domingo, 17 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Lei Rouanet: Booktruck já levou leitura a mais de 86 mil pessoas

Lei Rouanet: Booktruck já levou leitura a mais de 86 mil pessoas

Matéria publicada em 12 de dezembro de 2018, 09:30 horas

 


Além do acesso a diversas obras, a iniciativa promove atividades lúdicas para crianças e adolescentes

Despertar o gosto pelo livro e incentivar a leitura. Essas são as propostas do Booktruck, uma biblioteca sobre rodas que, por meio de uma van, levou um acervo de 800 títulos a diversas escolas públicas e praças de 22 cidades do Centro-Oeste, Sul e Sudeste do País. Com apoio da Lei Rouanet, o projeto beneficiou, entre junho e dezembro deste ano, cerca de 86 mil pessoas.
Além do acesso a diversas obras, que contemplam autores modernos e os grandes clássicos da literatura nacional e internacional, a iniciativa promove atividades lúdicas para crianças e adolescentes. Entre elas, rodas de leitura, contação de histórias e teatro. Outro destaque é o mascote, apelidado de bookinho – um boneco desajeitado com cabeça grande – que traz à tona conversas sobre bullying e importância da inclusão social.
– Nós acreditamos que a leitura transforma vidas. A ideia do Booktruck, a exemplo dos foodtrucks, é alimentar as pessoas, mas culturalmente. Percebemos, ao longo do projeto itinerante, que elas têm fome”, explica Renato Paixão, coordenador do projeto. “O projeto serviu para estimular os alunos, tanto crianças quanto adolescentes. Hoje, 55% das escolas não têm uma biblioteca ou uma sala de leitura – conta.
Para o coordenador, o uso da Lei Rouanet é fundamental. “Eu defendo essa lei de incentivo com unhas e dentes”, brinca. “As pessoas demonizam a lei sem saber o que é. A lei de incentivo é isso. Esse é um dos exemplos do bom uso da lei, são esses projetos que democratizam a cultura e promovem a leitura gratuitamente”, diz.
A iniciativa, da empresa VR projetos, foi aprovada pela Lei Rouanet uma captação de até R$ 536 mil. Desse montante, 81,64% foram efetivamente captados. Vera Shida, diretora de projetos da VR, tem longo histórico do uso da lei para projetos de incentivo à leitura e disse que, no caso do Booktruck, ela garantiu a viabilização do empreendimento.
– Recebemos muitos feedbacks das pessoas de como os livros abrem janelas para o mundo e como abrem cabeça. Sem Lei Rouanet, isso não seria possível. Para mim, essa lei é importante para transformações sociais”, afirma. “Trabalho com ela desde 1998. Na época, foi um projeto de entrega de livros a escolas que eram muito carentes de livros novos, lembro que as bibliotecárias choravam, faziam bolos para nos receber. Ali despertou minha vontade de trabalhar com livros, já formei muitos leitores – completa.
O retorno do investimento foi grande. “O Booktruck cria o encanto da criança pelo livro e desperta a vontade de ela pegar um livro para ler. Tivemos um excelente público”, avalia. “Na maioria dos projetos, as escolas têm que se deslocar e nós vamos até lá porque, às vezes, as crianças não vão porque não tem transporte”, acrescenta.
No último sábado (8), a van passou em seu destino final: Luziânia (GO). O veículo será doado para a Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura do Rio Grande. A entidade continuará, após receber treinamento, com o projeto voltado para populações ribeirinhas.
– A expectativa é que, em 2019, a gente faça uma segunda edição do Booktruck e, ao final, doemos para outra instituição e assim multiplicar o projeto – afirma Vera.
Saiba mais: http://booktruck.com.br

#Lei RouanetGeraFuturo
Esta matéria faz parte da campanha #LeiRouanetGeraFuturo, lançada no portal e nas redes sociais do Ministério da Cultura para elevar o conhecimento da população sobre este importante mecanismo de fomento. Diariamente, conteúdos e depoimentos sobre o funcionamento e a importância da Lei estão sendo disponibilizados, e culminarão com a divulgação de pesquisa inédita sobre o impacto econômico da Lei Rouanet sobre a economia do Brasil. A pesquisa será divulgada no dia 14 de dezembro, durante o Fórum Exame de Economia Criativa, realizado pela Revista Exame, no Instituto Tommie Ohtake, em São Paulo, e reproduzida nos canais do MinC.
Os fóruns da revista Exame acontecem anualmente e reúnem os principais líderes e empresários do País, para discutir questões importantes para o desenvolvimento do ambiente de negócios no Brasil. O objetivo é promover a troca de ideias e de experiências que contribuem para a tomada de decisão.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Avatar

    O booktruck que leva livros para a população recebeu apenas 86 mil reais. Enquanto isso, artistas já consagrados e podres ricos ganham milhões com essa lei!
    TA SERTO!

  2. Avatar

    Verdadeiro fodetruck!!!!! sem mais comentários.

    • Avatar

      Pra quê educação e cultura, não é mesmo?
      Para assistir o FRAMENGO jogar tomando uma Brahma e “queimando uma carninha” não precisa disso…

Untitled Document