MPF diz que Lula comandava esquema de corrupção identificado na Lava Jato

by Diário do Vale

Brasília e Curitiba- O procurador da República Deltan Dallagnol afirmou nesta quarta-feira (14) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na [Operação] Lava Jato”. Dallagnol fez a declaração durante entrevista coletiva em que a força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) responsável pela operação, detalhou a denúncia que envolve Lula, a esposa dele, Marisa Letícia, e mais seis pessoas.

O ex-presidente foi denunciado à Justiça Federal por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, crimes cujas penas, somadas, podem chegar a 32 anos e seis meses de prisão.

Segundo os procuradores, Lula recebeu vantagens indevidas das empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras, como a compra de um apartamento tríplex em Guarujá, no litoral paulista, a reforma e decoração do imóvel, além de contratos milionários para armazenamento de bens pessoais. Essas vantagens, somadas, totalizariam mais de R$ 3,7 milhões.

Dallagnol ressaltou que a corrupção identificada nas investigações é sistêmica e envolve diversos governos e partidos. De acordo com o procurador, existe uma “propinocracia” em curso no Brasil, no qual os poderes Executivo e Legislativo trocam favores, nomeações políticas e cargos, para obter “governabilidade corrompida, perpetuação criminosa no poder e enriquecimento ilícito”.

Para Dallagnhol, o sistema é bancado por cartéis de empresas que se aproveitam do esquema para garantir a assinatura de contratos milionários com o Poder Público.

Segundo a denúncia do MPF, existem 14 evidências de que Lula é o chefe do esquema de corrupção. O trabalho da força-tarefa remete a outros escândalos de corrupção, como o do mensalão, esquema de pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio ao governo, no primeiro mandato de Lula na Presidência da República.

“Mesmo depois da saída de José Dirceu [ministro-chefe da Casa Civil na época, 2005] e com a troca de tesoureiros no Partido dos Trabalhadores, o esquema prosseguiu através do petrolão. Isso demonstra que havia um vértice em comum, e esse vértice é o Lula”, afirmou Dallagnol..

É a primeira vez que o ex-presidente é denunciado à Justiça Federal no âmbito da Lava Jato.

A denúncia inclui também o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, além dos ex-executivos da empreiteira Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Paulo Roberto Valente Gordilho, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira.

A denúncia segue agora para a 13ª Vara Federal de Curitiba, para apreciação do juiz Sérgio Moro. Caso seja acatada pelo juiz, Lula, Marisa e os outros denunciados se tornarão réus na operação.

Lula nega acusações

Denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) , o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a negar que seja dono do imóvel.

Em sua conta na rede social Facebook, Lula disse que desde 30 de janeiro tornou públicos os documentos que provariam que ele não é o dono do triplex, alvo das investigações da Operação Lava Jato.

“Lula esteve apenas uma vez no edifício, quando sua família avaliava comprar o imóvel. Jamais foi proprietário dele ou sequer dormiu uma noite no suposto apartamento que a Lava-Jato desesperadamente tenta atribuir ao ex-presidente”, diz Lula em post publicado no Facebook.

Na publicação, o ex-presidente anexou um arquivo com vários documentos que, segundo ele e seus advogados, “desmontam farsa” sobre a titularidade do imóvel localizado no Condomínio Solaris.

A denúncia do MPF também inclui os nomes da ex-primeira dana Marisa Letícia, do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro. Os outros quatro denunciados são pessoas ligadas à empreiteira Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Paulo Roberto Valente Gordilho, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira.

 

 

You may also like

17 comments

Sebastião 16 de setembro de 2016, 20:42h - 20:42

O “Circo ” da Procuradoria da União

Simulando uma gravíssima acusação, usando terminologia jurídica misturada com espalhafatosa terminologia, que a ilustre Professora de Direito Penal da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo Eloísa Machado de Almeida qualificou com muita felicidade de “pirotecnia”, o Procurador Federal Deltan Dallagnol, Procurador da República no Paraná e coordenador da força tarefa do processo identificado popularmente como “Lava Jato”, fez uma exibição circense muito espalhafatosa, representando espetacularmente uma farsa jurídica. Exibindo-se ao grande público pela televisão, fazendo a projeção de slides e tendo por base uma petição de 149 páginas, o Procurador Dallagnol apresentou o ex-Presidente Lula como “comandante máximo de uma organização criminosa”, “general”, “maestro”, dizendo que agora o Ministério Público Federal chegou ao topo da hierarquia da organização criminosa.

