documentos da Fundação Leão XIII possibilita acesso à gratuidade para emissão de novas documentações, como carteira de identidade, certidão de nascimento, certidão / habilitação / averbação de casamento e certidão de óbito – explica Simone.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document