domingo, 20 de junho de 2021 - 22:05 h

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Justiça determina intervenção na Viação Sul Fluminense

Justiça determina intervenção na Viação Sul Fluminense

Matéria publicada em 6 de junho de 2019, 07:00 horas

 


Medida, segundo a prefeitura, ratifica entendimento de que a empresa não tem capacidade de operar no sistema de transporte no município

Justiça afastou diretoria da Viação Sul Fluminense

Volta Redonda – O juiz da 4° Vara Cível de Volta Redonda, Roberto Henrique dos Reis, determinou intervenção na viação Sul Fluminense. O magistrado indicou para comandar a empresa, ainda por tempo indeterminado, o advogado Antonio Cesar Boller Pinto. Ainda na decisão, o juiz determinou a demissão de todo corpo diretivo da empresa. A decisão foi dentro de um processo que solicita a recuperação judicial da empresa. Fontes da prefeitura afirmaram que a decisão daa justiça ratifica o entendimento da administração municipal de que a Sul Fluminense não tem capacidade de operar o sistema de transporte na cidade.

A prefeitura de Volta Redonda, por sua vez, segue com pedidos judiciais para realizar licitação das linhas da Sul Fluminense, que detém a maior parte das rotas.

Em 10 de maio, o prefeito Samuca Silva decretou a caducidade da concessão e determinou a licitação das linhas. O motivo: o grande número de reclamações sobre má qualidade do serviço e dos veículos. A viação foi beneficiada com uma decisão liminar, também da 4ª Vara Cível de Volta Redonda, dentro de uma ação do espólio da empresa.

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Procuradoria Geral do Município, ingressou com um agravo no Tribunal de Justiça do Rio, visando reverter a decisão de primeira instância que suspende o decreto de caducidade da concessão da viação Sul Fluminense.

Nesse sentido, o intuito da prefeitura é, ao ingressar com o agravo, debater o mérito do decreto no Tribunal de Justiça.

“Nosso objetivo agora é debater o mérito: que é o decreto de caducidade e a nova licitação. Precisamos dar um retorno positivo para a população, que merece um transporte de qualidade. A própria justiça já entende que a situação da empresa é ruim. Estamos vendo diariamente casos de ônibus quebrado, atrasos, acidentes, entre outros. A população merece um transporte melhor”, destacou o prefeito Samuca Silva.

Segundo o prefeito, durante análise da Justiça e o processo de licitação, a empresa Sul Fluminense segue prestando os serviços nas linhas. Samuca foi ao Ministério Público do Trabalho, ainda no início de maio, visando garantir a empregabilidade dos atuais funcionários, visando ter garantias de que serão aproveitados por uma futura empresa.

Sobre a atual decisão o prefeito foi enfático.

– Fico feliz da justiça reconhecer que a atual situação prejudica a cidade e os próprios trabalhadores. Estarei atento para que novos ônibus estejam circulando na cidade trazendo conforto para nosso povo – completou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

38 comentários

  1. Acho que deveria colocar outra empresa intervenção não adiantou nada para população com Agulhas negras,pra que serve isso na pratica para população ainda não vi nenhum beneficio

  2. Cade os vereadores de Volta Redonda agora?
    Carlinhos Santana…
    Deputado Marcelo Cabelereiro…
    Vocês são uma comedia!!!!

  3. Em Barra Mansa e Resende, onde já houve licitação, havia claramente interesse pessoal dos prefeitos no afastamento das empresas. Eles brigaram pessoalmente com as empresas. A motivação não foi a melhoria do transporte nem a legalização da precariedade, mas sim uma birra pessoal… Em Barra Mansa foi muito estranho. A desafeta lá era a São João Batista, que depois da intervenção do Detro nas linhas intermunicipais perdeu também as linhas municipais. Porém houve licitação no transporte da cidade como um todo, não só para suas linhas. Estranho é que quem venceu a licitação foi o mesmo empresário dono da Colitur e da Elite. O maior beneficiário aqui em VR também seria ele. O cara deve ser muito bom de lábia ou ser bastante persua$or… Essa licitação pode ser resumida a uma palavra: sofisma…

    • O poder dos empresários é muito grande para interferir na Administração Pública. São eles que escolhem o próximo governante para o povo classificar qual será o primeiro, com um ou outro de fora. Se esse outro de fora do esquema conseguir lograr êxito, ai os empresários pulam de lado.

      Desde quando a Administração Pública é conhecida é assim, ou seja, desde que elegeram o primeiro governante da história: um líder que depois deram o nome de rei que mandava em tudo. Tudo era do rei.

