Lei de Fernando Martins desburocratiza alvará de templos

by Paulo Moreira

Templos religiosos terão alvará desburocratizado

Volta Redonda – A Lei 5.475/2018, de autoria do vereador Fernando Martins, já está em vigor na cidade de Volta Redonda, aguardando a regulamentação que será feita pelo prefeito Samuca Silva. Com a nova legislação, os procedimentos de solicitação de alvará de funcionamento para templos religiosos serão menos burocráticos, por parte do poder público.
– Entendo que as atividades desenvolvidas pelos templos religiosos contribuem para o bem social, seja nas ações que desenvolvem ou nos conteúdos que propagam, por isso precisamos facilitar a obtenção de alvará de funcionamento para essas entidades – falou o vereador Fernando Martins.
A lei Templo Legal visa a concessão de alvará autorizativo de funcionamento a templos religiosos estabelecidos em edificações de até 900 m2, desde que comprove funcionamento e apresente a documentação exigida pelo poder público, entre elas, o atestado técnico de profissional habilitado confirmando as condições de segurança e estabilidade do imóvel para comportar a atividade.
De acordo com o vereador Fernando Martins, a principal mudança está no prazo para o poder executivo emitir o parecer sobre a liberação do documento. Com a Lei Templo Legal, o poder executivo terá um prazo de 72 horas para dar um retorno para o requerente. Em caso de restrições, o responsável pelo templo religioso terá até 90 dias para cumprir as exigências. Outro aspecto da lei diz sobre a utilização de lojas comerciais como templos religiosos.
– Atualmente, lojas comerciais não podem ser usadas para abrigar um templo religioso. É necessário fazer um projeto e mudar a destinação do imóvel na documentação. Com a lei Templo Legal, isso não será mais necessário, desde que o imóvel atenda aos requisitos de segurança para a atividade religiosa ao qual se destina. Precisamos diminuir a burocracia, para o cidadão, nos órgãos públicos – explicou o vereador Fernando Martins.
Para dar entrada na solicitação do alvará de acordo com a nova legislação, o cidadão precisa apresentar a Consulta Técnica Prévia (CTP) eletrônica ou manual (caso o imóvel não possua inscrição imobiliária), o laudo da secretaria do Meio Ambiente para comprovar as questões acústicas de emissão de som, comprovação de titularidade do imóvel ou contrato de locação, ata e estatuto do templo religioso e o CNPJ.
– O Poder público estava devendo uma legislação para a regularização dos templos religiosos em nossa cidade. Com regras claras, a Lei Templo Legal vai garantir o direito de culto das diversas religiões, com a garantia de encontros em local organizado, acessível e seguro para os frequentadores – afirmou o vereador Fernando Martins.
Para o pastor Marcos Paulo de Oliveira, presidente do Conselho de Pastores de Volta Redonda (Copevre) a Lei Templo Legal é um ponto de partida para a desburocratização para a regulamentação das igrejas em Volta Redonda.
– As igrejas precisam andar na lei, pelo testemunho de seriedade e idoneidade, e antes tínhamos um problema muito grande para viabilizar o alvará de funcionamento devido a grande burocracia por parte do poder público. Essa lei é fundamental para que as igrejas consigam regularizar a situação dos templos religiosos na cidade – comemorou o pastor.

You may also like

10 comments

Aposentado 14 de março de 2019, 22:41h - 22:41

Vereador quer facilitar funcionamento de igrejas evangélicas com o propósito de criar currais eleitorais e arrecadação monetária.

POMBO 14 de março de 2019, 16:23h - 16:23

O CHORO É LIVRE PETRALHAS OS EVANGELICOS SALVARAM O BRASIL, QUANDO VOTARAM NO BOLSONARO, VIVA A FAMILIA, A RELIGIAO. COMUNISTA NUNCA MAIS KKKKKKKKKK

José 14 de março de 2019, 14:06h - 14:06

Templo e religiosos pilantras dão cria em maior quantidade que coelhos, gatos, periquitos… Não aguento mais falação sobre evangélicos e E-manuelle “Araujo” Frango !! Chega !!

OleitorVR 14 de março de 2019, 13:43h - 13:43

Vai ser a maior gritaria .isso aí é pra angariar votos

Leitor VR 14 de março de 2019, 12:52h - 12:52

Protestantismo tá destruindo o Brasil.

Alves 14 de março de 2019, 11:47h - 11:47

Crente não deveria ter direito a voto por isso.
Não há geração de emprego no município, os jovens recém graduados estão tendo que sair da cidade; as condições das escolas públicas municipais estão precárias; não há qualidade no atendimento na saúde… Mas o mais importante, ao ver do vereador, é desburocratizar algo que nunca foi burocrático. Se até o momento há uma igreja evangélica a cada esquina, aguarde para vê-las se multiplicarem. Por que não tratam de cobrar IPTU das já existentes no lugar de ajudarem a criar mais?
Agora é aguentar um sujeito desses (e vários outros do mesmo naipe) até o término do mandato. Espero que os “irmãos” não o re-elejam mas sei que isso já é querer demais.

mane do açude 14 de março de 2019, 10:09h - 10:09

Deveria ter uma lei proibindo lider religioso ser candidato a qualquer coisa, o raça que não agrega nada a sociedade a maioria é vagabundo trabalho nem pensar. Querem exemplos Edir Macedo, Malafaia, RR Soares, Valdomiro do chapeu, Albertassi, Damares, Crivela e milhares de outros enganadores e o pior tem milhões de seguidores que o idolatram falam em Jesus mais o que querem mesmo é dim dim.

Sebastiao Eduardo 14 de março de 2019, 09:35h - 09:35

Daqui há pouco, haverá mais templos qmdo que moradores em volta redonda. E olha que sou evangélico. Falta do que fazer. É só para criar curral eleitoral.

Roberto Caldas 14 de março de 2019, 08:43h - 08:43

Assim fica mais rápido a obtenção do alvará para as ovelhinhas poderem contribuir com dízimo, trízimo e compra de lotes no céu. Quero ver é fiscalizar a poluição sonora que estes templos produzem!!! Não têm coragem para fiscalizar pois precisam do apoio destes pastores!!

Toddy 14 de março de 2019, 01:27h - 01:27

Esse porcaria só sabe pensar nisso. E é óbvio que criará um curral eleitoral de evangélicos. Morava aqui na portaria do meu prédio. Sujeito malandro. Sempre foi. Só ajuda os “irmãos” A política deixou de ser laica.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996