Jucá é exonerado do Planejamento

by Diário do Vale
Caiu: Romero Jucá ficou pouco mais de uma semana no cargo (Foto: ABr)

Caiu: Jucá ficou pouco mais de uma semana no cargo (Foto: ABr)

Brasília – Apesar de o ministro do Planejamento, Romero Jucá, ter anunciado que iria se licenciar da pasta para aguardar uma manifestação da Procuradoria-geral da República (PGR) sobre a conversa que teve com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, sobre a Operação Lava Jato, ele será exonerado do cargo para reassumir o mandato no Senado e a portaria com a exoneração será publicada nesta terça-feira (24).
Irritado, Jucá disse que pretende voltar ao Senado para fazer “o enfrentamento” e evitar “babaquices” e manipulações da oposição, como o PT. “Sou o presidente do PMDB, sou um dos construtores desse novo governo e não quero, de forma nenhuma, deixar que qualquer manipulação mal intencionada possa comprometer o governo. Portanto, enquanto o Ministério Público não se manifestar, aguardo fora do ministério o posicionamento. Se ele se manifestar que não há crime, que é o que acho, caberá ao presidente Michel Temer me reconvidar ou não”, disse Jucá.
Jucá avaliou que seu afastamento do ministério não vai prejudicar a aprovação da nova meta fiscal de R$ 170,5 bilhões. “A meta é uma meta de governo, que foi feita por mim e pelo ministro [da Fazenda, Henrique] Meirelles. É técnica, um dado de responsabilidade, e vamos aprovar a meta”.
Romero Jucá voltou a negar que tenha cometido crime no diálogo que teve o ex-presidente da Transpetro. “A sangria é de um modo geral, sobre a questão política, econômica social. O governo estava sangrando, o país estava sangrando. Portanto, essa questão é geral, eu tenho dito isso em diversas entrevistas. Não se atenham a uma frase, se atenham ao contexto do que eu tenho dito em entrevistas nas páginas amarelas da Veja, na Isto é, na Época, na Folha de S.Paulo, no Roda Vida. Tenho debatido isso o tempo todo, não mudo um milímetro do que eu tenho dito”, argumentou Jucá.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, em conversa com Machado, Jucá sugere um “pacto” para tentar barrar a Operação Lava Jato. De acordo com o jornal, Machado afirma estar preocupado por acreditar que ele seria alvo do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, devido a relação dele com a cúpula do PMDB. Machado já foi citado por delatores da Lava Jato.
Em resposta a Machado, Jucá diz que a solução tem que ser política. “Você tem que ver com seu advogado como é que a gente pode ajudar. Tem que ser política, advogado não encontra [inaudível]. Se é político, como é a política? Tem que resolver essa p… Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria”, disse Jucá, segundo a reportagem.

Entrevista

Mais cedo, Jucá negou que tenha tentado obstruir as investigações da Operação Lava Jato. Jucá disse ainda que não iria pedir afastamento do cargo. O ministro afirmou que não teme ser investigado.
“Nunca cometi e nem cometerei qualquer ato para dificultar qualquer operação, seja Lava Jato, ou qualquer outra”, disse Jucá, em entrevista coletiva à imprensa. “Da minha parte, sempre defendi e explicitei e apoiei com atos a Operação Lava Jato. A política terá uma outra história depois da Operação Lava Jato”.
De acordo com a reportagem, em um dos trechos da gravação Jucá disse que “tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria”. Ao ser questionado sobre o trecho, Jucá disse que estava se referindo ao cenário da economia do país, e não a uma paralisação da Lava Jato.
“Estava falando em delimitar as responsabilidades, que é dividir quem tem culpa e não tem culpa. Delimitar responsabilidade não é parar a investigação. Não tem esse diálogo, nessa conversa”, disse, argumentando que o jornal usou “frases soltas dentro de um diálogo”.
“A análise que fiz e comentários que fiz com o senador Sérgio Machado [ex-presidente da Transpetro, subsidiária da Petrobras] são de domínio público. Disse o que tenho dito permanentemente a jornalistas, em entrevistas e debates”, afirmou.

