Jazz é a atração desta sexta-feira no Inverno Cultural

by Diário do Vale

Nesta sexta-feira (24) o festival Inverno Cultural, em Volta Redonda, apresenta o show Jazz Brasil, em que Sergio Vieira Quarteto vai proporcionar ao público um repertório integrado por músicas majoritariamente de compositores brasileiros que influenciaram e também foram influenciados pelo Jazz, como: Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Toninho Horta e o próprio Sergio Vieira. Além disso, músicas de grandes nomes do Jazz Contemporâneo norte-americano como os guitarristas Pat Metheny, Lary Carlton e Lee Ritenour e o contrabaixista Marcus Miller também estarão presentes no programa do show.
– A música instrumental brasileira é muito admirada e respeitada mundialmente, sendo, inclusive, tema de estudo e pesquisa nas melhores universidades de música dos Estados Unidos, como a Berklee College of Music, uma das mais conceituadas – diz Sergio.
Ainda segundo o músico, o mais interessante nessa história toda é exatamente essa fusão de estilos e de estéticas musicais e sonoras entre escolas de países diferentes, cuja influência mútua é significativamente enriquecedora para os músicos e sensivelmente prazerosa para os ouvintes.
– A ideia principal do repertório do show é fazer com que o público possa perceber tanto o Jazz que existe na MPB quanto a MPB que existe no Jazz, através da interpretação de obras de compositores importantes do cenário musical brasileiro e internacional – destaca.
Na formação: violão, teclados, contrabaixo e bateria, o Sergio Vieira Quarteto pretende divulgar, no Inverno Cultural 2018, esse tempero musical chamado Jazz Brasil.

Sobre Sergio Vieira
Compositor, violonista e arranjador, com mais de 30 anos de carreira, tendo nascido em Volta Redonda-RJ, onde mora atualmente. Na década de 80 morou na cidade do Rio de Janeiro, onde iniciou a sua trajetória acadêmica e profissional, aperfeiçoando-se- em instituições importantes como: PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), CIGAM (Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical), Escola de Música Villa Lobos, UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). Gravou o CD autoral “Maracutaia” em 1999 que foi bastante elogiado pela crítica e por artistas como: Dori Caymmi, Toninho Horta, Victor Biglione e Fatima Guedes. No ano passado apresentou-se ao lado do guitarrista Toninho Horta no Teatro Gacemss em Volta Redonda-RJ, no lançamento do Songbook 108 partituras do guitarrista mineiro. Atualmente, além de apresentações em todo o Brasil e exterior, está gravando o seu novo CD “Serenata Tupi” que terá a participação especial de grandes nomes da MPB, com previsão de lançamento no Brasil e no exterior a partir de 2019.

Serviço:
O show Jazz Brasil, com Sergio Vieira Quarteto , acontece nesta sexta-feira (24), as 18h, no Memorial Zumbi. Apresentação gratuita.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996