Juventude rural encerra festival com passeata em Brasília

by Diário do Vale

Jovens agricultores de todo o país encerraram hoje (30) o 3º Festival da Juventude Rural com uma passeata na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Cerca de cinco mil jovens se reuniram por quatro dias na capital para discutir a sucessão rural e as propostas de políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar.

Segundo a secretária da juventude do Maranhão, Simone Almeida, os jovens querem melhores condições para permanecer no campo. “Não queremos que eles sejam expulsos do campo, mas para eles permanecerem precisamos de políticas públicas, de uma reforma agrária que fortaleça a agricultura familiar, que fortaleça a agroecologia”, disse.

Em março, a Comissão Nacional de Juventude da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, entregou ao governo uma carta com as reivindicações da categoria, na expectativa do anúncio de resultados positivos durante o festival. “Fizemos essa carta-proposta que é fruto de vários festivais regionais. A realidade do país todo está nessa carta. Pedimos por assistência técnica, moradia digna, educação no campo com qualidade, estradas, tudo que venha fortalecer a permanência do jovem no campo”, explicou Simone.

Durante o festival, que começou na segunda-feira (27), o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, anunciou investimentos de R$ 5 milhões do Fundo Social para projetos de cooperativas e associações de jovens entre 15 e 29 anos, com mais de dois anos de existência, voltados para produção. Também foi assinado edital que trata da Assistência Técnica e Extensão Rural, que atenderá, em três anos, 22,8 mil jovens trabalhadores rurais de 23 estados brasileiros com assistência técnica e foco na agroecologia.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996