      E isso existe até hoje devido ao analfabetismo político do povo dos países subdesenvolvidos. Isso não acontece nos países desenvolvidos. Tanto a Microsoft do E U A ou a Sansung no Japão não dão pitacos nos governos. A rainha Elisabeth II manda eles procurar outro rumo, aliás eles já sabem e ficam de fora, como pode ser visto na discussão do BREXIT, onde os empresários locais perderão muito.

      Um exemplo daqui mesmo em VR: O Fórum das Entidades Representativas de VR que só tem empresários e nenhuma representação popular como as associações de moradores ou outras entidades.
      Esse Fórum, o mesmo do início da historia dos governos tinha outro nome: os queridos do rei.

    • Em 2014 foram os empresários do Sul Fluminense que indicaram o PEZÂO, agora preso e com suas contas públicas no vermelho.

      Em 2016 foram os empresários que elegeram o Samuca. Somente agora todos estão vendo quem são eles.

      Tanto na época do Pezão quanto na época do Samuca eu já sabia que os empresários estavam por trás.

  4. Janaína Letícia

    Acho que tem muito gente por trás disso para não sai a licitação o turma de ladrões. O dinheiro comprar tudo.

  5. Um Brasil melhor para todos!!!!!!

    Parar com essa pouca vergonha e dá um jeito nesses ônibus aí que teve um aí que perdeu o freio lá no Mariana Torres aí quando o prefeito Samuca quer arrumar esse bando de vereador barrigudo que fica aí e não faz m**** nenhuma.eu quero ver na hora que o ônibus desse perdeu o freio cheio de gente matar todo mundo aí sim a culpa vai ser desses barrigudo aí..Ou então morrer todo mundo queimado porque ontem eu andei dentro do ônibus que cherava queimado

  6. Se for para licitar, que faça para todas as linhas, não só para as da Sul Fluminense, do contrário parece mesmo perseguição. A Viação Cidade do Aço tem carros tão ruins quanto a VSF e a Pinheral não presta um bom serviço, além de ambas não recolherem impostos em VR e nem terem garagem aqui… Intervenção nas linhas é outra coisa, já aconteceu com a Agulhas Negras e de forma até rápida. Resta saber quais são as reais intenções da prefeitura…

    • Sobre as empresas concessionadas pagarem o IPVA em VR, eu concordo plenamente. Isso é serviço para os 21 vereadores de VR. Tomara eles acordem para a vida da cidade e deixem de lado os seus interesses pessoais.

    • capeta da grota do Santa cruz

      MAS AS CONDIÇÕES DA SUL FLUMINENSE SÃO PIORES…

    • Capeta, a motivação para licitação de linhas não deve ser a situação de empresa A ou B, mas sim a normatização do transporte como um todo… Se uma empresa estiver prestando mau serviço, aí tem a figura da cassação. Gothardo fez sem maiores problemas no caso Agulhas Negras, e sem ficar de bravata igual o Samuca. Foi e fez…

  7. O velho morreu ,os filhos comeram a empresa

  8. Sou a favor de novas presas de transporte de passageiros em Volta Redonda, mas o ideal seria que todas as linhas fossem explorada por mais de uma empresa dessa forma ninguém ficaria mofando nos pontos de ônibus e também não andaria em ônibus cheios

  9. Dessa vez o vereador Carlinhos Santana e o deputado Marcelo Cabelereiro defensores da empresa irão infartar. kkkkkk

  10. Já deviam ter feito isso com a Viação Pinheiral há no mínimo uns 15 anos atrás, é vergonhoso e desumano tanto com os usuários quanto para os funcionários!!!

  11. Que 90% dos ônibus da Sul Fluminense são um lixo todo morador usuário sabe disso. Caindo aos pedaços sujos por dentro e por fora.Queremos outra empresa fazendo transporte em nossa cidade. Até que enfim apareceu um Prefeito com coragem para enfrentar a máfia do transporte em VR

    • isso ai, parabéns ao prefeito SAMUCA ao secretariado MAURICIO BATISTA, que foram os únicos a encararem e darem a cara a bater perante essa empresa falida, já os senhores vereadores (não são todos) só ficam na câmera articulando uma forma de encherem o bolso com propinas por parte da empresa Sul Fluminense. DÁ-LHE SAMUCA, DÁ-LHE MAURICIO BATISTA..

