>
terça-feira, 5 de julho de 2022 - 12:33 h

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Light converte fiação aérea para subterrânea no Centro Histórico de Vassouras

Light converte fiação aérea para subterrânea no Centro Histórico de Vassouras

Matéria publicada em 29 de abril de 2022, 15:07 horas

 


Iniciativa moderniza a infraestrutura do centro histórico, melhorando o fornecimento da energia e preservando o patrimônio histórico

A iniciativa faz parte do projeto “Vale do Café: conexões e desenvolvimento”, que será lançado nesta sexta-feira (29/04) – Foto: Divulgação.

Vassouras- A rede aérea de energia elétrica do Centro Histórico de Vassouras, no Centro Sul fluminense, será convertida em rede subterrânea, permitindo o aumento da carga e, consequentemente, uma melhora na qualidade do fornecimento de energia aos equipamentos culturais, localizados no Centro Histórico.

A iniciativa faz parte do projeto “Vale do Café: conexões e desenvolvimento”, que será lançado nesta sexta-feira (29/04). Realizado pelo Instituto Cultural Cidade Viva, o empreendimento conta com o patrocínio da Light, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e em parceria com a Prefeitura de Vassouras. As obras, que abrangem a Praça Barão de Campo Belo, vão modernizar a infraestrutura atual da cidade, valorizando os bens históricos e arquitetônicos, que são protegidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Na primeira fase do projeto, serão elaborados os projetos executivos e serviços preliminares e obras civis iniciais e de infraestrutura. Outro ponto importante é o monitoramento arqueológico com resgate de artefatos e ações de relacionamento com a comunidade. A etapa que dará continuidade às obras civis e de infraestrutura será iniciada no segundo semestre de 2022.

O ‘Vale do Café: conexões e desenvolvimento’ prevê ainda a realização de três seminários para discutir as particularidades, desafios, e potencialidades culturais da região e ainda a elaboração de um estudo de sustentabilidade. O objetivo é conhecer e mapear o atual momento da região e de seus novos equipamentos culturais, dispondo de subsídios para as mais diversas ações do projeto.

– A Light entende o quanto é importante para o desenvolvimento de Vassouras o projeto de revitalização do Centro Cultural da cidade e o trabalho de transferência da rede elétrica aérea para uma subterrânea. Vamos conseguir melhorar ainda mais a prestação do nosso serviço, aumentando a nossa capacidade de fornecimento de energia para os novos centros culturais que surgirão na cidade. Isso é valorizar o patrimônio histórico brasileiro e apoiar o turismo, que é uma fonte de recursos tão importante para Vassouras – diz a diretoria Jurídica, de Relações Institucionais e Comunicação Empresarial da Light, Déborah Brasil.

O Projeto integra um conjunto de ações culturais, que a companhia está realizando na região.

Festival de Cinema

O 1º Festival de Cinema de Vassouras, que conta com o patrocínio da Light, é mais uma dessas ações. A mostra, que acontecerá no Centro de Convenções da cidade entre os dias 22 e 29 maio, vai além da exibição das sessões gratuitas e abertas para toda a população, e irá promover debates, mesas temáticas e diálogos audiovisuais.

O festival é dedicado à exibição e promoção de obras audiovisuais por meio da realização de mostras competitivas e não competitivas de filmes longa-metragem brasileiros; longa-metragem documentários; filmes de longa-metragem de animação; curta-metragem brasileiros e regionais.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. kilindo, agora quem vai tomar choque são as minhocas…

Untitled Document