Jurista afirma que peça de acusação contra Lula é farsa jurídica

Esse espetáculo circense poderia até ser considerado engraçado e pitoresco, um padrão original e divertido de simulação de uma investida jurídica, se não fosse usada a máscara de desempenho da Procuradoria da República, instituição respeitável e da mais alta responsabilidade, que tem sua elevada autoridade baseada num trabalho sério e juridicamente bem fundamentado em defesa dos interesses do povo brasileiro. Na realidade, como foi bem observado pela eminente Professora de Direito Penal acima referida e também assinalado no noticiário do evento, no mencionado espetáculo circense foram feitas essas acusações ao ex-Presidente Lula sem apresentar um único ato do ex-Presidente que justificasse aquele enquadramento. Com efeito, como bem ressaltou a ilustre mestra, durante o espetáculo divulgado pela televisão foram referidos, como denúncia, fatos diversos, entretanto “a denúncia faz um alerta, em rodapé, dizendo que parte dos fatos é “narrada para efeitos de contextualização”, não imputados como crimes na petição. Logo, parte das acusações seria elocubrações” (cf. “O retorno do mensalão”, artigo publicado no jornal “O Estado de São Paulo”, Ed. De 15-9-16, pág.A4). Daí sua conclusão de que se tratou de mera “pirotecnia”.

Para avaliação do significado do espetáculo apresentado como denúncia, é importante assinalar, uma vez mais, que não foi apresentado um único fato, não foi referido qualquer ato do ex-Presidente que pudesse dar fundamento à denúncia. Além disso, e tendo em conta que o aparente denunciante é Procurador Federal, se houvesse seriedade, e não apenas simulação, na espetaculosa denúncia, o Procurador deveria ter tomado por fundamento jurídico o artigo 288 do Código Penal e a Lei Federal 12850, de 2013, denominada “Lei de Organização Criminosa”, nos quais as praticas referidas pelo Procurador Dallagnol são definidas como crime, dizendo o referido artigo do Código Penal que é crime “associarem-se três ou mais pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes”. Não é aceitável que um Procurador da República, que, além de tudo, é atualmente o coordenador de uma força tarefa instituída num procedimento criminal, ignore esse dispositivo. Então vem inevitavelmente a pergunta: por qual motivo, apresentando publicamente e com linguagem pirotécnica uma espetaculosa denúncia, ele não apontou fatos que a justificassem e não fez o enquadramento jurídico da denúncia? A conclusão final destas considerações é que a Procuradoria Geral da União deve ser alertada e deve agir com rigor para impedir que outros Procuradores, pela ambição de ganhar evidência ou por qualquer outra razão também inaceitável, envolva desse modo o nome da instituição, que tem a mais alta responsabilidade social e que deve ter desempenho inatacável, para gozar da confiança e da admiração do povo brasileiro.
By JB

Carlos tocafita 16 de setembro de 2016, 07:49h - 07:49

Osmar Madeira, quer que eu faça a dedução científica a que me levou “à convicção de que ele é bilionario?
Vou usar apenas uma das premissas: ENTRE OS PRÓXIMOS DE LULA, ESTÁ SUA FAMILIA.
JUNTANDO OS MILHÕES DE CADA UM, VAI DAR BILÃO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

Carlos tocafita 16 de setembro de 2016, 07:49h - 07:49

DI BILHÃO

Skywalker 15 de setembro de 2016, 14:31h - 14:31

Só provaram que qualquer argumento vale para parar as investigações dos demais.
Justiça corrupta e perseguidora.
Não que o Lula seja plenamente inocente. O incrível é que as pessoas não enxergam o real objetivo dessas presepadas da justiça.

Osmar Madeira 15 de setembro de 2016, 12:02h - 12:02

Quando um procurador diz, como ontem, “Não temos como provar, mas temos convicção”, acaba se igualando a palpiteiro de site de jornal…

Carlos tocafita 15 de setembro de 2016, 13:31h - 13:31

“UM ARGUMENTO É CONVINCENTE SE, SE SOMENTE SE, A HIPÓTESE DAS PREMISSAS DO ARGUMENTO TORNARIA A VERDADEDA CONCLUSÃO PROVÁVEL”.