Denúncia

A Folha de S.Paulo divulgou nesta segunda-feira (23) trechos de gravações obtidas pelo jornal que mostram conversas entre o ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB-RR), e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Nas gravações, segundo o jornal, o ministro sugere que seria preciso mudar o governo para “estancar” uma “sangria”. Segundo as informações do jornal, o ministro estaria se referindo à Operação Lava Jato, que investiga fraudes e irregularidades em contratos da Petrobras.
Segundo a reportagem publicada pela Folha, os diálogos ocorreram em março deste ano. As datas não foram divulgadas e o jornal diz que as conversas ocorreram semanas antes da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. De acordo com o texto, Machado teria procurado líderes do PMDB por temer que as apurações sobre ele, que estão no Supremo Tribunal Federal (STF), fossem enviadas para o juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância.
Nos trechos publicados, Machado diz que está preocupado com as possíveis delações premiadas que podem ser feitas. “Queiroz [Galvão] não sei se vai fazer ou não. A Camargo [Corrêa] vai fazer ou não. Eu estou muito preocupado porque eu acho que… O Janot [procurador-geral da República] está a fim de pegar vocês. E acha que eu sou o caminho”.
Jucá responde que Machado precisava ver com seu advogado “como é que a gente pode ajudar” e cita que é preciso haver uma resposta política e mudança no governo. “Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria”, disse o ministro, segundo o jornal.
No diálogo publicado, Machado diz que a “solução mais fácil” era ter o então vice-presidente Michel Temer na presidência e que seria preciso fazer um acordo. “É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional” e Jucá responde: “Com o Supremo, com tudo”. Logo em seguida Machado diz: “Com tudo, aí parava tudo” e o ministro concorda: “É. Delimitava onde está, pronto”.
Ainda segundo o jornal, Machado imagina que o envio do caso para Moro poderia ser uma estratégia para que ele faça uma delação premiada. A matéria diz ainda que ele teria feito uma ameaça velada e pedido uma estrutura para dar proteção. “Como montar uma estrutura para evitar que eu ‘desça’? Se eu ‘descer…”. Em outro trecho, o ex-presidente da Transpetro diz estar preocupado com ele mesmo e com “vocês” e que uma saída tem que ser encontrada.
De acordo com a Folha, Machado disse ainda que novas delações na Operação Lava Jato não deixariam “pedra sobre pedra”. O jornal diz que Jucá concorda com Machado de que o caso dele não pode ficar com Moro.
Jucá orienta ainda que Machado se reúna com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e também com José Sarney. Nas gravações divulgadas pelo jornal, o ministro afirmou que teria mantido conversas com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Não foram citados nomes e, segundo o jornal, Jucá disse que são poucos os ministros da Corte aos quais ele não tem acesso. Machado diz que seria necessário ter alguém com ligação com o ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF. Jucá diz que não tem uma pessoa e que Zavascki é “um cara fechado”.
O Supremo Tribunal Federal ainda não divulgou declarações a respeito das declarações divulgadas na reportagem. Segundo a Folha de S. Paulo, as gravações feitas somam mais de uma hora e estão com a Procuradoria-Geral da República (PGR). Procurada pela Agência Brasil, a PGR disse que não irá se manifestar sobre a reportagem.

 

You may also like

24 comments

Rodriguinho 24 de maio de 2016, 18:38h - 18:38

Parece que coxinha virou escondidinho…

Marte 24 de maio de 2016, 14:01h - 14:01

Estão vendendo terrenos em Marte… acho que vou morar lá.

geninha 24 de maio de 2016, 13:00h - 13:00

ESCREVI EM MARÇO DE 2016:

01)Dilma cai 02)Todos Empreiteiros são soltos 03)Cunha é absolvido e vira Vice-Presidente “de fato” 04)Lava jato diminui o ritmo 05)As manifestações amarelas da Paulista acabam 06)As acusações contra Temer são esquecidas 07)PSDB sai das sombras e compõe governo do PMDB e DEM 08)Privataria é reiniciada 09)Petrobras é “doada” ao mesmo setor privado que a roubava 10)Bolsa “Esmola” perde folego 11)Bolsa Patrão Amarelo da FIESP é aberta 12)A CPMF é aprovada com voto do PSDB 13)A Crise piora 14)Lula é preso para não ser reeleito 15)Se Ciro ou Marina subirem nas pesquisas, Moro mandará prender ambos 16)Globo e Veja triplicam venda de publicidade ao governo 17)A corrupção deixa de existir, ao menos nos noticiários 18) Fim da Justiça do Trabalho, 19) “Flexibilização das Leis Trabalhistas.

