Líder talibã está morto, diz porta-voz do serviço secreto afegão

by Diário do Vale

Cabul – O líder talibã mulá Omar está morto, anunciou nesta quarta-feira, em Cabul, um responsável do serviço de informação afegão, citado pela agência de notícias France Press (AFP). “O mulá Omar está morto. Morreu num hospital de Karachi (Sul do Paquistão) em abril de 2013, em circunstâncias misteriosas”, disse o porta-voz do serviço secreto afegão, Haseeb Sedigi, à AFP, após rumores sobre a morte do chefe supremo dos talibãs.

Os talibãs não confirmaram nem desmentiram oficialmente a morte do mulá Omar, que não é visto em público desde 2001.

Desde essa data, e no decorrer de um sangrento conflito, cuja intensidade não diminuiu, diversos boatos, não confirmados, davam como certa a morte do chefe talibã, que, segundo fontes, se refugiou no país vizinho Paquistão após a queda do regime.

Os rumores ganharam força no dia de hoje, dois dias antes de um próximo ciclo de discussões entre Cabul e os talibãs, após as rodadas de negociação no início de julho em Murree, perto da capital paquistanesa, Islamabad.

Um alto responsável do governo afegão tinha declarado anteriormente, sob anonimato, que o mulá Omar “morreu há dois anos vítima de doença e foi enterrado” no Sul do Afeganistão, na sua região de origem. Segundo a fonte, a morte foi confirmada ao governo afegão pelos responsáveis paquistaneses. “Pelas informações que tenho, está morto”, admitiu à AFP um respresentante talibã, acrescentando não ter detalhes sobre as causas e a data exata da morte do líder.

A confirmação surge horas depois de o governo afegão ter anunciado que estava investigando as informações relativas à morte do mulá Omar.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996