Resende – Durante o evento de lançamento do novo Nissan Kicks, na unidade da montadora japonesa em Resende, na última terça-feira (15), chamou a atenção uma jovem colaboradora da empresa que, convidada a falar sobre sua trajetória profissional, emocionou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele não só a parabenizou por sua garra, como também a abraçou e a mostrou como exemplo de que, com acesso a oportunidades, todos podem sonhar e realizar seus sonhos.
Moradora de Volta Redonda, Thaís Santos Costa de Farias, de 26 anos, é operadora de produção da Nissan Resende, e teve seu rosto estampado em todo o país ao ser abraçada pelo presidente. Em entrevista ao DIÁRIO DO VALE nesta quarta-feira (16), Thaís diz ter vivido um momento único e conta que o Pronatec – programa do governo federal que oferece cursos técnicos e profissionalizantes de forma gratuita – foi uma das políticas públicas que a ajudaram a construir uma carreira. De origem humilde, filha de mãe solo, Thaís conseguiu concluir o ensino técnico em Mecânica.
“Concluir meu técnico em mecânica impactou minha vida de uma forma positiva, permitindo com que eu conseguisse emprego em uma multinacional, me gerando oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional”, contou, acrescentando que a força que a impulsionou a conquistar seus sonhos foi a vontade de querer transformar sua vida para melhor. “Ter qualidade de vida. Acreditar que, para além de sonhar, eu poderia realizar. A fé me sustentou nos meus dias difíceis”.
Questionada sobre a importância da educação na vida de todo cidadão brasileiro, Thaís diz acreditar que a educação precisa estar atrelada às oportunidades de emprego. “Acredito muito nisso, e que seja acompanhada de políticas que reforcem a garantia à moradia, ao alimento, transporte. Tudo está entrelaçado e é importante que todas estejam funcionando como uma engrenagem pra termos sucesso”, destaca a jovem.
Sobre a experiência de estar lado a lado com a maior autoridade política do Brasil – e um dos líderes políticos mais conhecidos do mundo –, Thaís não disfarça o que sente. “Foi de uma emoção inenarrável, ter o meu corpo, que carrega a minha história, sendo abraçado pelo presidente da República, que foi pilar para a implementação dos programas de educação no governo que me trouxeram até aqui hoje”, frisa.
E deixa, além de uma mensagem de superação, um aceno de esperança: “Só estou aqui hoje porque outras mulheres abriram as portas para que eu pudesse passar. Não podemos desistir. Como já dizia Emicida: ‘você é o único representante dos seus sonhos aqui na terra’. Que possamos ter os nossos direitos garantidos para que seja possível, para além de sonhar, realizar”, conclui Thaís.

Thaís Santos é moradora de Volta Redonda e colaboradora da Nissan, em Resende.
(Foto: Ricardo Stuckert / PR)