Lei Seca lança aplicativo do ‘soprinho’ para crianças

by Diário do Vale

Ferramenta ensina de forma lúdica sobre a segurança no trânsito (Foto: Governo do Estado)

Rio – O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, nesta sexta-feira (30), o aplicativo do Soprinho, personagem infantil da Operação Lei Seca. Disponível gratuitamente na plataforma Android, o aplicativo tem o objetivo de fazer com que crianças, de 7 a 12 anos, aprendam com o ‘Soprinho e seus amigos’ como deixar o trânsito mais seguro.

O coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade, reforça frequentemente que a ação tem importância fundamental no papel de provocar mudança de comportamento na sociedade, seja através das ações diárias de fiscalização e da educação.

– Com o aplicativo do Soprinho, queremos alcançar ainda mais o público infantil. Com a linguagem digital que as crianças dominam, elas poderão tomar cada vez mais consciência da importância dos cuidados no trânsito, e serão, certamente, importantes agentes transformadores da realidade que mata e fere milhares de pessoas no trânsito brasileiro todos os dias – explicou o coordenador da Operação.

O desenhista Daniel Azulay, criador do personagem, esteve no lançamento do aplicativo, na Escola Municipal Anne Frank, em Laranjeiras.

– O personagem soprinho aborda de forma lúdica, afetiva e divertida a questão da segurança no trânsito. O contato com essa importante realidade desde cedo é muito importante para as crianças que criam a consciência sobre o perigo de beber e dirigir e consequentemente conscientizam seus pais dentro de casa. É uma honra fazer parte desse projeto de extrema relevância – disse Azulay.

Passatempos incentivam crianças

Através de passatempos divertidos, como jogo da memória, caça-palavras e quebra-cabeça, as crianças poderão aprender como deixar o trânsito mais seguro e se tornarão Agentes Júnior da Lei Seca. Elas têm seus conhecimentos testados em um quiz com perguntas sobre o universo do trânsito e passarão a ser Agentes Júnior identificados com uma carteirinha virtual.

Outro passo importante para se tornar Agente Júnior da Lei Seca é realizar um checklist para inspecionar o carro antes de viajar. Além disso, o gibi do Soprinho também estará disponível na forma digitalizada para a leitura da criançada. Os quadrinhos ‘Soprinho e seus Amigos’ contam a história de Pedrinho e sua turma em seu primeiro contato com o personagem Soprinho, que é a figura de um bafômetro. O gibi contém informações sobre o risco da mistura álcool e direção.

Rita de Oliveira, mãe de Alex Samuel, de 10 anos, aprovou o aplicativo.

– Meu filho entendeu a importância de beber e não dirigir – disse Rita.

Vidas preservadas

A Operação Lei Seca fiscaliza motoristas para evitar acidentes de trânsito há 9 anos. E, desde então, o número de pessoas alcoolizadas flagradas ao volante vem caindo gradualmente: de 7,9% para 4,3%. Além das fiscalizações, são realizadas ações educativas e palestras em escolas, universidades e empresas. Desde o início da Operação Lei Seca, foram realizadas mais de 21 mil ações de fiscalização por todo o estado e mais de três milhões de motoristas foram abordados.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996