Líderes europeus estão próximos de um acordo com a Grécia

by Diário do Vale

Berlim – Depois de uma inesperada reunião na noite de ontem (1º), em Berlim, entre líderes da Alemanha, França, Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional (FMI), deve ser apresentada uma proposta ao governo grego, ampliando as chances de um acordo sobre a dívida do país. Sinais de progresso nas conversas com a Grécia agitaram o mercado financeiro esta manhã, elevando o euro ao seu mais alto nível nos últimos dez dias.

A informação não foi bem recebida, porém, pelo primeiro-ministro grego, Aléxis Tsipras, que pode resistir a um acordo imposto pelos credores. “Não estamos esperando que eles submetam uma proposta.”

Tsipras informou hoje (2), em entrevista coletiva, que “um plano realista” de reformas foi submetido ontem à noite aos credores e que Atenas aguarda uma decisão dos líderes europeus sobre o documento. “Agora, está claro que a decisão é se eles querem se ajustar ao realismo e sair da crise sem uma divisão na Europa”, observou.

O vice-primeiro-ministro da Alemanha, Sigmar Gabriel, disse esta manhã que está feliz com a iniciativa dos líderes europeus em buscar um acordo. “É certo que a Alemanha e a França estão fazendo nova tentativa de encontrar uma solução, pois as consequências políticas de uma falência grega para a zona do euro seriam, imensas. Acho que muitos têm a impressão de que somos melhores (sem a Grécia), mas a verdade é que se quebrarmos o primeiro pedaço, a União Europeia não seria a mesma”.

A Grécia, União Europeia e o Fundo Monetário Internacional tem até sexta-feira (5) para concluir as negociações, garantindo assim tempo necessário para que o acordo receba aprovação parlamentar antes que o programa de ajuda ao país termine, no fim do mês.

O governo grego tem que fazer, na sexta-feira (5), o pagamento de 300 milhões de euros (cerca de R$ 1 bilhão) ao Fundo Monetário Internacional, mas há dúvidas de que conseguirá cumprir com suas obrigações financeiras sem uma nova injeção de recursos estrangeiros.

You may also like

1 comment

ÊTA POVINHO 2 de junho de 2015, 18:33h - 18:33

1 Bilhão de reais é a arrecadação anual de VR. Se a Grécia não tem esse valor é porque a coisa está feia mesmo.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996