quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Tempo Real / Locução do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos será de Volta Redonda

Locução do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos será de Volta Redonda

Matéria publicada em 17 de julho de 2016, 19:43 horas

 


Locutor e dublador profissional, Daniel Coutinho foi selecionado para trabalhar nas Olimpíadas

Daniel Coutinho

A voz: Daniel Coutinho vai ser um dos locutores oficiais dos Jogos Olímpicos Rio 2016
(Foto: Divulgação)

Volta Redonda e Rio– Nem só de Thiago Pereira será a participação de Volta Redonda nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Além do medalhista olímpico da natação, a cidade estará representada durante as partidas de tênis de mesa, que serão disputadas no Pavilhão 3 do Rio Centro. Em vez de raquete e bolinha, Daniel Coutinho estará atrás de um microfone como locutor oficial deste segmento das Olimpíadas.
Natural de Volta Redonda, Daniel Coutinho mudou-se para o Rio de Janeiro em 2006 justamente para seguir atrás do sonho de viver da voz. Na cidade natal batalhou na área desde 1997, passando por rádios locais, principalmente as comunitárias. De lá para cá muita água rolou até Daniel ser “convocado” para os Jogos do Rio de Janeiro. Pelo currículo, pode-se dizer que hoje está entre as vozes mais famosas de Volta Redonda na história da cidade, que completou 62 anos neste domingo de 17 de julho.
Hoje com 39 anos, Daniel diz que desde criança demonstra interesse em trabalhar com a voz. “Sempre gostei muito de ouvir rádio e ver muita TV, mas sempre prestando atenção nos apresentadores e nas propagandas. Quando criança, gostava de ficar inventando propagandas e gravava naqueles antigos gravadores de fita, que mais pareciam uma sanduicheira”, disse ele, sem medo de denunciar a idade: “Sim, estou ficando velho”, brinca ele, com um verdadeiro vozeirão.
Do gravador de brinquedo Daniel deu um salto na carreira e hoje trabalha com Audiobooks e Dublagens (filmes, séries, desenhos animados, documentários, reality shows, novelas). Outra vertente é o projeto de Audiodescrição (recurso para deficientes visuais) para os filmes da Rede Globo de Televisão, onde atua como uma das vozes oficiais. Além disso, Daniel é também professor de locução do Senac Copacabana no curso profissionalizante de Locutor, Animador, Apresentador e Locução de ambiente para eventos esportivos.
Daniel Coutinho garante que o trabalho com a voz funciona como qualquer outro, mas que com tantas frentes abertas precisa de alguns cuidados. A aproveitou para dar umas dicas para quem espera seguir a profissão.
– Existem varias frentes de trabalho e cada uma delas preciso “virar a chave”. Por exemplo, para dublagem preciso me preocupar com a naturalidade e interpretação das falas, com locução me preocupo com a dicção, interpretação do texto e emissão da voz. Já para narração preciso me preocupar com o tom de narrativa de histórias. Com a Audiodescrição preciso me preocupar com o tom de voz que a Globo pede, não posso interpretar o texto do roteiro. Ou seja, para cada trabalho preciso dar a característica necessária com a minha voz, respeitando o tipo de trabalho , afirmou, para em seguida contar que toma alguns cuidados com a “ferramenta de trabalho”.
– Para que isso tudo aconteça de forma plena, meus cuidados com a voz aumentaram. Procuro não beber gelado excessivamente, não falar em ambientes muito barulhentos. Derivados do leite prejudicam minha voz, portanto evito. Com o tempo vamos descobrindo o que é bom e o que é ruim para a garganta, mas o que é regra pra mim, pode não ser para outro profissional – disse.

Mercado de Trabalho

Daniel disse ainda que o mercado de trabalho nesta área é aquecido, mas destacou a dificuldade de entrar entre as feras da voz.
– Esse mercado sempre foi aquecido. Por conta da longevidade dos profissionais (um profissional da voz pode trabalhar ate quando quiser), é um mercado muito restrito e é necessária muita dedicação e o talento natural para progredir, pois você precisa se acostumar com as negativas. São muitos “nãos”. Fazer testes é sempre necessário e nem sempre você fica com o trabalho. Uma frase de uma amiga que vale pra exemplificar isso tudo: “nesse mercado nem sempre ficam os melhores e sim os persistentes”. Fica a dica.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

4 comentários

  1. Avatar

    O que ele entende de t.de mesa, nunca soube de trabalhos com este esporte, é muita responsabilidade pois micos serão uma constante.

  2. Avatar

    ele dubla qual personagem na tv?

  3. Avatar
    programa mario esteves

    Maior locutor disparado, saído da região Sul Fluminense:

    Mario Antônio Esteves.

    Rádio Globo.

    O resto é aprendiz.

  4. Avatar

    Parabéns daniel, você merece todo este sucesso.

Untitled Document