Japão pede a Obama que investigue suposta espionagem de agência de segurança

by Diário do Vale

Tóquio – O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pediu hoje (26) ao presidente norte-americano, Barack Obama, que investigue a suposta espionagem por parte da Agência de Segurança Nacional (NSA, a sigla em inglês) ao governo de Tóquio e a várias entidades e empresas nipônicas. As informações são da Agência Brasil.

Shinzo Abe fez o pedido a Obama durante conversa telefônica mantida nesta quarta-feira informou o porta-voz do Executivo japonês, ministro Yoshihide Suga, em entrevista.

O primeiro-ministro também pediu ao presidente norte-americano que adote “medidas apropriadas” sobre a suposta espionagem. Obama pediu desculpas pelo caso, disse Suga.

– Se for verdade, a nossa relação de confiança pode sair danificada – afirmou o ministro em declarações divulgadas pela agência Kyodo.

No fim de julho, o portal WikiLeaks publicou uma série de documentos em que assegura que a NSA espionou o governo e várias empresas do Japão.

Além de relatórios, o portal fundado por Julian Assange incluiu uma lista de 35 alvos japoneses prioritários para interceptação telefônica, entre eles, o governo, o Banco do Japão, vários ministérios e grandes grupos como a Mitsubishi.

Segundo o WikiLeaks, as escutas remontam a 2006, quando o atual primeiro-ministro, Shinzo Abe, governava pela primeira vez.

As informações obtidas “mostram conhecimento pormenorizado de decisões internas do Japão sobre questões como as importações de produtos agrícolas e as diferenças comerciais, as posições japonesas no ciclo de negociações multilaterais de Doha, da Organização Mundial do Comércio, sobre energia nuclear e emissões de gases de efeito estufa”.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996