Light converte fiação aérea para subterrânea no Centro Histórico de Vassouras

by Diário do Vale

A iniciativa faz parte do projeto “Vale do Café: conexões e desenvolvimento”, que será lançado nesta sexta-feira (29/04) – Foto: Divulgação.

Vassouras- A rede aérea de energia elétrica do Centro Histórico de Vassouras, no Centro Sul fluminense, será convertida em rede subterrânea, permitindo o aumento da carga e, consequentemente, uma melhora na qualidade do fornecimento de energia aos equipamentos culturais, localizados no Centro Histórico.

A iniciativa faz parte do projeto “Vale do Café: conexões e desenvolvimento”, que será lançado nesta sexta-feira (29/04). Realizado pelo Instituto Cultural Cidade Viva, o empreendimento conta com o patrocínio da Light, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e em parceria com a Prefeitura de Vassouras. As obras, que abrangem a Praça Barão de Campo Belo, vão modernizar a infraestrutura atual da cidade, valorizando os bens históricos e arquitetônicos, que são protegidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Na primeira fase do projeto, serão elaborados os projetos executivos e serviços preliminares e obras civis iniciais e de infraestrutura. Outro ponto importante é o monitoramento arqueológico com resgate de artefatos e ações de relacionamento com a comunidade. A etapa que dará continuidade às obras civis e de infraestrutura será iniciada no segundo semestre de 2022.

O ‘Vale do Café: conexões e desenvolvimento’ prevê ainda a realização de três seminários para discutir as particularidades, desafios, e potencialidades culturais da região e ainda a elaboração de um estudo de sustentabilidade. O objetivo é conhecer e mapear o atual momento da região e de seus novos equipamentos culturais, dispondo de subsídios para as mais diversas ações do projeto.

– A Light entende o quanto é importante para o desenvolvimento de Vassouras o projeto de revitalização do Centro Cultural da cidade e o trabalho de transferência da rede elétrica aérea para uma subterrânea. Vamos conseguir melhorar ainda mais a prestação do nosso serviço, aumentando a nossa capacidade de fornecimento de energia para os novos centros culturais que surgirão na cidade. Isso é valorizar o patrimônio histórico brasileiro e apoiar o turismo, que é uma fonte de recursos tão importante para Vassouras – diz a diretoria Jurídica, de Relações Institucionais e Comunicação Empresarial da Light, Déborah Brasil.

O Projeto integra um conjunto de ações culturais, que a companhia está realizando na região.

Festival de Cinema

O 1º Festival de Cinema de Vassouras, que conta com o patrocínio da Light, é mais uma dessas ações. A mostra, que acontecerá no Centro de Convenções da cidade entre os dias 22 e 29 maio, vai além da exibição das sessões gratuitas e abertas para toda a população, e irá promover debates, mesas temáticas e diálogos audiovisuais.

O festival é dedicado à exibição e promoção de obras audiovisuais por meio da realização de mostras competitivas e não competitivas de filmes longa-metragem brasileiros; longa-metragem documentários; filmes de longa-metragem de animação; curta-metragem brasileiros e regionais.

Você também pode gostar

1 comment

Kiko Nahola 29 de abril de 2022, 15:29h - 15:29

kilindo, agora quem vai tomar choque são as minhocas…

Comments are closed.

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996