itatiaia- O condomínio empresarial LOG vai utilizar parte do percentual concedido pela atual Lei de Incentivos Fiscais de Itatiaia na realização de obras de reforma e conservação da Escola Municipal Geralda Alves, no bairro Vila Esperança. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Xavier; a Secretária de Educação, Márcia Sabadini; e o Supervisor do empreendimento, Antônio Macedo, da cidade estiveram na manhã desta quarta-feira (11) na unidade escolar. O objetivo da visita técnica foi definir os serviços que deverão ser realizados inicialmente e acertar um cronograma de trabalho para a execução dos trabalhos.
De acordo com o Supervisor do condomínio empresarial LOG, Antônio Macedo, a ideia do empreendimento é viabilizar as obras de reforma o mais rápido possível. Segundo ele, o pessoal técnico designado para vistoriar a unidade deve, nos próximos dias, fazer uma inspeção, em conjunto com a direção da escola, para definir as prioridades a serem atendidas neste momento.
A diretora da Escola Municipal Geralda Alves, Renata Alves Sardanha, informa que o estabelecimento de ensino é a única Pré-Escola do bairro e atualmente atende 49 crianças, entre 4 e 6 anos, em uma turma de Pré-II no primeiro turno e duas de Pré-I no segundo turno. A equipe da escola é composta por 16 funcionários, incluindo uma diretora geral, duas orientadoras, uma coordenadora, uma auxiliar de secretaria, quatro professoras, um professor de educação física, dois auxiliares, duas merendeiras e duas serventes.
A unidade surgiu como creche comunitária em 11 de dezembro de 1994, idealizada pela moradora da localidade, Marlene Alves Corrêa. Devido à falta de condições financeiras para manter os trabalhos, a entidade encerrou suas atividades em dezembro de 2008. Em fevereiro de 2012, a Prefeitura reinaugurou o espaço como Pré-Escola, sob o nome de Escola Municipal Geralda Alves, em homenagem à mãe da antiga presidente, Marlene Alves.
“Conversando com os professores e o pessoal de apoio, percebemos que a conclusão do segundo pavimento, inacabado, é uma demanda prioritária. O espaço é grande e permitiria a ampliação de nossas atividades”, afirma.
A Secretária de Educação, Márcia Sabadini, avalia como importante o apoio da iniciativa privada na reforma e manutenção de unidades escolares. Segundo ela, essa parceria, em que empreendedores usam parte do percentual concedido em projetos que contemplem questões sociais, gera benefícios para as comunidades contempladas.
“As obras que o condomínio empresarial LOG pretende realizar na Escola Municipal Geralda Alves serão importantes para nos ajudar a viabilizar nosso projeto de implementar ensino em tempo integral na unidade”, frisa.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Xavier, lembra que o condomínio empresarial LOG possui 17 módulos, onde funcionam 11 empresas. Nelas trabalham cerca de 200 colaboradores ligados aos empreendimentos que utilizam os armazéns existentes no local.
“A boa relação que a administração municipal construiu com a iniciativa privada está permitindo que a cidade colha frutos importantes, como essa parceria para a realização de obras em escolas. É bastante positivo termos a participação efetiva das empresas. O Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori foi uma das unidades de ensino atendidas por essa parceria. Ali, a IBRAME realizou importantes serviços. Agora o condomínio empresarial LOG vai viabilizar sua contrapartida pelos benefícios recebidos, somando-se nessa iniciativa. Estamos em contato com outras empresas, que também manifestaram sua intenção de ser nossas parceiras nessa ação”, comenta.