Livros que celebram os discos dos Mutantes e da Legião Urbana é lançado em Angra

by Diário do Vale

Foto: Tatynne Lauria

Objeto da campanha de financiamento coletivo do Catarse, ‘Discobiografia Mutante: álbuns que revolucionaram a música brasileira’, escrito pela jornalista, pesquisadora, escritora e cantora Chris Fuscaldo, será lançado em Angra dos Reis nesta quinta-feira (27), às 17h, na cafeteria Quintal da Frida. Junto com ele, o primeiro livro da autora, ‘Discobiografia Legionária’ (2016 – editora LeYa), sobre a Legião Urbana, também ganha destaque no evento, juntando as duas bandas mais importantes do país num lançamento literário especial.
O livro mais recente, que é bilíngue, celebra o legado discográfico deixado pelos Mutantes, grupo formado nos anos 60 por Rita Lee, Arnaldo Dias Baptista e Sérgio Dias Baptista. O ano de lançamento não poderia ser mais significativo, já que o primeiro disco do conjunto veio ao mundo em 1968, ou seja, há 50 anos. Já o volume dedicado à Legião, banda que traduziu de forma brilhante os sentimentos da juventude brasileira dos anos 80, narra a trajetória artística de Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá desde o começo em Brasília até chegar aos maiores palcos do país, por meio dos discos do grupo.
– Eu sempre amei os álbuns. Para mim, eles próprios contam histórias. E sempre fico imaginando quais histórias os discos que amo contam através de suas letras, melodias e sonoridades. Fora isso, sempre curti os ‘causos’ de estúdio. Cresci com banda em casa e frequentando o estúdio do meu irmão e outros, tanto acompanhando bandas quanto ensaiando com as minhas. Então, sei que dali de dentro sai coisas muito mais potentes musicalmente falando do que de dentro das casas dos músicos ou dos escritórios de seus produtores. Acho que a biografia explica a obra pela vida e a ‘discobiografia’ explica a vida pela obra – explica a autora.
Além dos livros citados, Chris Fuscaldo ainda aproveita a ocasião para autografar ‘Mundo Ficção’, primeiro álbum da jornalista que também atua como cantora, compositora e letrista. Lançado em 2017, o disco apresenta canções autorais e também regravações, além de contar com a participação do cantor e compositor Hyldon. O disco, inicialmente disponível apenas nas plataformas digitais, recentemente ganhou prensagem em CD.
O lançamento ainda vai contar com um pocket-show musical do duo Feito Café e com um bate-papo com a autora, mediado pelo jornalista e músico Hugo Oliveira. O evento é gratuito, mas o lugar é sujeito à lotação – 30 pessoas.

Sobre a autora
Pesquisando, entrevistando e escrevendo sobre música desde 1999, Chris Fuscaldo trabalhou nos jornais Extra e O Globo, no Rio de Janeiro, e em seus respectivos sites. Formada em Jornalismo e em Letras – com mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade – desde 2003, colabora para diversas revistas do país, entre elas MTV, Rolling Stone e UBC (União Brasileira dos Compositores). Hoje, além de editar o blog GarotaFM em seu site, produz releases para gravadoras, festivais e músicos independentes, escrevendo sobre artistas e movimentos musicais para diversos projetos jornalísticos e literários.
Em 2015, Chris Fuscaldo foi responsável pela pesquisa do livro ‘Rock in Rio 30 Anos’. Em 2016, lançou pela editora LeYa o ‘Discobiografia Legionária’, livro em que conta as histórias das gravações dos discos da banda Legião Urbana. Em 2017, estreou como cantora e compositora no álbum ‘Mundo Ficção’. Em 2018, assinou o conteúdo do livro ‘La Mole: o importante é acreditar’, sobre a rede de restaurantes do Rio de Janeiro. Agora, realiza o sonho de escrever a história dos álbuns de sua banda preferida. Para 2019, ela se prepara à finalização do doutorado em Letras e da biografia do cantor e compositor paraibano Zé Ramalho.

Serviço:
O lançamento do livro ‘Discobiografia Mutante’ e ‘Discobiografia Legionária’ em Angra dos Reis, ambos da autora Chris Fuscaldo, acontece nesta quinta-feira (27) das 17h às 21h, na cafeteria Quintal da Frida, localizada na Rua Coronel Carvalho, nº 87, Centro. O evento gratuito, mas a capacidade do local é para 30 pessoas. Mais informações: http://chrisfuscaldo.com.br/discobiografia-mutante/

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996