quarta-feira, 21 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Link Up: A Orquestra em Movimento

Link Up: A Orquestra em Movimento

Matéria publicada em 6 de novembro de 2018, 09:00 horas

 


Parceria entre Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Sinfônica Brasileira e o Weill Music Institute apresenta concerto que unirá 1500 crianças, oriundas do Projeto Música nas Escolas

Nesta quinta-feira, dia 08 a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa em parceria com a Orquestra Sinfônica Brasileira e o Weill Music Institute, trazem para a cidade de Barra Mansa o programa “Link Up – A Orquestra em Movimento”, em um concerto que unirá as duas orquestras às mais de 1500 crianças, oriundas do Projeto Música nas Escolas.
O concerto acontecerá no Parque da Cidade de Barra Mansa, a partir das 19h, com previsão de duração de 50 minutos, e será fechado ao público, para que não ocorra distrações por conta das crianças e as mesmas possam imergir no programa.
O Projeto Música nas Escolas, desde maio, está trabalhando em prol deste evento. Foram realizados capacitações e workshops com os professores/musicalizadores, para inserir o programa em 40 unidades escolares.
O concerto tem o apoio da Prefeitura Municipal de Barra Mansa que cedeu a estrutura para realização do evento.

O Maestro
A regência ficará por conta de Lee Mills, ganhador da bolsa da Fundação Georg Solti dos Estados Unidos, em 2014. Lee Mills vem construindo uma carreira internacional reconhecida pelo tom vibrante e multifacetado de seu estilo.
Após ser selecionado para o prestigioso programa da Sinfônica de Baltimore/Peabody Institute, formou-se em regência orquestral em 2011, tendo como tutores Marin Alsop e Gustav Meier. Foi o fundador da Orquestra de Câmara Divertimento em Walla Walla, Washington, e já atuou à frente das sinfônicas de Saint Louis, Baltimore e Bozeman, dos balés de Moscou e Montana, e de diversos outros grupos. Com a orquestra do Teatro la Fenice, foi maestro assistente e regente dos ensaios de As bodas de Fígaro, Don Giovanni e Così fan tutte.
Após atuar como Diretor Musical da Orquestra Sinfônica da Universidade de Towson, em Maryland, por três anos, Lee Mills assumiu o cargo de Maestro Assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira em 2014, tornando-se Maestro Residente do conjunto em 2016.

O Link Up
O Link Up é um programa do Weill Music Institute do Carnegie Hall (NYC) que conduz alunos e professores à exploração do repertório orquestral através de atividades de escuta, improvisação e composição para um concerto final onde os alunos cantam e tocam flauta doce soprano, pífaro ou instrumentos de cordas, aprendendo conceitos musicais básicos e compondo suas próprias músicas. O programa conecta sua sala de aula à sala de concerto, culminando num concerto orquestral interativo.
Os compositores criam movimento em suas composições de várias formas: usando motivos, direções melódicas, intervalos, dinâmicas e instrumentações diversas. Através do repertório do Link Up “A Orquestra em Movimento”, das atividades práticas e da performance interativa final, os alunos descobrirão como a orquestra se movimenta e como a música nos move.

Os alunos vão:
– interpretar, cantando e tocando flauta doce, pífaro e instrumentos de cordas;
– analisar e interpretar como a música se move através de motivos, direção melódica, graus conjuntos e saltos, dinâmicas e orquestração;
– conectar-se com a orquestra e explorar os instrumentos, naipes e orquestrações;
– desenvolver a criatividade e criar uma relação pessoal com a música


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document