Justiça sueca arquiva parte do caso contra fundador do Wikileaks por prescrição

by Diário do Vale

Suécia – O Ministério Público da Suécia anunciou hoje (13) que arquivou o processo em que o fundador do Wikileaks, Julian Assange, era acusado de agressão sexual por duas cidadãs suecas. O motivo do arquivamento foi a prescrição dos crimes alegados. As informações são da Agência Brasil.

Outro processo, no qual Assange é acusado de violação, ainda está aberto e só prescreve em agosto de 2020.

– Julian Assange manteve-se voluntariamente longe da justiça e se refugiou na embaixada equatoriana em Londres. Passado o prazo de prescrição de algumas das acusações, vejo-me obrigada a suspender a investigação – afirmou a procuradora Marianne Ny, em comunicado divulgado em Estocolmo. Sobre a acusação de violação, “o inquérito preliminar prossegue”, precisou.

Assange está refugiado na embaixada do Equador no Reino Unido desde junho de 2012, depois de esgotados todos os recursos que apresentou contra o mandado de detenção da Suécia emitido em novembro de 2010.

O australiano, de 44 anos, nega as acusações e se recusa a ir para Estocolmo, por temer ser extraditado para os Estados Unidos, onde querem julgá-lo pela divulgação de milhares de documentos diplomáticos e militares confidenciais.

Assange e a procuradora Ny acusam-se mutuamente por não ter havido, até o momento, nenhuma audiência.

– Desde o início, eu propus soluções simples: venha à embaixada e recolha o meu depoimento ou prometa não me extraditar para os Estados Unidos. Essa funcionária sueca recusou as duas. Recusou inclusive um depoimento por escrito – afirmou Assange em comunicado.

O australiano disse-se “extremamente desiludido” por não poder dar a sua versão dos fatos e reiterou que as relações sexuais com as suecas que o acusaram foram consentidas.

A procuradora afirmou, no entanto, que Assange tem se recusado a responder às convocações da Justiça sueca.

– Desde o outono de 2010 que tento obter uma audiência com Julian Assange, mas ele sempre se esquivou – disse.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996