VEJAMOS: O MPF DENUNCIOU A MAIOR QUADRILHA NO GOVERNO BRASILEIRO.
A – TODOS OS ENVOLVIDOS ERAM PRÓXIMO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
B – TODOS FORAM NOMEADOS PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
C – TODO PRODUTO DO ROUBO ERA MANDADO PARA O PT.
D – O PT É O PARTIDO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
E – TODOS OS ENVOLVIDOS FICARAM BILIONÁRIOS.
F – O PRESIDENTE FICOU BILIONARIO E O BRASIL QUEBROU.
“O PRESIDENTE É O CORONÉ” PARA QUE PROVAS?

Carlos tocafita 15 de setembro de 2016, 13:42h - 13:42

O LULA ERA TÃO “CONVICTO” DA IMPUNIDADE À S3EUS DESMANDOS, QUE ELE MESMO VOCIFEROU:
– SÓ EU POSSO BOTAR FOGO NESTE PAÍS.!
– EU SOU UMA COBRA VENENOSA. ERRARAM EM PISAREM NO MEU RABO E NÃO CORTAREM MINHA CASBEÇA!
ISSO SEM CONTAR AS INSINUAÇÕES CONTRA O PODER JUDICÁRIO DO PAÍS.
COMO DIZ O VELHO DITADO: “ANTES TARDE DO QUE NUNCA”
TAÍ, DEGOLARAM A CABEÇA DA JARARACA.

Osmar Madeira 15 de setembro de 2016, 21:34h - 21:34

Tocafita, faça um favor a si mesmo: pare de acreditar em tudo o que lê em rede social, para não ser mais um na boiada “Lulinha-dono-da-Friboi”. Só um exemplo: de onde você tirou esse negócio de “Lula bilionário”? E procure escrever de maneira civilizada, desativando o “caps lock”.

André Luis 15 de setembro de 2016, 09:35h - 09:35

Lula poderá ser preso nessa operação? Resposta Não
Lula era o chefe da quadrilha do PT? Resposta sim
O que poderá acontecer com Lula? Resposta nada

Fonseca 15 de setembro de 2016, 09:34h - 09:34

Existem mais provas e indícios hoje do que tinham contra o Collor, e naquela época não foi golpe, inclusive o Lindberg “cara pintada” junto com o cumpanheiro puxou o movimento, depois se aliaram é claro….tem mais coisa ai, o Marcos “carequinha” Valeiro está abrindo o bico, a coisa vai piorar……..quem se apresenta como símbolo da honestidade de transparência tem que agir como tal…já vão tarde para Curitiba

Carlos tocafita 15 de setembro de 2016, 10:29h - 10:29

E OLHE QUE O CUNHA AINDA NÃO ABRIU A BOCA!

Lula ladrão cachaceiro 15 de setembro de 2016, 07:59h - 07:59

Deixe eu quieto, tamo junto, 2018 é nois roubando de novo. só porque sou cachaceiro, sem vergonha, ladrão, picareta, salafrário e faço todo mundo de bobo.

Rodolfo Dias 14 de setembro de 2016, 22:27h - 22:27

O melhor foi a declaração procurador federal “Não temos como provar, mas temos convicção!”, que juntamente com aquele power-point ridículo viralizou como piada nas redes sociais…

perito 15 de setembro de 2016, 14:50h - 14:50

Defendendo quem te rouba? É um trouxa mesmo.

Rodolfo Dias 15 de setembro de 2016, 21:40h - 21:40

Se vc tem a prova de roubo, apresente a denúncia; ou é cúmplice? Ou, quem sabe, trouxinha com vocação para papagaio? Você não é aquele idiota que meses atrás esperneou aqui, assegurando que Lula (ou Lulinha, não lembro), tinha um jatinho de 50 milhões? Pediram pro cara indicar a fonte e depois o idiota ficou com cara de forévis e disse que “errou”? Que mané, errou… MENTIU. Ou, na melhor das hipóteses, foi manipulado, como sempre. Ah, pobre de direita…

Efraim 19 de setembro de 2016, 11:38h - 11:38

Esse perito aí é papagaio de pirata da revista veja, eleitor do bolsomonstro. kkkkkk Perda de tempo abrir diálogo com pulhas, só conhecem baixarias e xingamentos.

Carlos tocafita 14 de setembro de 2016, 16:09h - 16:09

LAZARETO OU CÂNDIDO MENDES, NÃO IMPORTA O NOME. PELO O ANDAR DA CARRUAGEM, O GOVERNO TEM QUE REATIVAR ESTAS INSTALAGENS PARA ACOMODAR O LULA & CIA LMTDA.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996