E NÃO PRECISA NEM SER MÃO DINÁ

Minha opinião 24 de maio de 2016, 13:59h - 13:59

KKKKKKKKK

Ferreira 24 de maio de 2016, 14:09h - 14:09

1- A Dilma caiu, qq um sabia disso, 2- Os empreiteiros estão na cadeia, somente estão soltos os com delação aceita, 3- Cunha não foi absolvido, muito ao contrario, está mais enrolado ainda, 4 – Lava Jato continua, vide ontem e hoje e a Zelostes também, 5 – Pararam mas devem continuar, quem tem político de estimação são os vermelhos, 6- As acusações estão em evidencia, inclusive denuncia aceita, 7- O PSDB tem os melhores quadros do pais, infelizmente sem eles não existe possibilidade de governo competente, 8- Privatização é a unica saida para esse pais, mas de verdade, não a que o PT fez, só para eles, 9- Hoje ninguém quer, conseguiram, não quebra pq é publica, 10- Bolsa Familia, bem não vou nem começar a dar opinião, o programa original da Ruth Cardoso era nelhor, verifique, 11 – Não sei, 12- Infelizemente não sei comom sair dessa sem aumento de impostos, alguém sabe?, 13- Vamos torcer para não piorar, 14 – Lula é preso pois cometeu falcatruas, 15 – Não se tem que estão na Lava Jato, dormem tranquilos quanto ao Moro, 16 – Todos os grandes meios de comunicação tiveram a mesma linha, 17- Sonho, 18- VAmos ver, 19 – Necessária

Aposentado 24 de maio de 2016, 19:29h - 19:29

Geninha, concordo com vc e me lembro quando vc postou este comentário. No globo.com hoje já não existe nem uma linha a respeito do vazamento da conspiração para retirar a presidente e calar a lava jato, a imprensa internacional ao contrário da nossa que só mostra o que lhe convém, diante dos acontecimentos atuais já não evitam mais a palavra golpe para se referir ao processo de impeachment da presidente. O advogado do PSDB travestido de ministro do STF Sr Gilmar Mendes já emitiu parecer divulgado pelas organizações Globo de que o sr Jucá estava se referindo ao cenário econômico do país, esta nem ele mesmo acredita. A imprensa vai jogar mais esta para debaixo do tapete e não se fala mais nisto.Quero ver quando aparecer, se é que vão aparecer os áudios gravados do Sergio Machado com o Sarney e o Renan, quem teve acesso disse que o áudio do Jucá é fichinha perto destes.

Aposentado 24 de maio de 2016, 19:40h - 19:40

Gente, não acredito, ressurgiu dos esgotos um rato para defender o PSDB e o FHC. Esta não, mudei de página.

Ferreira 25 de maio de 2016, 10:36h - 10:36

Amigo, de minha parte, todos, absolutamente TODOS que pisarem na bola merecem castigo, e duro….somente não tenho politico de estimação feito petistas e PeTralhas que justificam o mal feito sobre erros de 3ºs, como se isso fosse motivo
Esta cada vem mais claro pq estamos onde estamos, nivelamos por baixo

Sergio 24 de maio de 2016, 06:56h - 06:56

Só o pt tem bandidos de estimação , inclusive alguns presos. colocar um sujeito da laia do Jucá para ser ministro foi mesmo um erro. agora corrigido.

geninha 24 de maio de 2016, 12:54h - 12:54

PAREM DE SÓ ASSISTIR JORNAL NACIONAL, DISCURSO REPETITIVO P ARECEM CRIANCINHAS MALCRIADAS : PETRALHA, PT BANDIDO, DILAM ISSO, LULA AQUILO. HÁ ME POUPEM, TUDO BEM Q OPINIÃO É IGUAL NÁDEGAS, TODO MUNDO TEM A SUA, MAS A VERDADE ESTÁ AÍ, PAREM DE SER LIMITADOS INTELECTUALMENTE, PAREM DE SE EMPRENHAR PELOS OUVIDOS……….COMPRAM UM GOL/PÁLO ZERO E AI PENSAM Q SÃO ELITE.

Cida 24 de maio de 2016, 02:04h - 02:04

Só aposentado p ser petista nesse momento.Pensam assim :Ah,n vou perder meu emprego mesmo, vou torcer pro pt pq adotei um petista bonitinho q só têm nove dedos.

Aposentado 24 de maio de 2016, 19:36h - 19:36

Querida Cida, este seu raciocício é muito simplório procure estudar um pouquinho mais, ler um pouquinho mais, deixar o JN de lado um pouquinho, deixar de assistir BBB, com certeza isto vai melhorar um pouco sua capacidade de raciocínio.

VAI VENDO 23 de maio de 2016, 23:50h - 23:50

O Temer é muito fraco para presidente do Brasil. Já estou perdendo a contagem de quantas vezes ele voltou atrás.