    • isso ai, parabéns ao prefeito SAMUCA ao secretariado MAURICIO BATISTA, que foram os únicos a encararem e darem a cara a bater perante essa empresa falida, já os senhores vereadores (não são todos) só ficam na câmera articulando uma forma de encherem o bolso com propinas por parte da empresa Sul Fluminense. DÁ-LHE SAMUCA, DÁ-LHE MAURICIO BATISTA..

  12. Quem te viu, quem te vê! Viação Sul Fluminense já era.

    • Paulo Fernandes Tissi

      Péssimo serviço que a empresa presta à população! Queremos mais ônibus na cidade pra atender todos os bairros! No Santa Cruz que frequento há 23 anos só tem uma ou duas linhas para atender uma população de mais de 20.000 habitantes! Um absurdo!Nenhum um dos vereadores enxergam isto! Quando estou no ponto passam mais ônibus pro Santo Agostinho do que pro Santa Cruz e Sta.Rita do Zarur! Uma palhaçada isto! Abram os olhos PILANTRAS! Tenho raiva e nojo desta empresa desde 1984 quando era estudante!

  13. Meu povo! Essa intervenção não tem nada a ver com o DECRETO da Prefeitura que cassou as linhas da Sul Fluminense! Pelo que entendi é uma disputa na justiça entre os herdeiros da Viação Sul Fluminense. Enquanto os herdeiros brigam a empresa acaba e a população que se ferra!!! E Aí VEREADOR??

  14. Isso que ocorreu não se comunica com o decreto editado pelo município!
    Uma coisa é uma briga entre sócios na qual a intervenção vem para assegurar o direito das partes. Outra coisa é um decreto inconstitucional editado por um prefeito sem chance de contraditório e ainda passando por cima de uma decisão judicial que proíbe a retirada da sul fluminense sem lhe indenizar na proporção devida. Essa fonte que fez fofoca pra jornal está equivoca! São assuntos diferentes.

    • Ministério Público do Trabalho já está em cima também.

    • O Egrégio Tribunal de Justiça do Rio vai decidir.

    • FranciscoJFLacerda

      Palmas para pessoas esclarecidas como voce e que falta muito nesta cidade, e outra..licitar apenas parte do transporte da cidade também vai contra as regulações sobre o assunto onde já foi feito, foi 100%, é por aí, AMO!

    • O DECRETO Nº 15.621, o qual o Samuca declara a CADUCIDADE da empresa foi publicado em 10 de maio de 2019. Leia lá as motivações do prefeito. Verás várias chances do contraditório, talvez solicitado até pelo presidente da associação de moradores do seu bairro que a empresa desprezou por completo.

    • Desta vez eu e a população estamos do lado do prefeito, mesmo ele ter pisado na bola várias vezes..

  15. Deveriam fiscalizar também a Viação Cidade do Aço, que atende o Roma 2. Uma porcaria de emprêsa, todo dia tem ônibus quebrado, não cumpre o horário. Os ônibus estalam qdo andam parece que vai quebrar no meio. Vão esperar acontecer um acidente grave para tomar providências?

  16. Intervenção em empresa particular !
    Quer proteger quem ?

    • Porquê este prefeito não faz intervenção na OBRA do governo na Vila dos IDOSOS NO BELMONTE EM VOLTA REDONDA que esta INVADIDA. Com obras irregulares .

    • Intervenção na empresa porque ela é permissionária de serviço público, obviamente. Transporte, energia, telefonia, água, infraestruturas, etc., nenhum serviço estatal pertence a empresa alguma, ela só está autorizada a explorá-lo pelo poder concedente… A CSN é privatizada (vendida), a luz é concessionada (autorizada formalmente) e o transporte de VR é permitido (autorização precária, sem licitação)…

    • FranciscoJFLacerda

      É este o ponto chave, que eu bato nesta tecla…transporte em VR é permitido, autorização precária) então podemos concluir que NADA irá mudar de verdade enquanto não for feita uma licitação pública( autorização formal) de forma completa..com deveres, regras, leis, etc..Eles vão sempre dar jeitinhos…para não atender bem e de forma eficiente a nossa população! Como eu gostaria de que tudo viesse a tona como ocorreu no Rio…

  17. Parabéns a todos os envolvidos!

    • Se for para intervir, por favor, COLITUR linha Angra x Redonda x Paraty x Perequê e Auto Comercial em Bmansa com outro nome, aí eu acredito em Justiça, fora isso é perseguição

    • Pra mim estão perseguindo a vsf pq ele não tira as linhas da van da vsf 110 115 120 125 160 aí sim vai ajudar muito a vsf

Untitled Document