É o que sempre digo: Advogado, professor (como ele é), médico, dentista, cardiologista, empresáiro, economista, contador (especialista em finanças) , padeiro, leiteiro, pipoqueiro podem ser excelentes profissionais em suas áreas, mas

não conhecem a Administração Pública e não entendem de Gestão Pública.

VAI VENDO 23 de maio de 2016, 23:44h - 23:44

Os petistas e eleitores simpatizantes estão alvoraçados por quê?

Não foram vocês mesmos que colocaram eles lá? Não sabiam que votando na Dilma estavam votando tbm no vice Temer?

Agora ajudem na campanha para nova eleição para presidente urgente.

Romildo-Tricolor 23 de maio de 2016, 21:26h - 21:26

Esta caindo a mascaras dos Pró impeachment ., Bando de M…. tudo isso pra barrar o lava jato kkkkke os bobos coxinhas saindo nas ruas kkkkkkkkkk

Rodriguinho 23 de maio de 2016, 19:34h - 19:34

Jucá licencia-se do cargo e reassume normalmente o posto de senador. E seguem felizes os coxinhas teleguiados e caladas as panelas, com o fim da corrupção que nos traz a Era Temer.

calango 23 de maio de 2016, 19:05h - 19:05

Alguém neste mesmo jornal fez comentário que o ministério do Temer era muito pior que o outro que tinha saído.
Não tem nem um mês de governo e deparamos com uma atitude de tamanha gravidade um ministro nomeado pelo presidente. Quem leu o diálogo deste sujeito, em outros sites sabe do que estou falando. E aqueles que tinham o poder de votar como Deley, Romário e tantos outros o que tem a dizer e aqueles que ao votar diziam pela família, por meus filhos vamos digam alguma coisa cambadas de …………

geninha 24 de maio de 2016, 12:58h - 12:58

FUI EU, VOU REPETIR O Q ESCREVI EM MARÇO DE 2016:

01)Dilma cai 02)Todos Empreiteiros são soltos 03)Cunha é absolvido e vira Vice-Presidente “de fato” 04)Lava jato diminui o ritmo 05)As manifestações amarelas da Paulista acabam 06)As acusações contra Temer são esquecidas 07)PSDB sai das sombras e compõe governo do PMDB e DEM 08)Privataria é reiniciada 09)Petrobras é “doada” ao mesmo setor privado que a roubava 10)Bolsa “Esmola” perde folego 11)Bolsa Patrão Amarelo da FIESP é aberta 12)A CPMF é aprovada com voto do PSDB 13)A Crise piora 14)Lula é preso para não ser reeleito 15)Se Ciro ou Marina subirem nas pesquisas, Moro mandará prender ambos 16)Globo e Veja triplicam venda de publicidade ao governo 17)A corrupção deixa de existir, ao menos nos noticiários 18) Fim da Justiça do Trabalho, 19) “Flexibilização das Leis Trabalhistas.

Betto 23 de maio de 2016, 19:00h - 19:00

PT nunca mais no comando do Brasil.Bota o supremo ( STF ) para comandar o pais.

Patriota 23 de maio de 2016, 21:31h - 21:31

Volta PT o único partido que deu poder pro judiciário jogar políticos ladrões na cadeia.

Aposentado 23 de maio de 2016, 17:44h - 17:44

Onde está o STF para mandar prender este cara? Ah esqueci ele nao é do PT é do governo golpista. Vale tudo.

Paulão 23 de maio de 2016, 17:39h - 17:39

Agora é licença para o Temer, licença para o Maranhão e Renan também, para o STF convocar novas eleições para presidente da república. Enquanto isso, cadeia para Jucá, Eduardo Cunha e Aécio. Fora PMDB e Fora PSDB.

Norma 23 de maio de 2016, 17:39h - 17:39

O Cara virou ministro para não ir preso, Igual Dilma fez para LULAllalalalalalalal, agora o TEMER fez o mesmo com JUCA nossa política é uma vergonha para nosso querido BRASIL, quem comanda não vale um tostão furado. VERGONHA.
Eleitor um dia isto vai mudar, as eleições estão chegando, vamos começar por baixo(Agora em 2016) daqui a dois anos chegaremos a Brasilia.

Aposentado 23 de maio de 2016, 18:10h - 18:10

Dona Norma parece que a senhora não entendeu a gravidade da questão, sugiro que leia a matéria completa lá no JB.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996